Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM SERVIÇO SOCIAL AULA 3 PARTE 2

Prévia do material em texto

AULA 3 PARTE 2
	1a Questão
	
	
	
	O Estatuto do Idoso institui e regulamenta instrumentos de controle social sobre as Políticas Públicas para a pessoa Idosa, dentre esses instrumentos podemos apontar:
		
	
	Delegacias seccionais
	
	Conselhos Tutelares
	
	Seminários Temáticos
	 
	Conselhos de Direitos
	
	Fóruns Fiscalizadores
	
	 
	Ref.: 201608585551
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São diretrizes da Política Nacional do Idoso I. Viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, proporcionando-lhe integração às demais gerações; II. Implementar o sistema de informações que permita a divulgação da política, dos serviços oferecidos, dos planos e programas em cada nível de governo; III. É assegurado através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.
		
	
	Apenas a III
	
	Apenas a II
	
	Apenas a I
	
	As assertivas II e III
	 
	As assertivas I e II
	
	 
	Ref.: 201608589669
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto do Idoso se destina a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a:
		
	
	65 (sessenta e cinco) anos
	 
	60 (sessenta) anos.
	
	60 (sessenta) anos para mulheres e 65 (sessenta e cinco) para homens
	
	70 (setenta) anos
	
	Entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco ) anos, dependendo Município
	
	 
	Ref.: 201608591463
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	5. Sobre o Programa Farmácia Popular considere as afirmativas: I. É um programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. II. O Ministério da Saúde adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e os disponibiliza nas farmácias a preço de custo. III. Todos os medicamentos são disponibilizados gratuitamente, conforme indicação da Reforma Sanitária Está correta:
		
	
	As assertivas II e III
	 
	As assertivas I e II
	
	Apenas a I
	
	Apenas a III
	 
	Apenas a II
	
	 
	Ref.: 201608589673
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Lei Orgânica de Assistência Social estabelece alguns critérios para a concessão do Beneficio de Prestação Continuada, dentre os quais podemos citar:
		
	
	Residir em território de vulnerabilidade social
	
	Idade mínima de 60 (sessenta e cinco) anos
	 
	Passar por perícia médica e social a cada ano
	 
	Renda mínima per capita de 1/4 do salário mínimo
	
	Ser autônomo nas atividades cotidianas
	
	 
	Ref.: 201608591471
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) considere as alternativas: I. É um benefício da política de assistência social e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a previdência social. II. É um benefício individual, não vitalício e intransferível. III. Assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade. Está correta:
		
	
	Apenas a III
	
	As assertivas I e II
	
	Apenas a I
	 
	As assertivas I, II e III
	
	Apenas a II
	
	 
	Ref.: 201608591468
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Benefício de Prestação Continuada (BPC) baseia-se no seguinte artigo constitucional:
		
	
	A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
	 
	A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
	
	A garantia de um quarto salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
	
	A garantia de meio salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
	
	A garantia provisória de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
	
	 
	Ref.: 201608585550
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O trecho: ¿regulamentou normas para os direitos sociais dos idosos, estabelecendo integração, autonomia, participação efetiva como instrumento de cidadania¿ Refere-se a
		
	
	Estatuto da Pessoa acima de 60 anos
	
	Política de Saúde da Pessoa Idosa
	 
	Benefício de Prestação Continuada
	 
	Política Nacional do Idoso
	
	Artigo 230 da Constituição Federal de 1988

Continue navegando