Buscar

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
SOFTWARE DIRECIONADO À DISPOSITIVOS MÓVEIS EM REALIDAE AUMENTADA DISPONDO DE MARCADORES NATURAIS PARA MODELAGEM DE AMBIENTES
ABRAÃO BATISTA FERREIRA
ADRIEL VALE CARVALHO
ROBISON LIMÁSTEINS
ORIENTADOR: WENDER ANTÔNIO DA SILVA
ROTEIRO
Contextualização do Problema
Definição do Problema
Justificativa
Objetivo
Referencial Teórico
Metodologia
Cronograma
Referências
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Segundo (Carvalho, 2012) “O design de interiores, é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.)”
Os Designers de Interiores são sinônimos de modernidade, tendo a experiência e a criatividade como objetos funcionais. Eles veem se expandindo, promovendo qualidade de vida e dando Ênfase ás coleções pessoais na hora de procurar por objetos decorativo, assim satisfazendo as necessidades de seus clientes.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Os profissionais desta área necessita de um apoio tecnológico inovador que ajude no seu trabalho. Existem algumas ferramentas que ajuda-os a realizar o seu trabalho. Conforme (Oliveira, 2008), “existem vários softwares disponíveis para facilitar o trabalho eles são: AutoCAD (2D e 3D), 3DMax, Virtual Designer, DIALux.”
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Para facilitar e auxiliar os Designers de Interiores na modelagem de ambientes, será desenvolvido um software (programa) em Realidade Aumentada (RA) com intuito de facilitar esse processo, ou seja, o sistema projetará uma visão instantânea do projeto do design, que agilizará tanto para o profissional quanto para o cliente que terá uma ideia rápida de como irá ficar o seu ambiente a ser decorado.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Como é possível facilitar o trabalho dos designers de interiores utilizando a Realidade Aumentada em dispositivos móveis?
OBJETIVO
GERAL:
Mostrar como é possível facilitar o trabalho dos designers de interiores utilizando a Realidade Aumentada em dispositivos móveis.
ESPECÍFICO:
1 - Analisar alguns modelos teóricos específicos; 
2- Determinar as soluções computacionais que o software proporcionará aos designers de interiores.
3 – Descrever os benefícios que este software trará para a modelagem de interiores.
JUSTIFICATIVA
Com o aprimoramento da área de design de interiores, novos recursos são requeridos.
A tecnologia como aliada, vem para auxiliar os processos necessários para os profissionais.
Segundo (CARON, 2004) A inovação tecnológica é entendida aqui como a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços que possam ser colocados no mercado.
Portanto o interesse no estudo dar-se-á em apresentar um projeto imediato ao usuário de sua modelagem de ambiente, por meio de um software.
REFERENCIAL TEÓRICO
Design de Interiores
O conceito de Design vem se modificando a cada dia com o surgimento de novas tecnologias, para (Azevedo, 1998) "O Design surgiu no mundo quando o homem começava a criar as suas primeiras ferramentas e o designer continua a lidar com ferramentas nos dias de hoje. A diferença é que sua ferramenta hoje é o próprio ato de gerar informação.” Mas (Oliveira, 2008) fala que Design de Interiores é uma evolução técnica e estética da Decoração.
 Com os avanços da tecnologia, os Designers ganharam um apoio tecnológico, que são as suas ferreamente de trabalho, nas quais ajudam esses profissionais a realizar o sua tarefa com perfeição.
Dispositivos Móveis
Para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, os computadores ganharam versões portáteis e em paralelo a essa linha de crescimento também surgiam os celulares inteligentes, os smartphones, desencadeando uma nova visão computacional, a computação móvel.
definida por (Carlos Maurício Serôdio Figueiredo* Eduardo Nakamura **) como: “
Um novo paradigma computacional que permite que usuários desse ambiente tenham acesso a serviços independentemente de sua localização, podendo inclusive, estar em movimento. Mais tecnicamente, é um conceito que envolve processamento, mobilidade e comunicação sem fio. A ideia é ter acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento.”
REFERENCIAL TEÓRICO
Dispositivos Móveis
As três palavras chaves que definem a computação móvel são processamento, mobilidade e comunicação sem fio. A necessidade de uso cada vez mais presente das novas tecnologias obrigou o surgimento de dispositivos pequenos e portáteis com capacidade parecida com as de um computador.
REFERENCIAL TEÓRICO
Realidade Aumentada
REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA
Existem vários tipos de pesquisas que dependem muito da visão de seus autores, mas para (Severino, 2000) a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. 
Tendo como base o texto relatado acima, podemos afirmar que este trabalho será desenvolvido nos seguintes tipos de pesquisas existentes: Pesquisa Aplicada (Quanto a sua Natureza), Descritiva (Quanto ao Objetivos), Qualitativa e Quantitativa (Quanto à Abordagem) e Bibliográfica (quanto aos procedimentos).
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
MESES
Jan.
Fev.
Mar.
Abr.
Mai.
Jun.
1Q
2Q
1Q
2Q
1Q
2Q
1Q
2Q
1Q
2Q
1Q
2Q
Levantamento teórico
 
X
X
X
 
 
 
 
 
 
 
 
Redação do TCC
 
X
X
X
X
X
X
X
X
X
 
 
Levantamento e aquisição de Ferramentas
 
 
 
 
X
 
 
 
 
 
 
 
Desenvolvimento do protótipo/ Estudo
 
 
 
 
X
X
 
 
 
 
 
 
Estudo da arquitetura do software
 
 
 
 
 
X
 
 
 
 
 
 
Ajustes do protótipo/ Software / Estudo
 
 
 
 
 
X
X
 
 
 
 
 
Validação do protótipo/ Análise/ Software/ Estudo
 
 
 
 
 
 
X
X
 
 
 
 
Revisão do TCC
 
 
 
 
 
 
 
 
X
X
 
 
Entrega do TCC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
X
 
 
Defesa Pública
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
X
REFERÊNCIAS
ALYRIO, R.D. Metodologia Científica. UFRJ, 2008.
AZEVEDO, Wilton. O que é design. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
AZUMA, R. et al. (2001) - Recent Advances in Augmented Reality, IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, (2001) p. 34-47. Disponível em: <http://www.cs.unc.edu/~azuma/cga2001.pdf> Acessado em: 20 Maio 2013. 
AZUMA, R. (1997) - A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v .6, n.4, August, p. 355-385. Disponível em: <http://www.cs.unc.edu/~azuma/ARpresence.pdf> Acessado em: 20 Maio 2013.
CARON, Antoninho. Inovação Tecnológica em Pequenas e Médias empresas. Revista FAE BUSINESS, nº 8, Paraná, 2004. dos limites do Design de Interiores, Goiânia, 2011.
 
REFERÊNCIAS

Continue navegando