Buscar

metro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
	Em muitos casos e aplicações, tolerância geométrica mostra-se mais eficiente do que a tolerância dimensional, pois determina exatamentecomo a peça deve ser depois defabricada. Dessa forma a peça aproxima-se cada vez mais do modelo ideal.
	Durante a fabricação ocorrem alguns erros provocando alterações na peça. As causas desses erros geométricos podem ser várias: /tensão residual interna, falta de rigidez do equipamento, perda do gume cortante da ferramenta, força excessiva provocada pelo processo de fabricação, velocidade de corte inadequada e suportes não adequados para ferramentas.
	Todos esses desvios devem encaixar-se dentro da margem de tolerância a fim de não prejudicar o funcionamento do conjunto, aqueles materiais que estiverem fora da faixa de tolerância serão descartados. Sendo assim podemos definir que tolerâncias geométricas são variações permissíveis do erro de forma ou posição no momento de fabricação dapeça.
	O objetivo deste trabalho consiste em apresentar e justificar as tolerâncias geométricas necessárias ao projeto de um torninho mecânico. O torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução

Continue navegando