Buscar

Documento1.docx resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Resumo da atividade 1
Balanço Patrimonial- é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, em determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. Demonstração que apresenta a relação de ativos, passivos e patrimonio líquido de uma entidade em data específica.
Participações societárias- é todo investimento permanente em outras sociedades; por isso, é classificado contabilmente em contas do grupo investimento ou do ativo permanente 
Ativo financeiro- qualqer ativo que seja dinheiro, instrumento patrimonial de outra entidade, direito contratual de receber dinheiro ou outro ativo financeiro de outra entidade; ou contrato que será ou que poderá vir a ser liquidado pelos instrumentos patrimoniais ( como ações) da própria entidade.
Muitas vezes, uma sociedade mantém terrenos ou imóveis visando alugá-los, realizando arrendamento operacional ou apenas para especulação, com o intuito de, no futuro realizar uma venda a teceiros
Ações- é a representação da menor parcelaem que se divide o capital de uma sociedade anonima S.A, Os títulos são emitidos com a finalidade de captar recursoa.
Quem adquire uma ação torna-se sócio da empresa.
O balanço patrimonial caracteriza-se como uma das mais importantes demonstrações contábeis,tendo em vista que é por meio dele que se pode apurar e atestar a situação patrimonial e financeira, em determinado período, de uma entidade. O balanço patrimonial é composto pelos seguintes grupos: Ativo, Passivo,e Patrimonio Líquido.
Na conta do ativo não circulante, é possivel encontrar o subgrupo investimentos, que compreende os investimentos de caráter paermanente que, devido a ssua permanencia na empresa, destinam-se a produzir benefícios. Compreende tanto as participações permanentes em outras sociedades, como as participações societárias, que representeam a intenção de permanencia com intuito de extensão ou de diversificação das atividades empresariais, quanto outros investimentos permanentes.Para tanto, so devem fazer parte do subgrupo investimento do Grupo Ativo Não Circulante aqueles investimentos de carater permanente, e não de caarater especulativo ou temporario. Deem ser considerados permanentes todos aqueles investimentos que, pela permanencia na empresa, destinam-se a produzir benefícios e ganhos futuros.
As participações permanentes em outras sociedades, como as participações societárias, devem ser consideradas Investimentos Permanentes, e não temporários, pois representam a intenção de permanencia com carater de extensão ou diversificação das atividades da empresa, e não devem destinar-se à venda nem devem fazer parte de operações descontinuadas. Elas são adquiridas pela empresa, como ações de outras companhias ou quotas de outras empresas, e são vistas como investimentos, pois objetivam obter ganhos futuros.
Atualmente, é comum a aplicação de recursos por uma empresa em outra, sendo denomina participação societária essa prática. A participação societária ocorre quando uma empresa adquire a participação no capital social de outra empresa, mediante ações de outras companhias ou quotas de outras empresas. A empresa que aplica os investimentos é denominada investidora, enquanto a empresa na qual são inserido os recursos é denominada investida. Para tanto, essa participação permanente em outra sociedade, na forma de ações ou quotas de capital, constitui—se um ativo financeiro. No entanto, para que os investimentos em outras sociedades sejam considerados ativo financeiro e classificados no subgrupo Investimentos, devem ser caracterizados como aplicações de capital permanentes, e não de forma temporária ou especulativa, devendo a empresa detentora da participação em fundos de investimentos deonstrar a intenção de manter essa participação como permanente, e não de vendê-los.
2-EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
O método de Equivalencia Patrimonial, também denominado Valor de Patrmonio Líquido, é instituido pela lei n. 6.404/1976 ( Lei das Sociedades por Ações), que sofreu atualizaçoes por intermédio da lei n.11.941/2009, com o objetivo de adaptá-las às normas de contabilidade internacionais. Esse entendimento legal é aplicável a todas as sociedades, exceto às sociedades anônimas de capital aberto, que devem ser regidas pela instrução n.247/1996, emitida pela CVM Comissaõ de Valores Mobiliários.
O Método de Equivalencia Patrimonial é um método contábil de avaliação de investimentos em participações societárias, ou seja, quando uma empresa, denominada investidora, efetua investimentos em outra empresa, denominada investida, por intermédio de ações ou quotas. Esse método é utilizado para a avaliação de investimentos em coligadas ou controladas, bem como para investimentos em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou que se encontrem sob controle comum. 
No método de equivalencia patrimonial diferentemente do método de custo, deve-se considerar a socieddade investidora o que é equivalente, mediante porcentagem à parte do Patrimonio Líquido da sociedade investida, de modo que esse método contábil visa avaliar os investimentos realizados pela sociedade investidora na sociedade investida, mediante ajuste capital, com o fim de se determinar o vaor dos investimentos de uma sociedade em outras empresas.
O objetivo do método de equivalencia patrimonial, é evidenciar que o patrimonio líquido contábil demonstra a riqueza real de uma entidade avaliada, em conformidade com os princípios contábeis; deste modo, se uma entidade possui determinada porcentagem do capital de outra entidade, nada mais justo que a ela seja cabível, por direito, a porcentagem em relação ao Patrimonio Líquido da sociedade investida.