Buscar

TG Orquestra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A metáfora que relaciona a orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.
Uma orquestra é composta por classes e cada uma dessas, tem seus instrumentos para serem tocados, as empresas também são divididas em departamentos e cada um com o seu gestor. O Maestro é responsável por auxiliar a execução e bom andamento da orquestra, “orquestra depende do maestro e o maestro da orquestra”, assim como funciona no mundo empresarial.
O setor empresarial deve ser conduzido por seus gestores devendo este manter a harmonia entre os integrantes da sua equipe. Gestor é aquele que acompanha todo o processo e intervindo quando é necessário.
 Peter Drucker o mais influente pensador do mundo corporativo, comparava empresas com a orquestra. Acreditava que a empresa devia ser fundamentada no conhecimento formado, onde cada líder deve se adaptar com um mundo de transformações onde para ter sucesso é necessário que todos trabalhem juntos, tenham responsabilidade e cada um saber o que faz e na hora exata. 
Certas comparações consideráveis que podemos analisar são:
- Necessidade de certas relações técnicas como a disciplina, aperfeiçoamento, liderança e o trabalho em equipe. 
- A orquestra exige trabalho, atitude, participação, compromisso, respeito mútuo e reconhecimento assim como em uma empresa, onde seus líderes exigem o mesmo de seus funcionários.
Na seleção no quadro de pessoas para as organizações, deve se assegurar que em cada posto, “do office-boy ao Presidente”, haja funcionários/ músicos que saibam tocar, assim será melhor qualificada. A empresa precisa ter a contribuição de todos que nela esta, para que cada tarefa seja realizada, uma orquestra com duzentos e cinquenta músicos pode ser uma especialista, porém se apenas a tuba tocar, sozinha não fara música.
Para ser um gestor de sucesso deve se identificar individualmente em cada colaborador, suas habilidades e apontar sempre o momento certo de agir, como um maestro de uma orquestra. Não só ordenar a fazer, mas fazer também, para que aquele colaborador se sinta mais confiante na tarefa que está executando. Opinar para que o procedimento seja realizado com exatidão e maior agilidade, mas as vezes ouvir um colaborador que tenha uma nova ideia, pode ser um caminho para se tornar uma tarefa mais ágil. 
Lembrando que uma empresa para ser como uma orquestra, deve se começar pela afinação da equipe, incentivar à cooperação e junção de sons, apreciar os talentos individuais e finalizar com aplausos para um trabalho bem executado.

Continue navegando