Buscar

Trabalho materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
A realização de ensaios físicos no cimento é de fundamental importância para a indústria cimenteira, pois tais testes evitam que um produto que não atenda as especificações do mercado seja comercializado. Dessa forma, há uma redução muito grande no número de acidentes, por exemplo. Dentre os ensaios realizados nas indústrias, o que abordaremos nesse relatório será o de início e fim de pega.
A pega do cimento é um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. Tal conceituação se estende tanto a argamassas quanto a concretos.
O início e fim de pega são usados para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente. O conhecimento sobre o início e o fim de pega permite que exista um maior controle do uso do concreto, permitindo o transporte, lançamento e adensamento do cimento.
A pega compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento (taxa de desenvolvimento da resistência), consequente do processo de hidratação.
O tempo de pega pode ser definido como o início de pega - momento no qual a pasta adquire consistência e se torna não trabalhável, ou seja, tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura e o fim de pega, que é o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
Diversos fatores podem diminuir a pega do cimento, como a finura elevada, baixo fator água/cimento, aditivos aceleradores e baixa umidade do ar, mas também podem aumentar, como baixas temperaturas e aditivos retardadores. 
O tempo de pega pode ser calculado com a ajuda do aparelho de Vicat, que mede a resistência de uma pasta de cimento. O início de pega pode ser verificado quando a agulha de Vicat para à 1mm do fundo da forma, instante em que ela começa a perder a plasticidade, e o fim de pega quando a agulha não penetra no cimento, toda essa metodologia será explicada a seguir.
 Objetivos 
Determinação dos tempos de início e fim de pega da pasta de cimento Portland, por meio do aparelho de Vicat de acordo com a NBR NM 65:2003 e além disso, determinação do fator água/cimento responsável por uma pasta de consistência normal, através da norma NBR NM 43:2003. O conhecimento do início de pega permite o dimensionamento dos trabalhos de concretagem de modo a produzir, transportar, lançar e adensar o concreto dentro do tempo correto.
 
 Material Utilizado
Neste experimento foram escolhidos, convenientemente, os seguintes materiais:
- 500 g de Cimento Portland CPIV-F32;
- 157,5 ml de água;
-Aparelho de Vicat, o equipamento mais importante para este experimento;
- Uma balança eletrônica para determinação das massas dos materiais utilizados; 
- Um molde cilíndrico para acomodar a pasta de cimento;
- Chapa plana de vidro para servir de base para o molde no aparelho de Vicat;
- Recipiente para realizar a mistura dos materiais e uma espátula para o alisamento da 
superfície do molde, já preenchido com a pasta de cimento; 
- Funil.
 Procedimento
Em um recipiente, coloca-se 500 g de cimento Portland CPIV-F32 e água 31,5% batendo por 30 segundos em velocidade lenta, após esse tempo inicia-se por 1 minuto em velocidade rápida. Com a pasta pronta, coloca-se a pasta no molde que está sobre a placa de vidro, sem socar. Após colocar a pasta no molde, retira-se o material excedente, com esse procedimento finalizado inicia-se o teste onde a agulha do Vicat ficará penetrando sobre a pasta para então ver o inicio e fim de pega desse cimento.
 Resultado
Com todo procedimento pronto e a pasta sobre o molde o ensaio teve inicio as 11 horas do dia 13 de Março de 2018, início do teste foi as 11:15 horas, o equipamento Vicat executou penetrações de 15 em 15 minutos, tendo o inicio de pega 1:30 hora do inicio do teste e o fim de pega 8 horas após, por alguns problemas técnicos do equipamento não foi possível ter um relatório detalhado de todos os teste para ver se realmente estava de acordo com a norma (...).

Continue navegando