Buscar

censo escolar

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE
CURSO SISTEMA EDUCACENSO
O SISTEMA CENSO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE PINHEIROS- ES
Débora Pinheiro dos Santos Souza
Santa Bomfim de Brito
Pinheiros ES, 16 de Abril de 2018
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE
CURSO SISTEMA EDUCACENSO
O SISTEMA CENSO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE PINHEIROS - ES
Débora Pinheiro dos Santos Souza
Santa Bomfim de Brito
Trabalho apresentado ao Programa
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
,
 
Requisito
 final do módulo Censo Escolar da Educação Básica – 
S
istema
 
Ed
ucacenso, 
 
S
obre
 
 orientação da
 t
utora
 Eliane Evangelista
Pinheiros ES, 16 de Abril de 2018
SUMÁRIO 
CONHECENDO O SISTEMA EDUCACENSO.........................04
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA.................................................04
CONSIDERAÇOES FINAIS......................................................05
REFERENCIAS........................................................................06
04
CONHECENDO O SISTEMA CENSO ESCOLAR
O Censo Escolar é a maior fonte de informação da realidade da educação publica nacional ( as escolas tem um prazo para entrar no sistema e declarar seus dados) , são coletadas todas as informações sobre as escolas publicas em um prazo estabelecido pelo MEC. 
Desta feita, todas as escolas na pessoa de seus gestores se atentarão para todo processo de informação a ser inserido no sistema educacenso.
Na oportunidade, serão organizadas todas as etapas para a coleta dos dados, pois dentro do período estabelecido, a escola deve conter as informações precisas sobre aluno, profissional e escola. 
Deste modo, o presente plano servirá para nortear o trabalho da coleta de informações, entendendo o Censo Escolar como um processo muito importante para os alunos, sendo que é através da informação prestada pelas escolas que serão implementadas as politicas publicas de suma importância para a educação em nosso país, a nível regional, estadual e municipal.
Nesse caso, o trabalho presente irá abordar a escola EPMEF “Antonio Brunelli”, situada na zona rural do município de Pinheiros-ES.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 
	Escola municipal de ensino fundamental ANTONIO BRUNELLI, esta localizada na Comunidade Brunelli, Rodovia Pinheiros x Lagoa Seca(Polonesa) BR101 - CEP 29980000 – Pinheiros-ES, e-mail: polobrunelli@yahoo.com.br
	A criação da escola foi regulamentada em 17 de outubro de 2006 pela lei Nº 851/2006, denominada como ESCOLA POLO MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONIO BRUNELLI, com o CNPJ 08935319/0001-10 e mantida pela PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIROS. A Unidade de Ensino recebeu essa denominação em homenagem a um antigo morador da comunidade: “ANTÔNIO BRUNELLI”. 
	Assim, no dia 22 de julho de 2006, na gestão do então prefeito Gildevan Alves Fernandes e da Secretária municipal de Educação Maria Glória Fernandes, a escola foi inaugurada.
	A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Lagoa seca esta localizada na Comunidade Lagoa Seca, rodovia BR 101, km 25, Pinheiros – ES. 
	A criação da ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL LAGOA SECA , foi regulamentada em 06 de novembro de 1984 pela lei nº 0031/84 e aprovada na Resolução CEE nº 826/2002 de 30/12/2002, com o CNPJ 03.253.814/0001-26. Atualmente, nessa localidade é ofertada a modalidade da educação infantil com uma sala de aula e duas salas anexas na Escola Polo Brunelli.
	A escola Municipal de Ensino Fundamental Polo Brunelli oferta as seguintes modalidades de ensino: infantil – do 1º ao 3º período; e fundamental completo – 1º ao 9º ano.
A capacidade de matrícula da escola é de 100 estudantes por turno (procurar na LDB nº de estudantes por sala nas escolas dos campo).
	O setor administrativo da escola é composto pela Diretora Simone de Souza Camporesi, autorização nº 082/2017, autorização CME nº 62/2017 pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação e como Auxiliar de Secretaria Escolar Jaqueline de Brito Souza, autorização nº 09/2017. 
05	O núcleo pedagógico é composto por uma coordenadora pedagógica de 6º ao 9º ano e Educação Infantil Vanilde Moraes de Lima no período matutino e por uma coordenadora de turno matutino, Neusilene Silva Santos; no período vespertino como coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano Neusilene Silva Santos e como coordenadora de turno vespertino Vanilde Moraes de Lima, uma professora, Alba Lúcia Alves da Silva no turno matutino e Valderê Bezerra da Silva no turno vespertino, na sala de recursos de Atendimento Especializado Educacional – AEE.
Esse ano de 2018, o censo escolar começara no mês de Maio e se estende ao mês de Junho, será primordial para conhecer o corpo docente, a situação acadêmica dos funcionários, a quantidade de salas, a quantidade de alunos, sendo assim o censo escolar foi o coração da escola, pois através dele pode-se aplicar projetos e conhecer melhor a escola.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Censo Escolar é mais relevante e abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no País. Os dados coletados constituem uma fonte completa de informações, utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação de políticas e para o desenho de programas, bem como para a definição de critérios para a atuação supletiva do MEC – às escolas, aos estados e aos municípios. Também subsidia o cálculo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 
O censo escolar é um levantamento detalhado de todas as informações relevantes sobre as estruturas do ensino básico brasileiro - educação infantil, ensino fundamental e médio - tanto público quanto privado.
São coletados dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. As informações levantadas são organizadas em estatísticas que ajudam a traçar um panorama da educação nacional. Essas informações servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas, metas e execução de programas na área educacional. Também são fundamentais para o planejamento e distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os estados e municípios. Além disso, são utilizadas na elaboração da Saeb, Prova Brasil, e no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado como referência na elaboração das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
Através do Censo Escolar pode identificar o grau de escolaridade dos pais comparando com as dificuldades de aprendizagem dos alunos, e para amenizar tal situação a escola pretende aderir junto aos órgãos competente implantando ”Brasil Alfabetizado” e Educação de Jovens e Adultos no turno noturno.
06
REFERÊNCIAS
Dados cadastrais da escola EPMEF “Antonio Brunelli” de 2017.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996.
CARTILHA MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO. Brasília DF: INEP 2014. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/educacenso>. 
CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CADERNO DE INSTRUÇÕES. Brasília DF: INEP 2014. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-questionarios>. Acesso em: 19 de Outubro de 2017.
SARDENBERG, Carlos Alberto. Um avanço importante. Exame, São Paulo, ano 37, n. 17, p.24-25, 22 de Outubro de 2017 
http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/situacao-do-aluno/perguntas-frequentes acesso em 05 de Abril de 2018.

Continue navegando