Buscar

ACIDENTE COM PRODUTOS QUÍMICOS PERLA MELLO (1)

Prévia do material em texto

ALUNA: PERLA DE LIMA MELLO
TURMA: TST.2017C
 
 Atividade 2 – Produtos Químicos.
 NOTÍCIA DE ACIDENTE ENVOLVENDO PRODUTOS QUÍMICOS.
 Acidente em empresa de Suzano mata operário, dizem bombeiros.
Ele inalou um gás provocado por uma reação química no local. 
Outras 33 pessoas se sentiram mal e receberam atendimento médico.
Um operário de 34 anos morreu em um acidente com produtos químicos em uma indústria química de Suzano (SP) nesta quinta-feira (12), conforme informou o Corpo de Bombeiros do município. O homem inalou um gás que teria sido provocado por uma reação química no local. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Segundo a Prefeitura, até as 15h pelo menos 59 pessoas eram atendidas no Pronto-Socorro municipal e foram mantidas em observação. 
De acordo com o sargento Clodoaldo Cardoso de Sá, que coordenou o trabalho de resgate no local, o acidente foi por volta das 9h30, na Rua Antônio da Surreição, na Chácara Nova Suzano, região do bairro do Raffo: "Assim que chegamos, nós encontramos a vítima já na parte externa da empresa. Ele estava em parada cardiorrespiratória. Fizemos os primeiros atendimentos e o encaminhamos ao Pronto-Socorro de Suzano. Mas, ele não resistiu e o médico constatou o óbito", detalhou o sargento.
Ainda segundo os bombeiros, além do operário outros 33 funcionários de uma empresa vizinha também se sentiram mal no momento do acidente. "Eles estavam com náuseas após terem inalado o produto", explica o Sargento Cardoso.
Por volta das 15h, a Prefeitura de Suzano informou que a diretoria do Pronto-Socorro disse que, além do rapaz que morreu, no total, 59 pessoas deram entrada no ambulatório com quadro de intoxicação. Eles permaneciam internados em observação.
FONTE: G1. GLOBO.COM / DOUGLAS PIRES DO G1 MOGI DAS CRUZES E SUZANO.
AÇÕES QUE DEVERIAM TER SIDO TOMADAS EM RAZÃO DO OCORRIDO.
 Acidentes envolvendo produtos químicos requerem sempre cuidados e medidas específicas a serem desencadeadas para o controle das diferentes situações que podem ocorrer, razão pela qual a intervenção de pessoas devidamente capacitadas e equipadas é fundamental para o sucesso destas operações. Um fator de extrema importância para um atendimento emergencial adequado é o conhecimento dos perigos intrínsecos às substâncias químicas.
 As consequências de um acidente com liberação de substância química dependerão de vários fatores, tais como: propriedades das substâncias, a quantidade da descarga, o período durante o qual as pessoas estão expostas e o tempo que decorre entre exposição propriamente dita e o tratamento.
 Em um acidente onde materiais perigosos estejam envolvidos, deve-se tomar as seguintes medidas:
 
Aproximar-se do local levando em consideração o sentido da corrente de ar para não se expor aos vapores provenientes do material;
Não se deixar envolver por fumaça nem vapor;
Considerar como perigosos todos os produtos que estejam em recipientes sem a devida identificação, até que sejam reconhecidos como não perigosos;
Identificação;
Identificação do produto sem pôr em risco a própria segurança;
Tentar identificação visual;

Continue navegando