Buscar

direito constitucional trajetoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é direito constitucional?
Podemos defini-lo como ramo do direito público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. Como esses princípios e normas fundamentais do estado compõe o conteúdo das constituições, podemos afirmar que o direito constitucional é a ciência positiva das constituições.
Qual é o objeto do direito constitucional?
O direito constitucional tem por objeto as normas fundamentais da organização do estado.
Conteúdo cientifico
É divido em 3: direito constitucional positivo ou particular; direito constitucional comparado e direito constitucional geral.
Direito constitucional positivo é o que tem por objeto o estudo dos princípios e normas de uma constituição concreta, de um estado determinado.
Direito constitucional comparado cujo objeto é o estudo teórico do direito constitucional positivo de vários estados, destacando as singularidades e contrastes entre eles.
Direito constitucional geral – delineia uma serie de princípios, de conceitos e de instituições que acham em vários direitos positivos ou em grupos deles para classifica-los e sistematiza-los numa visão unitária. É constituído pelo próprio direito constitucional, seus objetos, seu conteúdo, suas relações, suas fontes, a evolução do constitucionalismo dentre outras coisas. 
Qual o conceito de constitucional?
É o conjunto de normas que organizam os elementos constitutivos do Estado.
Constitucionalismo moderno:
A idade moderna não estava aberta para concepção de uma constituição, pois almejam poder econômico e politico, nessa época a burguesia tinha um elo muito forte com a monarquia constituindo assim os primeiros estados absolutistas monárquicos, o que foi um fato muito importante pois deu inicio a dois princípios fundamentais, a noção de territorialidade e a afirmação da soberania no poder estatal.
Nessa época tivemos dois marcos simbólicos: 
A independência dos estados unidos em 1787 pois junto a essa independência foi criada a constituição nos eua que vigora ate os dias atuais.
Revolução Francesa em 1791 – diferente da constituição dos estados unidos, na frança foi necessária um revolução, afirmando que so haveria constituição se fossem assegurados os direitos dos cidadãos criando assim a declaração dos direitos dos cidadãos que posteriormente se tornou o preambulo para a constituição francesa. Nessa época tivemos também a criação do código de napoleão que deu origem a todos os outros códigos existentes.
As grandes contribuições do constitucionalismo MODERNO foram:
1) poder constituinte (poder do povo);
2) afirmação do direito escrito / constituição;
3) rigidez constitucional;
4) afirmação de um Estado de direito / império da legalidade constitucional / processo de jurisdicização do Estado;
5) afirmação da legalidade como expressão da vontade popular;
6) afirmação do princípio da democracia representativa;
7) afirmação da dignidade da pessoa humana.
O brasil possuiu dois códigos civis: o de 1916 e o de 2002
Carta constitucional: foi criada em 1826 pelos portugueses representou um compromisso entre a doutrina da soberania nacional, adoptada sem restrições pela Constituição de 1822, e o desejo de preservar os direitos régios
Direito natural: é considerado como os princípios do direito, tendo as suas primeiras manifestações entre os filósofos gregos, tendo como principais características a imutabilidade e a estabilidade
Direito positivo: é o conjunto de regras que regem a vida social de determinado povo no direito positivo tudo se submete a constituição, inclusive a lei, tornando assim a constituição a supremacia, fazendo com que todos os artigos, códigos ou atos que firam a constituição se tornem inconstitucionalizados.
Evolução politico constitucional do brasil 
1808 – chegada da família real no brasil, fazendo com que o mesmo deixasse de ser uma colônia e passasse a ser uma nação.
1882 – grito de independência, que faz com que o brasil se torne livre de Portugal
1824- criação da primeira constituição, o que faz com que o brasil tenha suas próprias leis 
1891 – criação da segunda, uma constituição ortogada, imposta; nessa constituição são Paulo e minas gerais visavam a ocupação da presidência da republica, criando assim a politica do café com leite.
1935 – criação da terceira constituição também ortogada imposta por Getulio Vargas.
1937 – criação da quarta constituição ortogada de caráter faxista, sendo uma copia da italiana, também imposta por getulio vargas, neste foi feito a implementação da ditadura do novo estado.
1946 – primeira constituição promulgada, democrática, sendo esta a quinta constituição 
1967 – sexta constituição, também ortogada
1969 – sétima constituição ortogada
1988 – oitava constituição sendo esta promulga e a que é estabelecida ate os dias atuais. Seus primeiros 17 artigos são a base dos direitos fundamentais.
A constituição de 1988 possui cláusulas pétreas que não podem ser mudadas por emendas constitucionais, apenas pela criação de uma nova constituição.
Pessoa humana – é todo ser humano que nasce com vida
Pessoa jurídica – é uma entidade que reúne pessoas e patrimônio com uma finalidade, seja pra prestar um serviço, produzir um bem ou vender um produto.
Pessoa natural – é o ser humano capas de direitos e obrigações na espera civil 
Pessoa anômala - A pessoa jurídica pode se encontrar desprovida de personalidade própria, apesar de sua aparente existência regular, São entidades despersonalizadas entre outras: Sociedade de fato: entidade constituída sem registro no cartório. Sociedade irregular: sociedade com vício de constituição. Ex: objeto social ilícito.

Outros materiais