Buscar

Relatório química - Calculos quimicos

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé
	
	
	Curso: Engenharias
	Disciplina: Química Geral
	Código: 
	Turma:
 
	
	
	Professor 
	Data de Realização: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
CALCULOS QUIMICOS: DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DE CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
Objetivo deste relatório:
Determinar experimentalmente o número de moléculas de água na molécula de CuSO4.nH2O, sulfato cúprico.
Introdução:
	
	Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição, se encontram presentes moléculas de água. Os hidratados mais conhecidos são os sólidos cristalizados que perdem suas estruturas fundamentais ao remover a água. Quando cristalizados a partir de água ou outros solventes, muitos compostos incorporam moléculas de água em suas grades cristalinas. Um sal com água de cristalização associada é conhecido como um hidrato. A estrutura dos hidratos pode ser bastante elaborada, por causa da existência de ligações de hidrogênio que definem estruturas poliméricas. Sulfato de Cobre pentaidratado, também conhecido por vitríolo azul, CuSO4.nH2O é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado. É geralmente utilizado para demonstrações de reações exotérmicas, na hidratação mineral. A forma pentaidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente no pentaidratado evapora. Quando a água é adicionada ao anidro, este torna a forma pentaidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico.
	Materiais usados:
SULFATO DE COBRE PENTAHIDRATADO
CADINHO
BICO DE BUNSEN
TRIPÉ COM FOLHA DE AMIANTO
PINÇA DE MADEIRA
ESPÁTULA CANALETA
	Parte experimental.
Ao iniciar foi tarada a balança para melhor leitura, em seguida efetuada a pesagem do cadinho vazio valor denominado m1.
 
O segundo passo do experimento foi dado em adicionar ao cadinho vazio 1,0 a 1,2g de CuSO4.nH2O pulverizado e novamente foi anotado o valor referente em g da leitura a seguir de 27,82g denominada m2:
 
Após a pesagem de ambas a formas vazio e com o sal hidratado a diferença entre a pesagem nós dará a massa deste sal ainda hidratado (antes de haver a retirada da água).
O próximo passo deste experimento foi o aquecimento do sal com auxilio do tripé e uma tela de amianto, lembrando que o aquecimento deveria ser cuidadosamente aquecido para não ultrapassar uma temperatura limite de 230ºC e sempre agitando a amostra durante o aquecimento com uma pinça de madeira para que o sal se desidrate de forma uniforme ate ficar com coloração branca.
 
 
 Após o aquecimento a amostra foi transferida para a bancada.
 Feito a ultima pesagem após o esfriamento tivemos a medida.
 
Cálculos e rendimentos.
	M1
	M2
	M3
	M4
	M5
	M6
	
	
	
	
	
	
	26,68g
	27,82g
	1,14g
	27,46g
	0,78g
	1,46g
	N2= M6 /
	mols H2o
	
	
	
	N1= M5 /
	mols CuSO4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,081
	mols
	
	
	0,004
	mols
	
	X= n2 / n1
	20,25u
M1 = Peso da amostra vazio.
M2 = Peso da amostra vazio + o sulfato cúprico
M3 = CuSo4.nH2O = m2-m1
M4 = Peso do sulfato cúprico hidratado + o peso da amostra
M5 = Peso do sulfato cúprico = m4-M1
M6 = Peso da água = m3-M5
N2 = N° de mols da água = m6 / pelo peso molecular da água
N1 = N° de mols do sulfato cúprico = m5 / pelo peso molecular do sulfato cúprico
X = N° de moléculas compostas nos cristais do CuSo4
CONCLUSÃO 
Com base no objetivo, nos foi possível determinar o número de moléculas de água que estavam presentes no sulfato de cobre. Consequentemente da decomposição do Sulfato de Cobre pentahidratado (CuSO4.nH2O), obtém-se dois compostos, o Sulfato de Cobre(CuSO4 ) e a Água (H2O), com característica sólida e azul encontra-se o CuSO4 e a H2O com característica gasosa e incolor. 
Em suma o CuSO4 é um cristal de cor branca, estando dessa forma após ser submetido a duas etapas, o aquecimento do CuSO4, logo permitindo a separação da água existente e após o objetivo de secar o composto final. 
Concluindo-se que o rendimento obtido foi médio (aceitável) e que erros de leituras e de procedimento podem ter afetado o resultado final das amostras, mas sem comprometer o aprendizado do mesmo.

Continue navegando