Buscar

texto sobre desenvolvimento motor das crianças

Prévia do material em texto

FIQUE LIGADO
DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 
Inicialmente quando nos preparamos para desenvolver uma modalidade seja ela qual for com crianças e adolescentes focamos apenas na atividade que iremos propor, principalmente se essa atividade é atrativa, legal ou se os alunos irão gostar de realiza-la, sem dar a devida atenção ao que essas atividades irão realmente proporcionar aos alunos no seu desenvolvimento. Esse é um dos principais erros que cometemos em não planejar corretamente os conteúdos a serem abordados com os alunos, não os relacionando com a fase do desenvolvimento e crescimento, bem como não os relacionando com os objetivos de aprendizado, da modalidade circo.
Ao pensar no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, deve estar claro que as crianças mais novas não têm o mesmo perfil dos adolescentes e que isso influencia na maneira como você ira elaborar e reger uma aula. Os aspectos cognitivos, afetivos e motores sofrem grandes diferenças nas diferentes fases de vida de uma pessoa. A prática de atividades físicas seja qual for ela, se aplicada corretamente, é um grande aliado no processo de desenvolvimento pois ele agrega valores afetivos importantes, colabora para o aprimoramento cognitivo e é determinante, principalmente para o desenvolvimento motor.
Alguns autores como gallahue, ozmun e goodway (2013) dividem o crescimento e desenvolvimento em fases, apontando que a infância vai dos 2 aos 10 anos de idade e que a adolescência parte dos 10 anos de idade até a fase adulta, aos 18 anos. Para cada uma dessas fases são apresentadas algumas características especificas importantes para que o planejamento e elaboração das aulas sejam adequados. 
A infância é dividida em período inicial, de 2 a 6 anos de idade e período final, dos 6 aos 10 anos de idade. Já a adolescência é o período de transição da infância para a vida adulta que se inicia, na maioria das vezes, após os 10 anos de idade e não tem uma idade fixa para o seu final, pois depende de diversos fatores como a puberdade e a dependência familiar. 
As crianças do período final da infância já aparecem com certo nível de desenvolvimento motor básico em um estagio mais maduro, ou seja, ela apresenta maior controle dos movimentos fundamentais como locomoção, estabilização e manipulação. Essa crianças ainda estão em um estagio inicial para os movimentos especializados, ou seja para movimentos mais complexos e que somam as habilidades básicas com os movimentos específicos das atividades do circo. Elas apresentam ainda, no aspecto motor, grande dificuldade na coordenação mão-olho ou pés-olhos. no aspecto cognitivo e afetivo, as crianças na fase final da infância apresentam algumas características especificas que devem ser relevadas na hora do desenvolver os conteúdos das atividades. Entre elas podemos destacar a falta de concentração apresentadas em atividades com longa duração, a dificuldade de compreender uma orientação sem que veja alguém realizando essas ação antes, além da dificuldade em tomar decisões sem que haja qualquer orientação prévia. Há uma divergência de interesses entre os meninos e as meninas no final da infância, também há uma dificuldade de relacionamento quando exposta a grandes grupos de crianças, pois apresentam comportamento agressivo e inadequado para o convívio em grupo. Em geral, nesta etapa do desenvolvimento as meninas estão em um estágio mais avançado do que os meninos.
DICA: Ao perceber a dificuldade das crianças em compreender uma orientação deve-se entender que ela não tem uma capacidade abstrata tão desenvolvida. Para isso há a necessidade de o professor demonstrar a atividade que será executada, para que então, as crianças consigam executá-las.
Ao passar da infância para adolescência, algumas características das crianças começam a sofrer grandes alterações, sendo que aparentemente as alterações físicas são as mais perceptíveis, uma vez que a criança começa a apresentar um aumento significativo na estatura, peso e nas capacidades físicas. A diferença que havia entre meninos e meninas passam a ser menores, ate o final da adolescência quando os meninos começam a apresentar maior destaque nas capacidades físicas. No aspecto afetivo, inicialmente, os adolescentes estão em fase de transição para autoconhecimento e compreensão. Na adolescência, os meninos e meninas iniciam o processo de transição das habilidades fundamentais para a fase das habilidades especializadas que tem como objetivo o aperfeiçoamento das habilidades fundamentais e a combinação entre essas habilidades para atender as demandas das modalidades circenses, de uma forma mais especifica. DICA: UM EXEMPLO DE MOVIMENTO ESPECIALIZADO NO CIRCO É O MORTAL, NO QUAL ELE COMBINA OS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS DE LOCOMOÇÃO(CORRER E SALTAR) E A COORDENAÇÃO MOTORA (AGRUPAR JOELHOS) DENTRE OUTROS MOVIMENTOS.
O processo pelo qual os adolescentes passam a evoluir e aperfeiçoar as habilidades especializadas são realizados em três momentos: estagio de transição, de aplicação e de utilização. 
O estagio de transição, como o próprio nome diz, é o momento inicial da aquisição das habilidades especializadas, quando as crianças que estão passando a adolescência começam a testar novas experiências. 
O estagio de aplicação é um momento de autorreflexão do adolescente no qual ele começa a perceber qual é a modalidade pela qual ele tem mais afinidade e quais são suas dificuldades no desenvolvimento de cada modalidade especificamente. 
No estagio de utilização, que pode iniciar na metade da adolescência e se caracteriza pela continuidade ate o final da adolescência e vida adulta, tem como principal característica o aperfeiçoamento técnico de todas as habilidades. 
Essas etapas nem sempre são respeitadas pelos os professores durante o desenvolvimento físico das crianças e adolescentes, elas acabam sendo preteridas pela necessidade de apresentar resultados de destaques. Muitas vezes, esse processo acaba limitando as possibilidades de desenvolvimento das crianças.
Para garantir a participação de todas as crianças nas aulas de circo, e necessário promover atividades prazerosas para os alunos, para garantir seu interesse no desenvolvimento das atividades circenses, o professor poderá elaborar brincadeiras a partir dos fundamentos básicos das atividades do circo, ou das habilidades motoras necessárias para realizar as atividades. Por meio de brincadeiras as crianças desenvolvem as técnicas do circo. 
Sem medo de errar! 
 Essa pesquisa trouxe muitos esclarecimentos em relação ás fase do desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes, você pode compreender a importância de entender esse processo pois ele ira fazer toda diferença na elaboração de suas aulas. Com esse conhecimento você será capaz de oferecer aos seus pequenos alunos uma formação completa para o seu desenvolvimento. Lembre-se de que as crianças têm comportamentos diferenciados, não apresentando bom relacionamento em grupos grandes com muitas crianças, e também são impacientes em exercícios de longa duração ou que a deixem muito tempo de intervalo entre uma ação e outra. FAÇA VALER A PENA SEU AMOR POR ENSINAR! BUSCANDO CADA DIA MAIS CONECIMENTOS!
 Pesquisa feita por: Cassia G Mendes Cursando Educação Física
Estudos feitos a partir de leituras dos autores: GALLAHUE,D.L; OZMUN compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos.

Continue navegando

Outros materiais