Buscar

Estudo dirigido sobre Ecoturismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido da Disciplina Ecoturismo - 1a parte 
Professor: André Micaldas
Defina ecoturismo com suas palavras e discuta sua importância nos aspectos econômico, social e psicológico/emocional.
R: Ecoturismo ou turismo da natureza é o deslocamento de uma ou mais pessoas de um local de origem para um destino para lazer, educação, cultura, e etc. Esse deslocamento é de forma sustentável. A importância dos aspectos econômicos, social e psicológico/emocional é no desenvolvimento sustentável para as comunidades.
Explique por que o ecoturismo é multidisciplinar, exemplificando o papel de pelo menos 5 áreas que ele envolve e explique sua relação com o lazer e com o ócio criativo.
R: O turismo é multidisciplinar porque exige de uma ampla variedade de áreas de conhecimento e todas essas áreas estão interligadas. Essas áreas são: educação, instrução, organização e proteção dos patrimônios.
A importância e a relação do ócio para o turismo é o comércio em si; a possibilidade de obter dinheiro através do estudo constante, utilizando os recursos que o governo dá; e o raciocínio lógico de estudo, muito trabalho e convivência com a natureza que deve estar presente em qualquer indivíduo que o faça.
A cadeia do ecoturismo envolve inúmeros serviços e atores. Explique de que maneira esses elementos se relacionam e a importância dessas relações.
R: A cadeia do turismo envolve inúmeros serviços e atores, demonstrando que o diferencial está na integração criativa dos atores que compõe a cadeia produtiva e que possam se articular de maneira organizada agregando valor dos destinos (economia criativa), ou seja, o turismo regional qualifica produtos e serviços, abertura de mercados e identidade cultural.
Discuta as seguintes afirmações “O ecoturismo pode gerar benefícios ou prejuízos econômicos, sociais e ambientais” e “Um lugar só é bom para o ecoturista se antes for bom para a comunidade local”.
R: Uma atividade que se bem planejada e desenvolvida pode trazer as populações locais benefícios amplos, como oportunidade de diversificação e consolidação econômica, geração de empregos, conservação ambiental, valorização da cultura, conservação e/ ou recuperação do patrimônio histórico.
Discuta os termos “desenvolvimento sustentável” e “sustentabilidade” do ponto de vista das diferenças e dificuldades de implantação e sua relação com o turismo sustentável.
R: Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades; e sustentabilidade é o processo que utiliza os recursos de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. A relação com o turismo sustentável é as suas definições em si.
Como as dimensões da sustentabilidade se expressam na realidade e explique de que forma uma ou mais dessas dimensões podem afetar as outras.
R: As dimensões da sustentabilidade que se expressão são os aspectos econômicos, ambientais e sociais. Cada aspecto afeta uns aos outros porque refletem o desenvolvimento, onde “promovem a justiça econômica e social, propiciando a todos a consecução de uma subsistência significativa e segura, que seja ecologicamente responsável”. 
Qual a relação entre moral e ética e como elas se relacionam com o ecoturismo? Quais as perguntas básicas que auxiliam a determinação se um comportamento é moral e tem uma base ética?
R: As relações entre moral e ética no turismo estão interligadas entre si nos mostrando sua importância para o mercado do trabalho, a evolução do turismo com sua história, os principais motivos que impulsionaram a atividade turística, a humanização do turismo.
“A ética a serviço da revolução é inteiramente justificada pelas leis da historia, pela concepção do mundo e, além disso, ela lhe fornece suas justificações morais” (MORIN, 2003, p. 40).
A civilização urbano-industrial atravessa uma crise ambiental, social e econômica. Monte um quadro com as suas causas, características e consequências de cada uma e como o ecoturismo pode auxiliar a minimizá-las no Brasil.
R: A civilização urbano-industrial atravessa uma crise ambiental, social e econômica.
 - Característica: se relacionam entre si e com outras crises (moral, ética, política, religião, etc.); complexa já que dependem da cultura, política, econômica, religião e etc.
- Causas: (visão cartesiana, crise de percepção) falta de iniciativa; ensino fragmentado, descontextualizado, crescimento populacional...
Explique a importância dos programas nacionais de municipalização e regionalização do turismo e qual a relação que existe entre eles e como o Ecoturismo. Explique a importância de pelo menos 2 ações de cada programa para o seu desenvolvimento.
R: A importância dos programas nacionais de municipalização e regionalização do turismo é a inclusão social, a partir do desenvolvimento de ações pautadas nos princípios da sustentabilidade, trazendo com a atividade turística empregos.
- Municipalização: desenvolvimento social, crescimento de investimento e postos de trabalho.
- Regionalização: Sensibilização, mobilização, institucionalização da governança regional.
O que são destinos indutores, qual a importância deles, quais os principais destinos indutores do Estado do Rio de Janeiro e o que todos eles tem em comum com o Ecoturismo?
R: Os destinos indutores são locais/regiões do desenvolvimento turístico regional. A importância é na economia dos países, fortalecimento das regiões para a estruturação dos produtos turísticos. Os principais indutores do Estado do Rio de Janeiro são Cristo Redentor; Maracanã; passeio de bondinho; calçadão de Copacabana; Carnaval e etc. Todos eles têm em comum a Cidade Maravilhosa.
EXTRA:
Discuta qual a relação das crise ambiental, social e econômica com os estágios de desenvolvimento moral que a uma parte da humanidade se encontra.
R: A relação das crises social, ambiental e econômica com os estágios de desenvolvimento moral nos dias de hoje, preocupa com as condições de vida da maioria das pessoas ameaçadas diante do esgotamento dos ciclos urbano-industriais que cedem lugar para uma economia que pouco contrata, apoiada nos ganhos de produtividade e nos jogos das multiplicações do mercado financeiro.

Outros materiais