Buscar

Avaliação Parcial - GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	
	1a Questão (Ref.:201702316724)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São ferramentas indispensáveis para qualquer gestor e que podem ser chamadas de funções básicas do administrador: Planejamento, Organização, Direção e Controle.  O Planejamento pode ser entendido como?
		
	
	Realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
	
	Conduzir a organização no sentido de atingir os objetivos visados.
	
	Ato de estruturar e integrar recursos e departamentos incumbidos de sua administração, estabelecendo suas atribuições e inter¿relações.
	 
	Estabelecer uma meta ou identificar o problema e elaborar um plano de ação.
	
	Monitorar e avaliar periodicamente os resultados.
	
	2a Questão (Ref.:201702319072)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para o professor e pesquisador do programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, José Matias-Pereira, uma boa governança na Administração Pública requer a adoção de princípios  universalmente aceitos. Dentre os princípios abaixo relacionados, um não corresponde àqueles elencados pelo referido professor.
		
	
	A prestação de contas de forma responsável.
	
	A construção de relações éticas.
	 
	A aplicação dos recursos públicos sem critérios objetivos.
	
	A transparência das ações governamentais.
	
	A garantia da conformidade em toda a sua plenitude.
	
	3a Questão (Ref.:201702319068)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não é uma característica das organizações que aplicam a administração participativa:
		
	
	Todos os envolvidos trabalham em regime de colaboração.
	
	O clima é de confiança entre os colaboradores.
	
	Tem por objetivo estimular idéias de todos os seus colaboradores e partilhar as decisões.
	
	Os colaboradores se sentem valorizados.
	 
	Rigidez e inflexibilidade nas definições de cargos.
	
	4a Questão (Ref.:201702317134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A participação popular é importante, porém algumas decisões de governo são estratégicas e essenciais, e geralmente não agradam a coletividade como um todo. No entanto, necessitam serem tomadas para o bem comum. O que podemos entender por esta passagem?
		
	 
	A política de segurança nacional e a política econômica são exemplos disso, essas medidas precisam ser implementadas de forma técnica sem grandes aberturas populares para debates e deliberações.
	
	Todas as respostas anteriores estão corretas
	
	É importante transformar os governos em arenas de debates para todas as decisões tomadas.
	
	As decisões que não agradam a maioria não devem ser implementadas.
	
	Todas as decisões devem passar pela aprovação popular.
	
	5a Questão (Ref.:201702319105)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Likert(*) definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são:
(*)Rensis Likert (1903 - 1981) foi um professor de sociologia e psicologia e diretor do Instituto de Pesquisas Sociais de Michigan. Durante mais de 40 anos, desenvolveu uma série de estudos sobre estilos de liderança e gerência, dedicando-se à realização de experiências e à análise de informações obtidas em experimentos de outros estudiosos, na tentativa de relacionar o sucesso alcançado por determinadas organizações com o sistema de liderança e a política de gestão de pessoas por elas adotada.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rensis_Likert)
		
	
	Realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução.
	
	Delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada.
	
	Centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador.
	
	Delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão.
	 
	Participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas à aprovação.
	
	6a Questão (Ref.:201702319094)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando se está diante de um ato administrativo oriundo de um órgão colegiado, e que representa a vontade majoritária dos seus componentes, o mesmo se materializa por meio de:
		
	
	Resolução conjunta.
	
	Decreto.
	
	Ordem de serviço.
	 
	Deliberação.
	
	Portaria conjunta.
	
	7a Questão (Ref.:201702844607)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que é correto sobre o conceito de Governança Pública?
		
	 
	Reflete um novo paradigma de administração pública, pois busca a ampliação da participação de novos atores, como os agentes privados e o terceiro setor, na formulação e gestão das políticas públicas.
	
	Representa uma continuidade dentro do paradigma dos modelos gerenciais de administração pública, baseando-se nos preceitos de centralidade, hierarquia e verticalização.
	
	Apresenta um novo modelo de administração pública que reduz a preocupação dos gestores com os resultados das políticas públicas, uma vez que privilegia a sinergia entre público e privado.
	
	Representa uma nova abordagem para a administração pública, pois, por ser um conceito importado do setor privado, privilegia a atuação privada na formulação e condução das políticas públicas.
	
	Traz uma nova perspectiva para a administração pública, pois reafirma o papel do Estado como condutor exclusivo e executor direto das políticas públicas.
	
	8a Questão (Ref.:201702318882)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A literatura evidencia que as instituições e organizações públicas no Brasil, dispersas nos três níveis de governo: União, Estados e municípios, interagem de forma precária entre si. O Estado brasileiro possui uma administração pública ampla e complexa, cuja ação governamental é implementada por meio de um elevado conjunto de órgãos, o que tende a dificultar a execução de planos, programas e projetos, mesmo quando existe disponibilidade de recursos financeiros para implantá-los. Este texto nos leva a entender que:
		
	
	Os sistemas existentes permitem uma perfeita interação entre os órgãos da administração pública nos três níveis de governo.
	
	Quando há recursos disponíveis os órgãos da administração pública brasileira interagem muito bem.
	
	O conjunto de órgão da administração pública brasileira são capazes de superar dificuldades esporádicas e trabalhar de forma harmoniosa.
	
	Apesar de complexa, a administração pública brasileira trabalha de forma harmoniosa nos três níveis de governo.
	 
	O setor público brasileiro tem enormes dificuldades para tornar efetivas as suas ações, que em geral são morosas e inflexíveis.
	
	9a Questão (Ref.:201702319123)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres. Os elevados níveis de pobreza resultam, primordialmente, da intensa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. Na tentativa de corrigir esses problemas, especialmente durante a segunda metade da década de 90, as políticas sociais brasileiras apresentaram as seguintes características, exceto:
		
	 
	Estratégias de integração intersetorial, contratação via concurso público de especialistas para carreiras específicas, treinamento regular e continuado dos servidores e avaliação sistemática dos resultados e impactos das ações empreendidas.
	
	Descentralização das ações da União para os estados, municípios e instituições da sociedade civil especialmente em áreas como saúde, educação, assistênciasocial.
	
	Regulação e regulamentação de bens e serviços públicos, definindo gradativamente novos parâmetros para a gestão e o controle da produção de bens e serviços de natureza social.
	
	Participação da sociedade na formulação, implementação e controle - pelo menos no plano formal - por meio de conselhos situados nas três esferas de governo, e que contam com integrantes governamentais e não governamentais.
	
	Promoção de inovações sociais com ênfase no âmbito local como ponto privilegiado para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a busca de processos de participação democrática.
	
	10a Questão (Ref.:201702319078)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Souza, J. A. R. (2007), em artigo publicado na Revista APASE nº 6 sobre o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), analisa alguns aspectos do controle social como parte do processo de democratização, com base nos preceitos constitucionais. A respeito do controle social de ações governamentais, ele afirma que
I. O controle social deve ser encarado como um pesado fardo pela sociedade civil; por não poder confiar nos governantes, ela se vê obrigada a vigiá-los e, se preciso, puni-los.
II. No processo de redemocratização, a expressão "controle social" passou a ser aclamada numa perspectiva de incorporar a participação da comunidade na gestão das políticas públicas, com reflexos na Constituição Federal/88, obtidos pela atuação do movimento social.
III. A participação da sociedade em funções de planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas levou à institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas, como espaços públicos legítimos de articulação entre governo e sociedade.
Está correto o contido apenas em:
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	I, II e III.
	
	I e II.
	 
	II e III.
	
	I e III.

Continue navegando