Buscar

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II Questões Leticia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II 
1) O programa Bolsa Família, o benefício de prestação continuada e o programa de atenção integral a família são programas pertinentes a qual proteção?
R: proteção social básica
2) "As respostas endereçadas a esses tipos de questão também apresentam modificações, se comparadas com as que prevaleceram até vinte anos atrás. Os antigos mecanismos de proteção social, desenvolvidos por meio de políticas sociais públicas, que pretendiam concretizar direitos de cidadania, estão desintegrando-se. Hoje, em lugar do compromisso governamental com o pleno emprego, com políticas sociais universais e com o provimento de mínimos sociais como o direito de todos, predominam políticas sociais residuais, casuais, seletivas ou focalizadas na pobreza extrema, como forma de amenizar impactos desagregadores e destrutivos da nova questão social" (PEREIRA, 1999, p. 47). O trecho citado refere-se às transformações pelas quais o capitalismo passou com a crise dos anos 70. Sobre esse processo é correto afirmar:
R: O Estado deixa de por em prática mecanismos universais d e proteção social e passa a focalizar a sua ação para a pobreza extrema. 
3) ¿ A instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social. Ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa. Importa ressalta que o assistente social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um trabalho combinado ou de um trabalho coletivo que forma uma grande equipe de trabalho. Sua inserção na esfera do trabalho é parte de um conjunto de especificidades que são acionadas conjuntamente para realização dos fins das instituições empregadoras , sejam empresas ou instituições governamentais (Iamamoto, 1999, p. 68)¿. Com base na leitura do trecho acima, assinale a alternativa correta:
R: A reestruturação produtiva e o Estado neoliberal interferem - por exemplo - no trabalho profissional ao precarizarem as relações de trabalho e ao diminuírem os gastos públicos para as áreas sociais.
4) O chamado padrão de acumulação flexível é caracterizado pelo:
R: Financerização da economia, precarização das relações de trabalho e terceirização.
5) O conhecimento da realidade, em sua complexidade, objetiva:
R: Saber diferenciar o trabalho material do trabalho imaterial e o processo de extração de mais-valia relativa.
6) O novo momento do Capitalismo se caracteriza por uma acumulação de capital em que a produção é desvalorizada em detrimento da extração de mais valia através especulação financeira, o que se distancia das relações de trabalho do período:
R: Fordista
7) É utilizado pelo assistente social em seu trabalho e não pode ser analisado e aplicado isoladamente, mas, deve ser articulado ao projeto ético-político da profissão. A frase refere-se à qual categoria da profissão? Assinale a correta:
R: Instrumentalidade.
8) A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como :
R: Política Pública.
9) A expansão do mercado nos processos econômicos e sociais, a partir do final dos anos 70, provocou mudanças nas manifestações das questões . Tais mudanças ocorrem de forma diferenciada, mais acabam deflagrando situações comuns em âmbito mundial, tais como: I. A precarização do trabalho; II. Aumento da pobreza e da exclusão social; III. Erosão dos direitos sociais IV. A expansão do mercado formal.
R: I,II, III estão corretas.
10) . ¿Os novos padrões de acumulação do capital caracteriza- se pelo investimento na especulação financeira-rentista refém do mercado de capitais, o que afeta a economia mundial. Neste modelo quem ganham são os s grupos de operadores ou especuladores privados, que vivem do lucro de transações financeiras puras, sem qualquer compromisso com a produção. O aumento do número de trabalhadores desempregados provoca um aumento da :
R: Pobreza e desemprego estrutural.

Continue navegando