Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 1

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
AVALIAÇÃO PARCIAL 1
		Segundo a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos é realizada mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Em relação ao ENADE, é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	É um componente curricular opcional dos cursos de graduação.
	
	
	A prova está composta apenas de questões de natureza discursiva.
	
	
	Utiliza, em sua avaliação, conceitos numa escala com dez níveis.
	
	
	A sua aplicação é acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes.
	
	
	A prova está composta apenas de questões de natureza objetiva de múltipla escolha.
		O Estado, buscando conter despesas públicas e valorizando o mercado como mecanismo de alocação de recursos escassos, inicia uma política de "gerenciamento à distância", garantindo qualidade e responsabilidade social através de processos de avaliação. Assim o SINAES foi pensado, com os seguintes objetivos: 
Fornecer à sociedade um referencial da qualidade dos cursos e instituições de educação superior. 
II- Fornecer às Instituições elementos para sanar as deficiências apresentadas, quando for o caso. 
III- Fornecer base conceitual para um projeto de sociedade alicerçado na igualdade e na justiça social. 
Recuperar a função social da educação superior de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Sobre esses objetivos podemos afirmar:
	
	
	
	
	        
	Apenas III e IV são verdadeiros.
	
	      
	Todas são verdadeiros.
	
	      
	Apenas I e II são falsos.
	
	      
	Todos são falsos.
	
	      
	Apenas II e IV são falsos.
Tendo em vista que a ciência moderna nasce junto com o capitalismo, ela também serve à exploração da natureza e à ampliação da capacidade de trabalho humano. Nesse sentido, a ciência moderna está intimamente vinculada:
	
	
	
	
	
	
	ao combate ao comunismo.
	
	
	à promoção do ecoturismo.
	
	
	ao desenvolvimento tecnológico.
	
	
	ao pessimismo liberal.
	
	
	à degradação ambiental.
	A palavra cidadania deriva de cidade entendida como civitas, tradução latina da polis grega, isto é, como ente público e coletivo. No Estado liberal, espaço como república representativa e o exercício da cidadania consiste em:
		
	
	exercício das atividades cívicas com a consciência de poder realizar interesses individuais.
	 
	participação direta nos assuntos de interesse público.
	
	realização de atividades, com consciência de que somente o exercício do poder pode garantir os direitos e deveres de todos os cidadãos.
	
	participação indireta nos assuntos de interesse público.
	 
	participação direta, enquanto eleito, e indireta, enquanto eleitor, nos assuntos de interesse público.
		Considerando-se os impactos ambientais/econômicos decorrentes da implantação de um aeroporto, marque a opção com as alternativas verdadeiras:
Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de operação do empreendimento. 
Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de construção do empreendimento. 
 A criação de empregos é um impacto positivo direto ou indireto nas fases de construção e operação do empreendimento.
	
	
	
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
		Pode-se apontar como um dos efeitos positivos da globalização a ampliação do campo em que atuam organismos e instituições comprometidos com a defesa do meio ambiente. Disso também decorre o conceito de "desenvolvimento sustentável". Sobre esse entendimento, marque a opção CORRETA:
	
	
	
	
	
	eliminação de qualquer forma de produção que implique, de alguma forma, a interação do homem com a natureza por saber que, nesse caso, a natureza sempre sairá derrotada.
	
	
	abolição gradual do uso de máquinas e implementos agrícolas e utilização intensiva de produtos orgânicos na adubação do solo, de modo a preservá-los das erosões.
	
	
	esforço de se permitir apenas a produção em indústrias que façam uso de fontes alternativas de energia, como o petróleo e o carvão vegetal, para diminuir os efeitos poluentes de suas chaminés.
	
	
	o retorno às práticas econômicas anteriores à Revolução Industrial, como forma de reduzir drasticamente os impactos negativos sobre a natureza.
	
	
	a preocupação de, não detendo o progresso, promover o desenvolvimento de maneira mais equilibrada, tendo por horizonte preservar a natureza como fonte de vida para as futuras gerações.
		Entre os benefícios reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Licença Maternidade existe desde 1921, mas o período de afastamento varia de país para país. E a discrepância é grande. Por exemplo, enquanto no Bahrein, a mulher tem direito a ficar 45 dias em casa, na Dinamarca, o período pode chegar a até 52 semanas (um ano e um mês) sem trabalhar. Embora possa ser estendido por mais 60 dias, dependendo do empregador, a lei brasileira garante que toda mulher tem direito a:
	
	
	
	
	
	40
	
	
	80
	
	
	120
	
	
	100
	
	
	60
		A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
	
	
	
	
	
	emover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
	
	
	aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
	
	
	promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
	
	
	reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
	
	
	reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada
	
	Definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimentosustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
	
	
	
	
	
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
		A excelência na Gestão Pública pode ser demonstrada como aquela que..., leia as sentenças e marque a correta.
	
	
	
	
	
	em que as organizações governamentais agem como instituições privadas para tentar avaliar as necessidades dos cidadãos com vistas a ampliar o retorno econômico-financeiro.
	
	
	em que a gestão é adaptada da administração privada para o setor público, independentemente do direito do cidadão.com características de uma gestão pública que tem como meta a melhoria da qualidade, sem, no entanto, estar preocupada com as questões que avaliem resultado.
	
	
	com as principais características de uma administração pública com alto desempenho que visa a melhoria da qualidade dos serviços públicos, é focada em resultados, orientada para o cidadão e envolve liderança, estratégias e planos.
	
	
	a gestão acredita nos valores democráticos, em algumas situações, mas não cria estruturas eficientes.
	
	
	que cria estruturas eficientes, mesmo que, em algumas situações, ignore os valores democráticos.

Continue navegando