Buscar

DOCUMENTARIO GENIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO GENIE
O DOCUMENTARIO DESCREVE COMO O ISOLAMENTO SOCIAL AFETOU O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA, QUE FOI MANTIDA E PRESA A UMA CADEIRA, EM UM QUARTO, PELO PAI POR MAIS DE 10 ANOS, COMPROMETENDO O SEU DESENVOLVIMENTO PSIQUICO, FISICO E MOTOR. QUANDO FOI DESCOBERTA POR ASSISTENTES SOCIAIS ELA MAL CONSEGUIA FICAR ERETA, NÃO PRODUZIA SONS DE FALA, APENAS SONS DE CHORO GUTURAIS. O SEU CASO ATRAIU O INTERESSE DA COMUNIDADE CIENTIFICA, QUE PASSOU A ESTUDAR, PESQUISAR E PERCEBER, SE UMA CRIANÇA É OU NÃO CAPAZ DE APRENDER A FALAR EM QUALQUER FASE DA SUA VIDA, OU SE EXISTE UM PERIODO EM QUE UMA VEZ NÃO ESTIMULADA, ELA TENDE ATROFIAR. SENDO ASSIM, GENIE FOI LEVADA AO HOSPITAL INFANTIL DE LOS ANGELES, ONDE FOI ACOMPANHADA POR INÚMEROS ESPECIALISTAS DE VÁRIOS LUGARES DO MUNDO, POIS ERA UM CASO RARÍSSIMO.
O CASO DE GENIE PERMITE-NOS A REFLETIR SOBRE O QUE ACONTECE SE UMA CRIANÇA CRESCER ISOLADA DO CONTATO HUMANO. A “MENINA SELVAGEM” PERMANECEU, DURANTE ANOS, PRISIONEIRA, AO QUAL NÃO CHEGAVAM ESTÍMULOS VISUAIS OU AUDITIVOS E SOB AS AMEAÇAS CONSTANTES DO PAI QUE A CONDICIONOU, AO AGREDI-LA CADA VEZ QUE EMITIA SONS. É POSSÍVEL QUE O ATRASO MENTAL DE GENIE TENHA SIDO CAUSADO DEVIDO Á FALTA DE ESTIMULO E AFETO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.
OS SONS ERAM INESISTENTES PARA GENIE, QUE ERA REPELIDA AO TENTAR SE EXPRESSAR, SENDO AMEAÇADA COM UM PORRETE QUE ERA MANTIDO AO ALCANCE DOS SEUS OLHOS COMO SÍMBOLO DE ALERTA. SEMPRE QUE FAZIA ALGUM TIPO DE BARULHO ERA PUNIDA E AMENDRONTADA COM ROSNADOS DO PAI E DO IRMÃO MAIS VELHO. GENIE VIVEU TODA A PRECARIEDADE QUE UM HUMANO PODERIA EXPERIMENTAR. DURANTE O DIA, PERMANECIA COM PÉS E MÃOS AMARRADOS, SENTADA EM UM MINÚSCULO BANQUINHO, DESPROPORCIONAL AO SEU TAMANHO E DESENVOLVIMENTO, E DURANTE A NOITE, QUANDO NÃO ERA ESQUECIDA, ERA TRANSFERIDA PARA UMA ESPÉCIE DE CAMISA DE FORÇA, QUE TAMBÉM ANULAVA QUALQUER MOVIMENTO DA CRIANÇA. CONTRIBUINDO PARA QUE SEU ORGANISMO SE ADAPTASSE AO MEIO EM QUE ELA ESTAVA CONDICIONADA. SUA DIETA SEGUIA DESCONFORME A IDADE, O QUE PODERIA TER COLABORADO TAMBÉM NO POUCO DESENVOLVIMENTO FÍSICO.
O SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR APRESENTAVA-SE, UM DESENVOLVIMENTO CONSIDERADO NORMAL PARA UMA CRIANÇA DA SUA IDADE CRONOLÓGICA. NAS PALAVRAS DOS MÉDICOS, EXPLORAVA COMO SE FOSSE CEGA, UTILIZANDO TOQUE PARA SE RELACIONAR COM O MEIO.
AS MUDANÇAS DA REALIDADE TRAUMATICA PARA UM AMBIENTE CARINHOSO, JUNTAMENTE COM O LONGO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AOS POUCOS POSSIBILITARAM A GENIE UMA INTEGRAÇÃO EM SEU NOVO MEIO SOCIAL.
QUAL NÃO DUROU MUITO TEMPO. UMAS DAS FAMILIAS QUE GENIE PASSOU UM PERÍODO DESDE QUANDO COMEÇARAM A BUSCA POR UM LAR, ONDE PUDESSE PROPORCIONA-LA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, NÃO TEVE UM ACOLHIMENTO DE FORMA ESPERADA. AO CONTRÁRIO, FOI HUMILHADA E SUBMETIDA A MAL TRATOS DE TAL FORMA QUE A MESMA SOFREU UM RETROCESSO NO MOMENTO EM QUE FOI REPRIMIDA. POSSIVELMENTE HOUVE ESSE RETROCESSO, POR TER ESTABELICIDO UMA ASSOCIAÇÃO À FORMA COMO O PAI A PUNIA DE CADA VEZ QUE EMITIA SONS.
MAIS TARDE, ACABOU POR SER CAPAZ DE ESTABELECER VÍNCULOS DE LIGAÇÃO E CONFIANÇA, QUE CERTAMENTE TERÃO INFLUENCIADO BASTANTE A SUA CAPACIDADE PARA APRENDER E MELHORAR, APESAR DE TER FEITOS MUITOS PROGRESSOS. APÓS LIBERTADA, GENIE NUNCA FOI CAPAZ DE ATINGIR UM DESENVOLVIMENTO DA SUA LINGUAGÉM.
ASSIM, A IMPORTÂNCIA DA EXPRIÊNCIA PRECOCE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR POR PARTE DAS CRIANÇAS ESTÁ ESPELHADA NESTE CASO.
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NAS CRIANÇAS RESULTA DA CONJUGAÇÃO DE FATORES HEREDITÁRIOS E FATORES DO MEIO.
ANALISANDO E CONSIDERANDO O CASO “GENIE” O COMPORTAMENTO HUMANO DEPENDE DE VARIOS FATORES QUE INTERAGEM DESDE O NASCIMENTO ATÉ A MORTE. NO ENTANTO PARA CONSEGUIRMOS EXPLICAR ESTE FATO, TEMOS QUE TER EM CONTA DOIS ASPECTOS ESSENCIAIS, O MEIO E A HEREDITARIEDADE.
UM MEIO EQUILIBRADO SAUDÁVEL E ESTIMULANTE VAI PERMITIR UM DESENVOLVIMENTO DAS PREPOSIÇÕES GENÉTICAS NO SENTIDO DE UM DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO.
POR EXEMPLO, A CRIANÇA TINHA DIFICULDADES EM ANDAR, MAS SERÁ QUE ANDAR É UMA CARACTERISTICA QUE SÓ SE DESENVOLVE SE FOR ESTIMULADA PELO MEIO?
É IMPORTANTE HAVER ESTIMULAÇÃO POR PARTE DO MEIO, UMA CRIANÇA QUE É ESTIMULADA NO TEMPO CERTO DESENVOLVE ESSA CARACTERÍSTICA DE FORMA MAIS CORRETA, ISTO É, A GENIE APRENDEU A ANDAR, MAS SENDO ELA A ESTIMULAR-SE, APÓS VARIAS TENTATIVAS FOI CONSEGUINDO, MAS TAMBÉM PODEMOS VER QUE TEM CERTAS DIFICULDADES, DEVE-SE AO ISOLAMENTO DE MAIS DE 10 ANOS DA SOCIEDADE, NÃO TENDO QUALQUER ESTÍMULO DO MEIO.
OUTRO EXEMPLO É O DA LINGUAGEM. NÓS NASCEMOS PRÉ-DISPOSTOS A DESENVOLVER TAL CARACTERÍSTICA, CAPACIDADE ADQUIRIDA. GENIE MAL LOCALIZAVA, POIS ERA ESTIMULADA PARA QUE ISSO ASSIM FOSSE, SE ELA FIZESSE BARULHO ERA PUNIDA, E QUANDO SUSAN E OUTROS ESPECIALISTAS COMEÇARAM A DESENVOLVER A FALA DE GENIE CONCLUI-SE QUE HAVIA UM PERÍODO CRÍTICO PARA A APRENDIZAGEM DA PRIMEIRA LÍNGUA, NA MEDIDA EM QUE GENIE APENAS CONSEGUIA DIZER PALAVRAS SOLTAS E NUNCA FRASES GRAMATICALMENTE CONSTRUÍDAS.
O CASO DE GENIE É UM DOS CASOS MAIS GRAVES DE ISOLAMENTO SOCIAL NA HISTÓRIA AMERICANA.
OS MÉDICOS FIZERAM VÁRIOS ESFORÇOS PARA GENIE APRENDER A FALAR, SE COMUNICAR, AJUDA-LA A CONVIVER EM SOCIEDADE, E ATÉ TIVERAM ÊXITO COMO ELA, POIS CONSEGUIA FALAR ALGUMAS PALAVRAS, MAS NÃO FRASES COMPLETAS, APESAR DE TER ALGUMA EVOLUÇÃO, ACABARAM DESISTINDO DO CASO PELOS FRACOS RESULTADOS QUE TEVE. CONCLUIU-SE ASSIM QUE UM SER HUMANO QUE VIVEU TOTALMENTE FORA DA SOCIEDADE NÃO TEM COMO SER INSERIDO NELE, NEM MESMO COM O TEMPO. POIS A PARTIR DO NASCIMENTO, A CRIANÇA É SUBMETIDA A UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE DURA TODA A VIDA, SENDO MOLDADO POR FATORES CULTURAIS E SOCIAIS E ASSIM SE GERA UM SER HUMANO COM CULTURA E PERSONALIDADE, CAPAZ DE PENSAR, SENTIR, AGIR E TOMAR DECISÕES.

Outros materiais