Buscar

Considere as sentenças abaixo: I - No final da década de 1970 e na década de 1980, alguns autores começam a questionar a origem das dificuldades ...

Considere as sentenças abaixo:

I - No final da década de 1970 e na década de 1980, alguns autores começam a questionar a origem das dificuldades de aprendizado e a perceber, nas dinâmicas extra escolares, vetores de incidência sobre os alunos. Desse modo, passa-se a não responsabilizar individualmente alunos e famílias pelas dificuldades, os fatores sócio históricos passam a ser componentes fundamentais dos processos de aprendizado.

II - Outro ponto importante que passou a ser debatido a partir dos anos de 1980 e implementado, é a centralidade clínica para a melhoria dos processos de aprendizagem, sendo assim, as atividades educativas passaram a ter uma importância reduzida para esse processo.

III - Em 1990, uma importante mudança nos estudos e práticas da psicopedagogia é empreendida. Até então, grosso modo, a psicopedagogia tratava os processos de aprendizado com foco na doença, nos distúrbios, nos transtornos. A partir desse momento, começa a haver um ponto de inflexão, e a linha epistemológica da psicopedagogia passa a centrar-se na caracterização do sujeito capaz de conhecer e em seus processos de aprendizado. Esse sujeito que é capaz de conhecer e aprender foi designado por Maria Cecília Silva como sujeito cognoscente.

Quais sentenças acima são verdadeiras?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As sentenças verdadeiras são: I - No final da década de 1970 e na década de 1980, alguns autores começam a questionar a origem das dificuldades de aprendizado e a perceber, nas dinâmicas extraescolares, vetores de incidência sobre os alunos. Desse modo, passa-se a não responsabilizar individualmente alunos e famílias pelas dificuldades, os fatores sócio-históricos passam a ser componentes fundamentais dos processos de aprendizado. III - Em 1990, uma importante mudança nos estudos e práticas da psicopedagogia é empreendida. Até então, grosso modo, a psicopedagogia tratava os processos de aprendizado com foco na doença, nos distúrbios, nos transtornos. A partir desse momento, começa a haver um ponto de inflexão, e a linha epistemológica da psicopedagogia passa a centrar-se na caracterização do sujeito capaz de conhecer e em seus processos de aprendizado. Esse sujeito que é capaz de conhecer e aprender foi designado por Maria Cecília Silva como sujeito cognoscente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais