Buscar

Introdução ao estudo da Anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Objetivos específicos de cada assunto referente ao livro de Anatomia Humana Básica
Autores: Dângelo e Fattini
Introdução a anatomia
Qual conceito de anatomia em sentido amplo e em sentido restrito??
Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e desenvolvimento dos seres organizados. A Anatomia (Ana = em partes; tomia = cortar) em suma, é o estudo pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas. E anatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudo anatômico do ser humano pelas ciências radiológicas.
Cite os sistemas e os aparelhos do organismo:
O corpo humano é composto pelos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, endócrino e sensorial que, agrupado convenientemente, formam os aparelhos locomotor e urinário.
Conceitue o normal em Anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade:
Para o anatomista, normal é puramente uma conceituação estatística, já para o médico, é o que é sadio ou com saúde, não doente. Variação anatômica, são as diferenças morfológicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto, traga prejuízo funcional para o indivíduo. Anomalia, é uma perturbação funcional do padrão anatômico que perturba a função de indivíduo ou de um sistema. E a monstruosidade, é quando a anomalia e muito acentuada, incompatível com a vida.
Cite os fatores gerais de variação anatômica:
Idade, sexo, raça, biótipo e evolução.
Defina BIÓTIPO:
São caracteres herdados ou adquiridos pelo indivíduo.
Descreva as características morfológicas dos vários tipos de Biótipo.
Brevilínio: é o indivíduo baixo e forte, com o tronco prevalecendo sobe os membros, é o tipo pícnico com os seus contornos bem arredondados e grandes cavidades corporais. 
Longilíneo: é o indivíduo alto magro, com os membros prevalecendo sobre o tronco, é o tipo leptossômico. 
Normilíneo: é o indivíduo atlético que mostra proporções intermediarias entre os dois tipos referidos, apresenta o ângulo de encontro entre costelas e apêndice xifoide.
Defina “Nomenclatura Anatômica”:
Conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes.
Cite os princípios fundamentais da Nomenclatura Anatômica usados para designar estruturas do corpo humano, exemplificando-os:
Cada estrutura deve ser designada por um único termo, que os termos da lista oficial sejam em latim, mas cada país tem a liberdade de traduzi-los para sua própria língua, que os termos sejam de fácil memorização, e que os nomes das pessoas não sejam empregados.
Cite as abreviaturas utilizadas em Anatomia, para os termos gerais:
a. - artéria; aa. - artérias; fasc. - fascículo; gl, - glândula; lig. - ligamento; ligg. - ligamentos; m. - músculo; mm. - Músculos; n. - nervo; nn. - nervos; r. - ramo; rr. - ramos; v. - veia; vv. - veias.
Cite as partes constituintes do corpo humano:
Cabeça, pescoço, tronco e membros.
Descreva a "Posição de Designação Anatômica" no homem e nos mamíferos quadrúpedes:
Posição bípede ou ortostática, face voltada para frente, olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas da mão voltada para frente, membros inferiores unidos com as pontas dos pés voltadas para frente. E nos animais, sua posição ordinária em pé.
Descreva os "planos de delimitação e secção" do corpo humano:
Plano mediano: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades iguais direita e esquerda.
Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda. 
Plano Frontal(coronal): são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior. 
Planos transversos (axial): planos horizontais que dividem o corpo em partes superior e inferior.
Cite os Eixos do corpo humano descrevendo seu trajeto:
Eixo héteropolar sagital (antero-posterior) unindo o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal onde, suas extremidades, não tocam em porções correspondentes e eixo longitudinal (crânio-caudal) unindo o centro do plano cranial ao centro do plano podálico (ou caudal nos quadrúpedes) sendo também héteropolar; e eixo homopolar transversal (latero-lateral) unindo o centro do plano lateral direito ao esquerdo onde, suas extremidades se tocam em pontos correspondentes do corpo.
Defina os termos de posição e direção: medial, lateral, mediano, superior, inferior, anterior, posterior, ventral, dorsal, caudal, médio, intermédio, distal, proximal, interno, externo, cranial, superficial , e profundo:
Medial - algo que está próximo ao plano mediano ou em local medialmente em relação a outro órgão próximo (mais a direita ou mais a esquerda); 
Lateral - algo que se encontra mais próximas das laterais direita ou esquerda ou em relação a outro órgão; 
Mediano - algo que se encontra medianamente colocado na mesma linha mediana ou seja, no plano mediano ou sagital; 
Superior - algo que pode estar em alinhamento transversal mais próxima do eixo cranial (superior) em relação ao eixo caudal (inferior) no alinhamento longitudinal ou crânio-caudal; 
Inferior - algo que pode estar em alinhamento transversal mais próxima do eixo caudal (inferior) em ralação ao eixo cranial (superior) no alinhamento longitudinal ou crânio-caudal; 
Anterior - algo que se encontra situada próxima ao plano ventral ou anterior em relação ao plano dorsal ou posterior; 
Posterior - algo que se encontra situada próxima ao dorsal ou posterior em relação ao plano ventral ou anterior; 
Ventral e Dorsal - Ver anterior e posterior; 
Caudal - algo que pode estar em alinhamento transversal mais próxima do eixo caudal (inferior) em ralação ao eixo cranial (superior) no alinhamento 
longitudinal ou crânio-caudal;
Médio - estrutura que se situe entre duas outras em outros planos; 
Intermédio - Algo que se situe entre dois pontos referenciais localizados lateralmente ou transversalmente; 
Distal - parte que se encontre mais distante da raiz do membro; 
Proximal - parte que se encontra mais próxima da raiz do membro; 
Interno - parte de algo que se encontra voltada para dentro ou situado internamente em relação a outra; 
Externo - parte de algo que se encontra voltada para fora ou situado externamente em relação a outra; 
Cranial - algo que pode estar em alinhamento transversal mais próxima do eixo superior (cranial) em relação ao eixo inferior (caudal) 
no alinhamento longitudinal ou crânio-caudal; 
Superficial - parte mais externa;
Profundo - parte mais interna;
Defina os princípios de construção do corpo humano: Estratificação, antimeria, metameria e paquimeria, e cite exemplos:
Estratificação - É o princípio segundo o qual, o corpo humano é constituído por camadas (extratos) que se superpõe reconhecendo-se uma estratimeria ou estratificação (Ex.: a pele é a camada mais externa, a tela subcutânea mais internamente e etc.;)
Antimeria - são as metades bilaterais (direita e esquerda) do corpo humano que são semelhantes e denominadas de antímeros;
Metameria - Trata-se da superposição no sentido longitudinal de segmentos semelhantes e cada segmento sendo um metâmero (Ex.: coluna e arcos costais); 
Paquimeria - É o princípio no qual o segmento axial do corpo humano é dividido esquematicamente de dois tubos ou paquímeros (ventral e dorsal).
Demonstre, com exemplos, que a simetria bilateral é apenas aparente:
As hemifaces de um indivíduo não são idênticas; a altura dos ombros e o comprimento dos membros inferiores e superiores a direita e esquerda nem sempre são idênticas e etc...

Outros materiais