Buscar

anatomia luz

Prévia do material em texto

Pegar o que perdi 
Timo
Livro do grey
A artéria tireoide anterior partem os ramos tímicos para irrigação do lobo tímico. Os dois lobos tireóide anterior e torácica. 
Drenagem venosa: se faz pelas veias tímicas que são tributárias da veias torácicas internas e veia braquiocefálica, veias tireóideas. 
Retirando o timo 
Obeservando o mediastino médio e o mediastino superior: 
Mediastino médio é preenchido pelo coração, revestido por pericárdio (saco cardíaco estrutura fibrosa, lisa, brilhante, de aspecto leitoso que representa a lamina do pericárdio)e superiormente tem vasos sanguíneos, vasos sanguíneos da base, veia cava superior tributa no átrio direito, um segmento da aorta ascendente e arco da aorta projeta o vasos menores no espaço mediastino superior vasos são troncobraquiocefálico, artéria carótida comum esquerda. 
Acima traqueia, posterior a traqueia esôfago. Tireóide localizada no mediastino superior atípico. 
Nervos transitando em parte do mediastino superior e inferior: um dos nervos tem origem no encéfalo (nervo craniano o nervo vago, décimo par de nervo craniano) realiza inervação do coração, o segundo origem cervico (vai em direção a cúpula do diafragma, chama nervo frénico, realiza inervação do diafrag) nervo vago transita posteriormente, frênico lateralmente levando em posição o pericard. Além da sintopia do vago e frênico tem vasos que irrigam e estão distribuídos na superfície do pericárdio, e se projetam em direção ao diafragma.
Artérias e veias pericárdicos frênicos: realizam irrigação do pericárdio e diafragma. 
Veia cava superior, artéria aorta, troncobraquioencefálico, carótida comum esquerda. O posterior que inerva o coração
Ligamento que fixa pericárdio no diafragma: ligamento pericárdico frênico. 
Abrindo o saco cardíaco observando o coração: 
Revelam os vasos e estruturas da base. 
A aorta tronco pulmonar, são visíveis quando retira parte do saco cardíaco. Ventriculo direito na face esterno costal e esquerdo lateral e posterior.
Predomínio do lado direito do coração, na imagem esterno costal. 
Estruturas importantes: linfonodos mediastinais, linfonodos frênicos, linfonodos hilaris porque estão no espaço do hilo, tem os linfonodos traquiobronquias e linfonodos mediastinais superiores (quase transito com a região mediastinal) sintopia com vaso tributário da veia cava superior. O vaso é a veia braquiocefálica (membro superior e cabeça). Tem duas veias braquiocefálicas direita e esquerda. 
Retiramos o coração: 
Seccionamos a base e observamos o pericárdio. Os vasos da base do coração são: grande circulação artéria aorta, pequena circulação : tronco pulmonar, o sangue que chega venoso que entra pelo átrio direito, veia cava superior e inferior, e átrio esquerdo, pelas veias pulmonares, vasos seccionados. 
 obs: seios são areas que o pericardio segue e dobra, fundo cego reflexão do pericárdio, onde dobra forma estrtura sacular, seio obliquo espaço entre as veias, delimitadas pelas veias pulmonares e veia cava inferior, segundo seio, inferior tronco pulmonar e arteria aoarta passam, seios transverso permite comunicação. 
Timo não observa adulto e sim gordura partinica e vestígios do timo.
Ápice do coração esta livre, a movimentação do órgão exige certa, garantem 
Dissecação da cavidade torácica do lado esquerdo. O corte paramediano, observa o mediastino médio, arcos. O pulmão esquerdo removido. 
Nervo vago desce ao trajeto. Vasos em sintopia com nervo frênico : veias e artéria pericárdico frênico. 
Componente paralelo a coluna vertebral é um componente do sistema nervoso autônomo, é o tronco simpático. Outros vasos sanguieos paralelos medialmente são vasos que drenam o sangue venoso da caixa torácica. 
Na face intercostal tem vasos: artérias e veias intercostais internas e externas.
Veia azigo: lado direito, não tem simetria. Sintopia com vago tributário da veia cava superior
Veia hemiazigo: lado esquerdo (tributário da veia cava superior) tributando espaço entre ediculo e hilo pulmonar. Nervo vago com aorta.
Intercostal tributário com azigo. 
Nervo vago em sintopia com .. posterior no espaço mediastino médio.
Tronco simpático paravertebral
Frênico
Vago
Hemi azigo e azigo para medianos
Frênico com pericárdico frênico. 
 Escrito no slide.
Posterior para anterior:
Mostrando mediastino médio, superio
Indentificas arteria aorta. Nervo vago abraça o arco da aorta do lado esquerdo, e do lado direito abraça o tronco braquiocefalico. 
Transita no espaço intercostal: arteria intercostal, veia, nervo intercostal. 
Origem da arteria intercostal: artéria aorta. 
Nervo intercostal: tem origem na medula espinhal.
Estrutura verde: principal vaso linfático, ducto torácico anterior ao corpo vertebral
Hemiazigo tributa na azigo do lado 
Intercostais do lado esquerdo e lado direito
Cadeia nervosa para mediana componente do sistema nervoso autônomo: tronco simpático. 
Vasos se combinam com a 
Ramo para cima e para baixo– nervo larnigeo recorrente não esta em sintopia com a orta e sim com o tronco braquiocefálico.
do lado esquerdo: nervo laríngeo recorrente esquerdo ramo do vago. Segue para inversação da aorta e esôfago.
Inervação da arteria aorta: plexo aórtico
Inervação do esôfago: plexo esofágico.
Inervação do coração: plexo sanguíneo cardíaco. Parassimpático . 
O tronco simpático é responsável pelas estruturas
 Obs: o tronco simpático é uma cadeia nervosa paramediana, que comunica–se diretamente com as raízes dos nervos espinais e da origem ao nervo esplâncnico maior e nervo esplâncnico menor, nervo esplâncnico imo(o menor de todos) todos para inervação visceral.

Continue navegando