Buscar

RESENHA 2 - ECONOMIA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA 2
A Aula 13, O primeiro governo Lula (2003- 2006): vitória do medo ou da esperança? do Livro Economia Brasileira Contemporânea do CEDERJ (páginas 127-153), volume 2, módulo 1, relata como a vitória de Lula para presidência do Brasil gerou esperança de mudança para a população com a retomada do crescimento econômico e o emprego de programas com caráter social em relação com o governo anterior.
O autor tem como objetivo esclarecer os principais relatos do governo de Lula e suas medidas adotadas pós ditadura militar e governos anteriores. O Luiz Inácio Lula da Silva participou de várias eleições, sem êxito, pois tinha fortes oponentes e seus apoios que influenciavam nas suas respectivas candidaturas, como a Rede Globo que exercia grande influência sobre a população, para enfim, conquistar a presidência nas eleições de 2002 com grande popularidade, uma vez que muitos de seus oponentes perderam a preferência, após rumores de desvio de dinheiro e má administração de seus partidos.
Lula iniciou seu governo com a política econômica do governo anterior recebendo uma herança parte maldita, com seus déficits acumulados, fraco desempenho nas exportações, dívida bruta em relação ao PIB, por isso, nomeou Henrique Meirelles para a direção do Banco Central do Brasil dando um forte sinal para o mercado. E por outro lado uma herança bendita, com mudanças estruturais como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a reforma parcial da Previdência Social, o ajuste dos estados, o fim dos monopólios, a proteção social com salário mínimo para idosos e deficientes, o Bolsa-escola, o Bolsa-alimentação, auxílio-gás e o Programa de Erradicação do Trabalho.
Lula visava acabar com a dívida interna e externa do país gerada pelos governos anteriores. Seu governo caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial, além de implantar políticas sociais fazendo com que o país voltasse a crescer economicamente e romper com o FMI, gerando emprego e qualidade de vida melhor para população. Mesmo com críticas a respeito de seu governo, Lula terminou seu mandato com bons resultados implantando mais medidas, para que tivesse um alto índice de aprovação.
O ano de 2002 foi muito ruim em consequência de muitas crises sofridas pelos governos anteriores e o governo de Lula teve que enfrentar essa sequela, a fim de reduzir a pobreza, combater a inflação e a redução das taxas de desemprego. Em apenas um mandato, Lula concentrou a produção econômica nas mãos do estado como nenhum outro governo havia feito após o regime militar.
AULA 13 O PRIMEIRO GOVERNO LULA (2003-2006): VITÓRIA DO MEDO OU DA ESPERANÇA? Introdução. O Processo Eleitoral, a posse e o Compromisso com a mudança. A posse e o compromisso com a mudança. As heranças recebidas pelo Governo Lula. A herança Bendita. Uma avaliação do Governo Lula – 2003-2006. Outras mudanças. Conclusão. Livro Economia Brasileira Contemporânea do CEDERJ (páginas 127-153) Volume 2.
Disponível em: < file:///C:/Users/Gisele/OneDrive/Documentos/Giih/CEDERJ/2016.2/ECONOMIA%20BRASILEIRA/Economia_Brasileira_Contemporanea_Aula_13_Vol_2.pdf>. Acesso em: 04 de Ago. 2016.

Continue navegando

Outros materiais