Buscar

Aspectos da Grécia Antiga

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício: CEL0484_EX_A5_201609012046_V1 	17/04/2018 09:37:14 (Finalizada)
Aluno(a): MATHEUS ARAUJO CAETANO QUINUPA	2018.1 EAD
Disciplina: CEL0484 - HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL 	201609012046
 
Ref.: 201609656666	
 Código de referência da questão.1a Questão
A Guerra do Peloponeso, ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., opôs diversas cidades-estados gregas em duas uniões beligerantes, comandadas por Esparta e Atenas, que ficaram conhecidas como:
	Confederação de Creta e Confederação do Peloponeso.
	Confederação do Peloponeso e Confederação Itálica.
 Certo	Confederação do Peloponeso e Confederação de Delos.
	Confederação de Delos e Confederação do Equador
	Confederação Médica e Confederação de Delos.
 
Ref.: 201609656527	
 Código de referência da questão.2a Questão
Sobre a Cidade-Estado de Esparta, no período Arcaico, podemos apontar os seguintes aspetos sociais e políticos:
	uma poderosa classe de camponeses proprietários de minifúndios estimulava entre os estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
 Errado	as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
	a proibição da escravidão por dívidas foi uma medida adotada pela oligarquia espartana, para estimular a vinda de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e as atividades culturais.
 Certo	uma oligarquia aristocrática e agrária monopolizava o poder militar, político e religioso, enquanto as atividades mercantis tinham pouca importância.
	a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
 
Ref.: 201609091870	
 Código de referência da questão.3a Questão
As cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
	possuíam princípios religiosos antagônicos.
 Certo	eram politicamente autônomas.
	possuíam uma organização econômica solidária.
	mantinham política comum.
	estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
 
Ref.: 201609028862	
 Código de referência da questão.4a Questão
Observe as proposições abaixo e levando em consideração a história dos gregos. Marque a sequência de afirmativas veradeiras.
I. A Polis, a mais célebre instituição grega era o centro religioso, político e econômico do distrito que a cercava. Os habitantes do território, exceto os servos, escravos, estrangeiros e mulheres, eram cidadãos;
 II. Na Grécia Antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos jogos olímpicos;
 III. Em Esparta os pais não eram livres para educar seus filhos. Quando nascia, a criança era levada, examinada e, se fosse saudável, ordenavam que fosse criada. Se possuísse compleção frágil, era atirada domonte talgeto;
 IV. A guerra do Peloponeso foi uma luta comandada pelas cidades estados de Esparta e Corinto contra a hegemonia da confederação de Delos liderada por Macedônios.
	Apenas I e IV
 Certo	Apenas I, II e III
	Apenas II e IV
	Apenas II, III e IV
	Apenas III e IV
 
Ref.: 201609598224	
 Código de referência da questão.5a Questão
Analise as afirmativas abaixo sobre o mundo políade: I. A palavra polis não significa que houvesse entre as cidades gregas uma unidade política. Dessa forma, cada polis poderia adotar uma forma de governo diferente. II. Os gregos trabalhavam com a ideia de que viver em liberdade significava uma existência ordenada dentro de uma comunidade governada por um código estabelecido e respeitado. III. O caso ateniense se difere da realidade de outras poleis pelo estabelecimento de um governo democrático, implementado por Sólon no século VI. Está(ão) correta(s):
	Somente a afirmativa II.
 Certo	As afirmativas I e II, somente.
	Somente a afirmativa I.
	As afirmativas I e III, somente.
	Somente a afirmativa III.
 
Ref.: 201609028944	
 Código de referência da questão.6a Questão
Das altenativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade grega, durante a Antiguidade, é:
	participação das mulhres nas atividades produtivas e na vida política;
	organização das atividade produtivas sob coordenação do Estado;
	sujeição dos camponeses ao Estado, detentor da maioria das terras férteis;
 Certo	formação de cidades-estados, independetes umas das outras.
	crença na vida após a morte, resultando na mumificação dos corpos;
 
Ref.: 201609091695	
 Código de referência da questão.7a Questão
Sobre a sociedade e os sistemas políticos da Grécia antiga, é correto afirmar: 
I - Diferentemente da vizinha Atenas, a cidade de Esparta adotava uma forma de governo conhecida como oligarquia ou diarquia.
II - Com Péricles, a democracia ateniense foi ampliada; porém seu governo também foi marcado pelo auge do escravismo.
III - Desejando expandir seu sistema político, Atenas submeteu Esparta e Tebas e deu aos habitantes dessas duas cidades os mesmos direitos conferidos aos atenienses.
IV- Durante o governo de Péricles, os cidadãos atenienses, independentemente da situação econômica de cada um, deveriam participar das assembléias e decisões de governo.
V - No século V a. C., as conquistas militares de Alexandre Magno expandiram o domínio político de Atenas até a Península Itálica.
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas.
	Estão corretas as afirmativas II, IV, V
	Estão corretas as afirmativas I, III e V.
	Estão corretas as afirmativas III, IV, V
 Certo	Estão corretas as afirmativas I, II, IV
	Estão corretas as afirmativas II, IV
 
Ref.: 201609035703	
 Código de referência da questão.8a Questão
O filme 300 de Zack Sinyder, baseado na HQ Os 300 de Esparta de Frank Miller, apesar de ser uma produção ficcional, marcada pela licença poética, destaca aspecto histórico singular da cultura da Grécia Antiga, encontrado nos relatos de Heródoto, datados de mais de dois milênios atrás. Dentre os aspectos da cultura grega, ligados a educação, podemos destacar: (Questão adaptada de concurso público municipal)
	
A prática da eutanásia era uma cerimônia religiosa imposta pela cidade-Estado, uma vez que os meninos que nasciam com defeitos físicos não poderiam se tornar guerreiros, e não teriam lugar nem função na sociedade espartana.
	
A educação das crianças espartanas era semelhante: meninos e meninas eram acostumados a suportar a fome, o cansaço e a dor; os exercícios físicos de corrida, salto, lançamento de dardo e disco, dentre outros, desempenhavam um papel muito importante para o condicionamento do guerreiro e da mulher capaz de procriar filhos vigorosos e sadios.
 Certo	
O objetivo da educação espartana era a formação de bons soldados; por isso, a tutela dos meninos era exercida pela cidade-Estado, que priorizava as rígidas práticas de educação física condicionamento à dor, destreza, agilidade, resistência às intempéries em detrimento das questões éticas e dos valores da sociedade.
	
A educação espartana, baseada na disciplina e na valentia, dava menor importância ao estudo dos poemas épicos de Homero, Ilíada e Odisséia e dos cantos guerreiros de Tirteu e deixava de lado os ensinamentos filosóficos de Sócrates, Platão e Aristóteles.
	A educação ateniense era a mistura de elementos espartanos e clássicos. Pautado na ação do Pedagogo que era o responsável por ensinar as artes da guerra e os ensinamentos platônicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando