Buscar

habeas data CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

HABEAS DATA
	
	
	EXCELENTÍSSIMO (A) SR. (A) DR. (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DA COMARCA DE FORTALEZA – CE
Magnólia, brasileira, cearense, estado civil, profissão, portadora da carteira de identidade RG n .......inscrita no CPF sob o nº .......... residente e domiciliada na rua, nº, bairro, Ceará, representada por seu procurador conforme procuração assinada infra assinado, mandato em anexo
Vem respeitosamente à presença de vossa excelência impetrar o seguinte pedido de
Habeas Data
Em face do Diretor Geral do Hospital público Estadual da Capital do Estado do Ceará e vinculado a secretaria de saúde do Estado sediada na rua ..... bairro..., Ceará, pelos fundamentos de fatos e direito exposta a seguir::
DOS FATOS
	
	
	Magnólia, uma jovem moça de 24 anos, sofre com graves e recorrentes infecções em seu organismo. Diante do agravamento do seu estado de saúde, Magnólia foi internada com urgência no hospital estadual da rede pública em Fortaleza, capital do Estado, onde foi submetida a diversos exames através dos quais foi diagnosticada como portadora de Lúpus, uma grave doença autoimune, Magnólia precisava das suas informações constantes no prontuário médico para poder dar prosseguimento ao seu tratamento, magnólia voltou ao hospital para formalizar o requerimento da documentação, por escrito a solicitação junto à diretoria do hospital. e poucos dias depois, recebeu a resposta por escrito de que não poderia ter acesso ao prontuário médico solicitado, pois eram informações técnicas de conhecimento e acesso restrito aos médicos do hospital. O respectivo requerimento e recusa seguem em anexo na petição inicial.
	
	
	
	
	DO DIREITO
	
Tal Direito vem assegurado na Constituição federal de 1988 
·         Art  5º, inciso LXXII
O artigo 5, inciso lxxii, da Constituição federal dispõe que será concedido Habeas Data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público bem como para retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. 
Pois bem, a impetrante necessita das informações contidas no prontuário médico para dar continuidade ao seu tratamento, no qual foi negado pelo impetrado.
·     No mesmo sentindo a  Lei nº 9.507/97, art. 7º, inciso I, dispõe :
Para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
Essa lei infraconstitucional visa confirmar a tutela garantida pela constituição da Republica federativa do Brasil de 1988 ..
·        ·
	
DO PEDIDO
	
	
Ante todo o exposto, requer-se:
a– A citação do impetrado para responder a ação ou o motivo de recusa
b– que seja garantido ao impetrante o direito de ter acesso ao documento do seu interesse.
c – que o impetrado seja condenado a pagar as custas processuais e aos honorários do advogado
d– Que julgue procedente o pedido, determinando ao impetrado o conhecimento da informação aqui pleiteada.
e – A juntada de documentos.
	
	
	
	
	
	
f-    Dá-se à causa o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para fins legais.
Termos esse que pede deferimento

Continue navegando