Buscar

Habilidades dos Administradores

Prévia do material em texto

3
 
 Professor: Edgar Reyes Júnior
 Estudante: Christian Lucas Lima Lino
Habilidades dos Administradores
No âmbito da administração, além de competência para o cargo, é necessário que o gestor tenha algumas habilidades próprias de um administrador. Possuir estas habilidades sem as quais é de extrema importância, já que elas fazem parte dos fundamentos da administração, ou seja, se o administrador não possui alguma delas, é imprescindível que a desenvolva em si. São estas habilidades: técnica, interpessoal, conceitual, investigativa e política.
Provavelmente, uma das notícias mais comentadas a respeito da administração neste ano, foi o recente caso da empresa Facebook, em que houve um vasto vazamento de dados dos usuários da rede social em que foram comprometidas mais de 50 milhões de pessoas até o momento. Sabe-se que desde o acontecido, a empresa vem perdendo um valor absurdo no mercado de ações, segundo informações da Bloomberg News em uma semana as ações da empresa caíram cerca de 13,80%, o que representa cerca de R$235 bilhões, curiosamente, pouco mais do valor da empresa Vale ou até mesmo Bradesco. Esse prejuízo foi uma clara falha na administração do CEO da empresa Mark Zuckerberg, que certamente lhe saiu muito caro.
Uma notícia em que podemos encontrar alguma das habilidades de administradores, e não a falta delas, é a recente decisão da empresa Cargill de investir R$150 milhões em sua unidade de Uberlândia (MG) que é um dos maiores complexos industriais do país. Com isto, a empresa almeja aumentar o valor agregado dos produtos e ingredientes comercializados além de manter um olhar amplo para a sustentabilidade, considerando que parte das consequências desse investimento, visa à economia em 40% da utilização de água potável.
Podemos dizer que mesmo que um empresário, um administrador possua todas as habilidades, o sucesso de sua empresa continua sendo incerto como foi o caso da empresa Fabricante de guitarras Gibson. Juszkiewicz o CEO da Gibson investiu na diversificação da empresa, tentando tornar-lhe mais atraente, empresa esta que já forneceu guitarras para astros, porém só conseguiu atrair dívidas que podem levar ao fim da empresa, pois mesmo a demanda de guitarras estando razoavelmente boa, não é o suficiente para quitação da dívida, isso sem contar com as novas restrições quanto à importação de Jacarandá, uma matéria prima essencial para as guitarras da Gibson.
Pode-se observar que mesmo sendo essenciais as habilidades do administrador, ainda é possível que uma empresa não tenha sucesso mesmo que seu administrador tenha tais habilidades. Nota-se que no caso do Facebook, seu CEO apesar de sua habilidade, interpessoal, política, conceitual e técnica, não teve a habilidade investigativa que se tivesse, poderia ter evitado o prejuízo que sofreu. Já no caso da Cargill, podemos ver um planejamento oriundo de uma habilidade técnica, política e principalmente conceitual em que já se pode ver a grande chance de sucesso que resultará disso. A Gibson dando certo ou não em seu futuro, usou de suas habilidades, mas ninguém é vidente para prever o futuro que é tão incerto, mas mesmo assim, mesmo que o futuro de um administrador com estas habilidades seja incerto, pior é o daquele que não as possui, pois ai certo será o seu fracasso.
Bibliografia e Referências
Agência O Globo. (24 de Março de 2018). Época Negócios. Acesso em 24 de Março de 2018, disponível em https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/03/em-uma-semana-valor-do-facebook-desaba-r-235-bilhoes.html 
Samora, R. (23 de Março de 2018). Exame Negócios. Acesso em 24 de Março de 2018, disponível em https://exame.abril.com.br/negocios/cargill-anuncia-investimento-de-r150-mi-em-unidade-de-uberlandia/
Weinstein, E. O. (24 de Março de 2018). Exame Negócios. Acesso em 24 de Março de 2018, disponível em https://exame.abril.com.br/negocios/fabricante-de-guitarras-gibson-enfrenta-divida-de-us-560-mi/

Continue navegando