Buscar

Parasitologia

A vigilância epidemiológica visa à redução da transmissão ou mesmo à erradicação de doenças, como é o caso das parasitoses, por meio do estudo do padrão de transmissão, dos fatores de risco e da elaboração de medidas de profilaxia. Suponha que tenha sido detectado um caso suspeito de malária em um posto de saúde de Belo Horizonte. Faça uma descrição breve das três principais ações que devem ser tomadas pela vigilância epidemiológica no caso dessa suspeita, para que seja esclarecido e notificado.

💡 3 Respostas

User badge image

Midia Rocha

  1. coleta de dados;
  2. processamento de dados coletados;
  3. análise e interpretação dos dados processados;
  4. recomendação das medidas de controle apropriadas;
  5. promoção das ações de controle indicadas;
  6. avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
  7. divulgação de informações pertinentes.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A epidemiologia é uma disciplina científica na área da medicina que estuda a distribuição, frequência e determinantes de doenças existentes em populações humanas definido. Em epidemiologia, as doenças que ocorrem em uma determinada população são estudadas e descritas, para as quais uma série de padrões de doença é levada em consideração , os quais são reduzidos a três aspectos: tempo, lugar e pessoa: o tempo que leva para surgir, a estação do ano em que surge e os tempos em que é mais frequente; o local (a cidade, a população, o país, o tipo de área) onde os casos foram apresentados e as pessoas mais propensas a sofrer.A epidemiologia baseia-se no método científico para obtenção de conhecimento, através de estudos epidemiológicos. Diante de um problema de saúde e dos dados disponíveis sobre ele, formularemos uma hipótese , que se traduz em uma série de consequências testáveis. Realiza-se então um projeto de pesquisa que começa com a coleta de dados e posterior análise estatística, que permite obter medidas de associação, medidas de efeito (risco atribuível) e medidas de impacto, tanto no nível exposto quanto no nível populacional. A partir dos resultados desta pesquisa é possível obter conhecimentos que servirão para fazer recomendações de saúde pública, mas também gerar novas hipóteses de pesquisa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Parasitologia

Parasitologia

UNINASSAU

User badge image

Sabrina Kelly

Question Icon

Parasitologia Clinica

Parasitologia Clínica

CEUCLAR

User badge image

Bruna Mariano Soares