Buscar

AVLIANDO APRENDIZADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LUARA MICHELY DE OLIVEIRA MENDES
	201802468056       MACAPÁ
	
	 
	
			 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201802468056 V.1 
	Aluno(a): LUARA MICHELY DE OLIVEIRA MENDES
	Matrícula: 201802468056
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	05/04/2018 18:35:40 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201805267755)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UNESP) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. (Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.) No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
		
	 
	uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
	
	um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
	
	reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
	
	argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
	
	uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805268461)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o texto a seguir e responda à questão abaixo. "Nas regiões da Índia, onde os casos de crianças-lobos foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas meninas - Amala e Kamala de Midnapore - que viviam numa família de lobos. A primeira, a mais nova, morreu um ano depois; a segunda, Kamala, que deveria ter uns oito anos, viveu até fins de 1929. Segundo a descrição do reverendo Singh que as recolheu, elas nada tinham de humano, e o seu comportamento era exatamente semelhante ao dos pequenos lobos, seus irmãos: incapazes de permanecerem de pé caminhavam a quatro patas, apoiadas nos cotovelos e nos joelhos para percorrem pequenos trajetos e apoiadas nas mãos e nos pés, quando o trajeto era longo e rápido; apenas se alimentavam de carne fresca ou putrefata, comiam e bebiam como os animais, acocoradas, com a cabeça lançada para a frente, sorvendo os líquidos com a língua. Passavam o dia escondidas e prostradas, à sombra; de noite, ao contrário, eram ativas e davam saltos, tentavam fugir e uivavam, realmente, como os lobos. Nunca choravam ou riam, característica que se encontra em todas as crianças selvagens. Reintegrada na sociedade dos homens onde viveu oito anos, Kamala humaniza-se lentamente, mas, note-se, sem nunca recuperar o atraso: passaram seis anos antes de conseguir caminhar na posição ereta. Na altura da morte apenas dispõe de umas cinquenta palavras. Contudo, se esses progressos são lentos, são também contínuos e realizam-se simultaneamente em todos os setores da sua personalidade. Surgem atitudes afetivas: Kamala chora, pela primeira vez, quando morre a irmã, torna-se, pouco a pouco, capaz de sentir afeições pelas pessoas que cuidam dela, especialmente pela senhora Singh; sorri quando lhe falam. A sua inteligência desperta também; consegue se comunicar com as outras pessoas, por meio de gestos, gradualmente reforçados com algumas palavras simples de um vocabulário rudimentar; consegue compreender e executar ordens simples, etc. No entanto, a dar crédito a outro observador, o bispo Pakenham Walsh, que viu Kamala seis anos depois de ser encontrada, a criança não tomava qualquer iniciativa de contato, nunca utilizava espontaneamente as palavras que aprendera e, especialmente, mergulhava numa atitude de total indiferença mal as pessoas deixavam de a solicitar" (REYMOND-RIVER. O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente. Lisboa: Aster, 1977, adaptado). Escolha a alternativa que melhor explica a história de Kamala:
		
	
	São verdadeiras as histórias de heróis, como Rômulo e Remo, Tarzan e Mogli, que apresentam comportamentos compatíveis com os demais seres humanos, mesmo sendo criados por outros animais.
	 
	Para se tornar humano, o homem tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
	
	Assim como em todas as espécies animais, o bebê humano, mesmo separado de seu grupo de origem, apresentará as mesmas atitudes de seus semelhantes.
	
	O ser humano não necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.
	
	Um homem, criado longe de outros seres de sua espécie, é capaz de se humanizar e desenvolver aptidões e reações para interagir com seus semelhantes.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805267663)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento filosófico.
		
	
	Compreende o mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores
	
	Busca explicar o mundo através da separação entre as esferas do sagrado e do profano
	 
	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
	
	Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades (sobrenaturais)
	 
	Pode ser traduzido como à busca do conhecimento, um contínuo questionar
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805267716)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A __________________ é uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhes são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores. Para isso, são estabelecidas fronteiras espaciais ou sociais que aumentam as desvantagens entre grupos discriminados.
		
	 
	Segregação
	
	Etnia
	
	Antiglobalização
	
	Cultura
	
	Nacionalidade
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805267589)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	 
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
	
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneoo peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.

Outros materiais