Buscar

ATIVIDADE.PROCESSO.CIVIL.II.coisa.julgada (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
PROCESSO CIVIL II – Procedimento Comum
Aluno: _____________________________________ Matrícula: _______________________
 Trabalho manuscrito; Realizado individualmente; Alertar para responder com letra legível, mas que seja do aluno; Entrega no dia da avaliação A 2; responder na folha pautada do caderno.
1 - Inicialmente realize a leitura do Recurso Especial 363.889, após elabore texto de no mínimo quatro laudas expondo os principais pontos do acórdão enviado anexo ao exercício.
 
Após responda os questionamentos abaixo:
2 - A ação para investigação e reconhecimento de paternidade que é concluída sem análise de DNA pode ser revista, mesmo nos casos em que é reconhecida a coisa julgada. Com base neste entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu Recurso Especial e retratou julgamento que reconheceu a coisa julgada em uma investigação concluída sem o exame. Foi aplicado ao caso o entendimento do Supremo Tribunal Federal que em 2011, durante o julgamento do Recurso Extraordinário 363.889, sob o instituto da repercussão geral, admitiu a relativização da coisa julgada nas ações em que não foi possível determinar a existência de vínculo genético. A - Assim conceitue as espécies de coisa julgada, apresentado suas diferenças. B - Informe quando é possível a relativização da coisa julgada. C - Por fim, fundamente juridicamente a sua opinião em favorável ou desfavorável acerca do RE 363.889/STF (Mínimo de duas laudas).
O maior enganado é aquele que engana a si próprio. (Ralph Waldo Emerson)

Continue navegando