Buscar

Estudo de Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Esquistossomose 
Um indivíduo que reside em uma área endêmica da esquistossomose, esse indivíduo, vem trabalhar na região do Sul de Minas passado cinco dias ele procura um PSF, queixando de fortes dores abdominais, o médico solicita um exame parasitológico.
Porque o médico pediu o exame parasitológico?
Quando o médico solicita o Exame Parasitológico, ele estava interessado em pesquisar a presença de vermes parasitas no organismo do indivíduo. É utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários. Isso é importante, pois, em casos de contaminação grave outros exames como hemograma pode se alterar.
Se o resultado sair positivo, qual tratamento farmacológico, qual o tratamento correto?
O tratamento de escolha com antiparasitários, substâncias químicas que são tóxicas ao parasita. Atualmente existem três grupos de substâncias que eliminam o parasita, mas a medicação de escolha é o Praziquantel, que se toma sob a forma de comprimidos na maior parte das vezes durante um dia. Isto é suficiente para eliminar o parasita, o que elimina também a disseminação dos ovos no meio ambiente. Naqueles casos de doença crônica as complicações requerem tratamento específico.
Os medicamentos são capazes de matar o parasita dentro de um a dois dias em média.
Na nossa região encontra-se o hospedeiro intermediário, explique o porque os moradores do Sul de Minas correm o risco de se contaminar com a ESQUISTOSSOMOSE?
Na região do Sul de Minas encontra-se o hospedeiro intermediário, mas ele não está contaminado. Nos moradores do Sul de Minas estaremos correndo risco só se a pessoa que estiver com o ovo do esquistossomo defecar em nascentes ou rios onde a um fluxo de pessoas que faz utilização delas. O ovo se aloja no hospedeiro intermediário, que ao decorrer dos dias elimina as cercarias que contamina novos indivíduos. 
Cite as prevenções da esquistossomose para moradores locais.
O controle da esquistossomose é baseado no tratamento em larga escala de grupos de risco, acesso a água potável e saneamento básico, educação sanitária e controle de caramujos em lagos e rios.
Áreas endêmicas recebem medicamentos antiparasitários periodicamente de órgãos públicos e da Organização Mundial de Saúde

Continue navegando