Buscar

ATIVIDADE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADES DOCTUM – UNIDADE SERRA
CURSO PSICOLOGIA
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA– ATIVIDADE 01 – 2017/2
Prof. Eduardo Miranda mirandapsi@gmail.com
TEXTOS BASE: SCHULTZ, D. P. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 
RESPONDA AS QUESTÕES (individualmente ou em duplas)
Quais os principais pontos da influência de Darwin na psicologia?
 A influência de Darwin sobre a psicologia é norteada pela sua crença fundamental que os seres humanos evoluíram de seres inferiores. Isso faz com que, em sua estrutura fundamental, o ser humano seja sempre visto apenas como um animal e nada, além disso. Darwin reconhece que temos uma consciência centrada no cérebro, mas isso não implica na existência nem de uma alma ou de um espírito,para Darwin, como o ser humano, não possui uma alma e sua consciência não vai além do seu próprio cérebro, assim o comportamento humano pode ser entendido observando e estudando o comportamento dos outros animais.De acordo com Darwin o medo que o homem sente de Deus e do inferno são irracionais e devem ser desafiados. Além disso, as coisas mais importantes nessa vida são a auto estima e o bem estar que os seres humanos devem desfrutar.
O que é Eugênia? 
 É um termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. A Eugênia tinha o objetivo de incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade e desencorajar o nascimento de inaptos. Ciência que busca pesquisar o processo de aprimoramento genético da espécie humana. Teoria que preconiza a sua aplicação.
Qual a contribuição de Galton para o desenvolvimento dos testes mentais?
O grande pioneiro na utilização de métodos estatísticos para o estudo das diferenças e heranças humanas de inteligência. Utilizava questionários e pesquisas para coletar dados sobre as comunidades humanas, obtendo assim, informações genealógicas e biográficas. Na sua teoria as pessoas de muito talento deveriam ser selecionadas e cruzadas com outras também de grande capacidade intelectual, com isso, após vários cruzamentos surgiria uma raça humana extremamente talentosa. Galton deu origem ao conceito dos testes mentais. Ele acreditava que a inteligência poderia ser medida com base na capacidade sensorial individual, ou seja, as pessoas mais inteligentes teriam os sentidos mais aguçados.
Qual a visão apresentada no livro Princípios de Psicologia, de William James?
 O livro abordou temas diversos como o fluxo da consciência(conceito introduzido por James), a vontade e as emoções. Embora inclua diferentes abordagens e métodos, James declarou que Princípios de Psicologia é uma obra derivada do método da introspecção. Assim, o autor utiliza diferentes experiências próprias para ilustrar conceitos psicológicos, como a atenção e a consciência. 
Resuma brevemente a teoria das emoções de William James. 
Um dos capítulos mais influentes dessa obra diz respeito às emoções. Nele, James expõe sua teoria, que as emoções são conseqüências, e não causas, das reações fisiológicas associadas a ela: “O senso comum diz, nós perdemos algo, ficamos tristes e choramos; nós encontramos um urso, nos assustamos e corremos; somos insultados por um rival, ficamos bravos e atacamos. A hipótese a ser defendida aqui é que essa sequência está incorreta... que nós nos sentimos tristes porque choramos bravos porque atacamos, e com medo porque trememos”. James defendia que é conceitualmente impossível imaginar uma emoção como a culpa sem suas claras conseqüências fisiológicas, como as lágrimas, dores no peito e falta de ar.
Comente brevemente a contribuição de James McKenn Cattell para o desenvolvimento dos testes psicológicos. Qual a relação das guerras com o surgimento da aplicação de testes em grupo? 
 James McKeen Cattell é uma figura importante na psicologia graças à pesquisas sobre a inteligência, o uso de métodos quantitativos e seu enfoque na criação da psicologia como ciência legítima. Cattell mais tarde foi demitido de seu cargo na Universidade de Columbia por sua oposição pública ao envolvimento dos EUA na Primeira Guerra Mundial. Ele mais tarde ganhou uma ação judicial contra a universidade e, com o dinheiro que recebeu dos tribunais fundou a Psychological Corporation, com Eward L. Thorndike e Robert S. Woodworth. A corporação foi uma das maiores criadoras e administradoras de testes mentais. 
Qual a natureza da revolta da Gestalt?
Tratava-se de mais um protesto contra a psicologia wundtiana, um testemunho adicional da importância das idéias de Wundt como inspiração para pontos de vista opostos e como base efetiva a partir da qual 	lançar novos sistemas de psicologia. 
Quais as dificuldades que a Gestalt enfrentou em sua expansão fora da Alemanha?
Em seu ataque à instituição wundtiana, a rebelião gestaltista teve como foco primordial um dos aspectos da obra de Wundt: seu atomismo ou elementarismo. Os psicólogos gestaltistas consideravam o pressuposto wundtiano da condição fundamental dos elementos sensoriais e fizeram disso o alvo de sua oposição. Os psicólogos da Gestalt aceitavam o valor da consciência, mas criticavam a tentativa de analisá-la em elementos; os comportamentalistas se recusavam até a reconhecer a existência da consciência para a psicologia. Além disso, acusavam os wundtianos de afirmar que a nossa percepção dos objetos consiste apenas na acumulação ou soma de elementos em grupos ou coleções. 
Quais as contribuições de Kurt Lewin para o surgimento da psicologia social?
Para Kurt Lewin, o estudo de pequenos grupos constituía uma opção estratégica que permitiria, em um futuro imprevisível, esclarecer e tornar inteligível a psicologia dos macro-fenômenos de grupos. O principal conceito de Lewin é o do espaço vital, que ele define como sendo a totalidade dos fatos que determina o comportamento do indivíduo num certo momento. Suas pesquisas e seus trabalhos vão servir desde o início para esclarecer e elucidar a dinâmica de fenômenos de grupos. Lewin desenvolveu a pesquisa-ação tentando com ela dar conta de dois problemas levantados pela sociedade em sua época: os problemas sociais e a necessidade de pesquisa. Fez isso, pois nem sempre a pesquisa social pode ser levada para os laboratórios.
O que é psicologia evolucionista? Resuma brevemente. 
A Psicologia evolucionista, Psicologia evolutiva,é a ciência que busca explicar, graças aos mecanismos universais de comportamento, o porquê das ações dos seres humanos,propõe explicar características mentais e psicológicas - tais como memória,percepção,ou linguagem como adaptações, e portanto, a mente pode ser melhor entendida à luz da evolução humana. Assim a mente é resultado da seleção natural e seleção sexual. A psicologia evolucionista tenta explicar 	os universais humanos e seu valor adaptativo.
A psicologia evolutiva tem suas raízes na psicologia cognitiva e na biologia evolutiva. Ela também deve muito à ecologia comportamental, à inteligência artificial, à genética, à etologia, à antropologia, à arqueologia, à biologia e à zoologia. A psicologia evolutiva é fortemente ligada à sociobiologia mas há diferenças fundamentais entre elas incluindo a ênfase em mecanismos específicos de domínio em vez de gerais, a relevância de medidas de adaptabilidade (fitness) e a preferência pela psicologia sobre o comportamento. Muitos psicologistas evolutivos, contudo, argumentam que a mente consiste tanto de mecanismos específicos quanto gerais. Muito da pesquisa em sócio-biologia é agora conduzida no campo da ecologia comportamental. 
O termo psicologia evolutiva foi provavelmente cunhado por Ghiselin em seu artigo na Science de 1973. Jerome Barkow, Leda Cosmides e John Tooby popularizaram o termo em seu influente livro de 1992, The Adapted Mind: Evolutionary Psychology and The Generation of Culture. A psicologia evolutiva tem sido aplicada a muitos camposde estudo, tais como e Economia, o Direito, a Psiquiatria, a Política, a Literatura e o Sexo.