Buscar

casos concretos de civil VI- direito das sucessões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Direito
Disciplina:Direito Civil VI
Professora:
Aluno: 
A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores responda o seguintes casos concretos:
1º (PC-MG 2011¬ Delegado-adaptada) Moisés, falecido em 2010, era casado com Yara, sob regime da comunhão parcial de bens , Durante o casamento, os cônjuges não adquiriram bens. O casal teve dois filhos, Ênio e Laylla. Ênio teve três filhos (A, B e C) e faleceu e, 2005 . Layla teve dois filhos (D e E) e renunciou a herança de seu pai Moisés. O Patrimônio deixado por Moisés foi totalmente adquirido antes do casamento. Como deverá ser distrobuida a herança deixada por Moisés? Explique sua resposta. R= Será distribuida entre Yara e os netos estes herdeiros por cabeça na forma do art.1832 CC- Em concorrencia (art.1829) caberá ao conjuge quenhão igual ao dos que sucederem por cabeça, não podendo a sua quota sér inferior á quarta da herança, se for ascendente do herdeiros com que concorre.
2º (FGV¬OAB Unificado 2011-adaptada) Heitor, solteiro e pai de dois filhos também solteiros (Roberto, com trinta anos de idade, e Leonardo, com vinte e oito anos de idade), vem a falecer, sem deixar testamento. Roberto, não tendo interesse em receber a herança deixada pelo pai, a ela renuncia formalmente por meio de instrumento público. Leonardo, por sua vez, manifesta inequivocamente o seu interesse em receber a herança que lhe caiba. Sabendo-se que Margarida, mãe de Heitor, ainda é viva e que Roberto possui um filho, João, de dois anos de idade. Roberto poderia renunciar à herança? Explique sua resposta identificando os efeitos da renúncia de roberto caso esta seja possivel. R= Sim, uma vez que esse é um direito dado a todo e qualquer herdeiro(art,1806 CC); quanto aos efeitos: a transmissão não é feita em relação a roberto(art.1804,§ Único ,CC); a parte que caberia a Roberto será acrescida a Leonardo(1810,CC),que lhe dá a totalidade da herança de Roberto; quanto a João esta não poderá herdar de Heitor em concorrência com leonardo, em razão de não poder haver representção de renunciante(1811,CC) João so herdaria na hipótese da renúncia de Lonardo. Quanto a Margarida, esta também não poderá herdar, uma vez que deve ser respeitada a ordem de vocação hereditária prevista no art.1829,CC.
3º (TJ-MG 2009 – adaptada) José, solteiro e sem deixar descendentes e ascendentes, falece, deixando a inventariar a quantia de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Duas irmãs lhe sobrevivem, bem como duas sobrinhas e um sobrinho neto (filho de uma sobrinha pré-morta), assinalando-se que esses sobrinhos descendem de um irmão pré-morto de José. De que forma será distribuída a herança de José? Explique sua resposta.R=as irmãs de José e as filhas do irmão pré-morto, estas por representação. O sobrinhoneto não herdará. A herança será dividida em 3 (três) partes iguais. As irmãs do falecido herdam por cabeça e as sobrinhas por estirpe.
4º (FGV – OAB Unificado 2010 – adaptada) Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, Sérgio faleceu, deixando uma filha Catarina. No mês de julho de 2010, faleceu Joaquim. O único parente vivo de Joaquim era seu irmão, Rubens. A quem deve ser destinada a herança de Joaquim? Explique sua resposta. R=Nesse caso a herança de joaquim deverá ficar com seu irmao na forma do art.1789 a 1829 do CC.

Continue navegando