Buscar

QUESTÃO 2

Prévia do material em texto

CURRICULOS E PROGRAMAS – EXERCICIOS 2
QUESTÃO 01
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), elaborado nos anos 1980 e respaldado posteriormente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece como responsabilidade da União a avaliação do rendimento escolar em nível nacional. Para Franco e Bonamino (2001, p. 15), o objetivo do SAEB é:
Escolha uma:
a. “realizar um diagnóstico da situação de aprendizagem social dos alunos.”
b. “proporcionar uma comunicação diária com a família através da agenda escolar, bilhetes e até mesmo pelo caderno.”
c. “gerir e organizar informações sobre a qualidade, a equidade e a eficiência da educação nacional.”
d. “elencar estatísticas contundentes que possam gerar os perfis dos estudantes.”
Conteúdo:
Formação dos educadores e sua atuação no processo curricular O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), elaborado nos anos 1980 e respaldado posteriormente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece como responsabilidade da União a avaliação do rendimento escolar em nível nacional. Para Franco e Bonamino (2001, p. 15), o objetivo do SAEB é “gerir e organizar informações sobre a qualidade, a equidade e a eficiência da educação nacional”. Página 73.
e. “promover uma avaliação externa e em larga escala da educação em todos os estados do Brasil.”
Questão 2
Texto da questão
Quando analisamos a Educação Infantil e o Currículo, devemos tomar a criança como ponto de partida da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolve o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, o brincar, o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a vida é algo que se experimenta por inteiro (FARIA, 1999). A organização e estruturação do Currículo na Educação Infantil compreendem dois eixos de experiências. Quais são eles?
Escolha uma:
a. Orientação intrapessoal; Formação social;
b. Formação pessoal e social; Conhecimento do mundo;
c. Currículo formal; Currículo oculto;
d. Linguagem Corporal; Relacionamento pessoal;
Conteúdo:
Direito de ser criança. Quando analisamos a Educação Infantil e o Currículo, devemos tomar a criança como ponto de partida da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolve o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, o brincar, o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a vida é algo que se experimenta por inteiro (FARIA, 1999). A organização e estruturação do Currículo na Educação Infantil compreendem dois eixos de experiências:
Formação pessoal e social;
Conhecimento do mundo. Página 54.
e. Conhecimento de carreira; Orientação pessoal;
Questão 3
Texto da questão
Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e pelos objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. A criança é agora capaz de:
Escolha uma:
a. Perceber que o campo perceptual se impõe sobre o campo do significado;
b. Deixar de modificar o seu campo perceptual;
c. Desenvolver um importante processo psicológico para a criança - o processo de realização efetiva;
d. Modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual;
Conteúdo:
Direito de ser criança. Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e pelos objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. A criança é agora capaz de:
Modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual. Página 54 e 55.
e. Adentrar o mundo adulto sem correr o risco de imaginar e criar situações novas.
Questão 4
Texto da questão
A construção de uma pedagogia para a Educação Infantil enfatiza o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal, além do direito de ir à escola e aprender de forma mais sistematizada. Esse caminho busca a superação da dicotomia entre tratamento-assistência, que ainda vigora em muitas instituições de ensino especializado. Assim, educar significa:
Escolha uma:
a. Cuidar da criança, substituindo sua família sempre que necessário, incentivando-a a brincar e ter uma infância saudável;
b. Ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar “apenas” a desenvolver capacidades;
Conteúdo:
Direito de ser criança. Educar significa:
propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Cuidar significa: ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver capacidades (RCEI, 1998, p. 23-24). Página 53 e 54.
c. Propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural;
d. Formar pequenos cidadãos preparados “apenas” para o futuro, com os valores bem claros de respeito ao próximo e o pleno exercício da cidadania.
e. A construção de uma pedagogia efetiva que enfatize o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal. O que se pretende é a formalidade da questão;
Questão 5
Texto da questão
Com a aprovação do FUNDEB, a Educação Infantil passa a contar com uma política de financiamento, o que até então não existia. Pesquisas nacionais indicam que o acesso a esse nível de educação tem efeito positivo no desempenho dos alunos em testes de proficiência. Araújo (2006) mostra que, no Brasil, as crianças que iniciam seus estudos já na pré-escola têm, em média, um desempenho escolar melhor. Além disso, o autor destaca que a grande maioria dos alunos que iniciam os estudos após a primeira série do Ensino Fundamental não chegam ao terceiro ano do Ensino Médio, devido ao alto índice de repetência para esse grupo. Com base no enunciado é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. As crianças que iniciam seus estudos mais cedo apresentam um melhor desempenho escolar e estão dentre os índices que conseguem concluir o Ensino Médio.
b. A grande maioria das crianças que iniciam os estudos após a primeira série do Ensino Fundamental apresentam em geral as mesmas condições para concluir o Ensino Médio.
Conteúdo:
Direito de ser criança. No Brasil, as crianças que iniciam seus estudos já na pré-escola têm, em média, um desempenho escolar melhor em relação às crianças que não tiveram acesso a este nível de ensino, sendo assim, estão entre os índices que conseguem concluir o Ensino Médio. O índice de repetência e desistência é maior entre os alunos que não frequentaram a pré-escola. Página 52.
c. A educação infantil ou o pré-escolar em nada influenciam o desempenho nos anos seguintes, pois a base da educação não é assim tão importante.
d. Pesquisas nacionais indicam que o acesso ao nível de educação (pré-escolar) não tem influência no desempenho dos alunos em testes de proficiência.
e. Pesquisas mostram que o acesso das crianças na EducaçãoInfantil, pré-
Questão 6
Texto da questão
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), elaborado nos anos 1980 e respaldado posteriormente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece como responsabilidade da União a avaliação do rendimento escolar em nível nacional. Nesse sentido é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O objetivo do SAEB “é fiscalizar os recursos financeiros da educação nacional”, no Ensino Fundamental e Médio, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º ao 3º ano, das redes públicas e privadas de Ensino.
b. O objetivo do SAEB “é avaliar a capacidade de desempenho dos docentes que atuam na educação”, uma vez que se os alunos apresentam baixo rendimento e níveis de aprendizagem inferiores às expectativas, a responsabilidade é exclusivamente dos professores e gestores escolares.
Conteúdo:
A formação dos educadores e educadoras e sua atuação no processo curricular. O objetivo do SAEB “é gerir e organizar informações sobre a qualidade, a equidade e a eficiência da educação nacional”, no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) das redes públicas e privadas de Ensino. Página 75.
c. O objetivo do SAEB “é gerir e organizar informações sobre a qualidade, a equidade e a eficiência da educação nacional”, no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) das redes públicas e privadas.
d. O objetivo do SAEB “é apenas organizar informações sobre a qualidade da educação Municipal”, no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) das redes públicas e privadas de cada município.
e. O objetivo do SAEB “é somente informar sobre a equidade da educação Estadual”, no Ensino Médio, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 1º e 3º anos, das redes Públicas de Ensino.
Questão 7
Texto da questão
Os projetos de trabalho, em uma perspectiva interdisciplinar, têm como finalidade relacionar conhecimentos de diferentes áreas, de maneira a propiciar às crianças a possibilidade de fazer múltiplas relações, estendendo sua ideia sobre um determinado tema e até mesmo a formação de conceitos, costumes e valores culturais básicos para a vida em sociedade. Nos projetos de trabalho é essencial que as crianças, os professores e as professoras saibam pesquisar, interpretar e busquem o entendimento dos diversos problemas que os cercam. Os professores devem criar um clima de curiosidade e de prazer com o conhecimento, de modo que as crianças se envolvam de forma apaixonada com as experiências, com os objetos e materiais pedagógicos utilizados. Quais são as características gerais destes projetos de trabalho? Assinale a alternativa correta:
I- Forma de aprendizagem em que se leva em conta que todas as crianças podem aprender e encontram um papel para desempenhar;
II- Cada percurso é singular e é trabalhado com diferentes tipos de informações;
III- Percurso por um tema problema que facilita a análise, a inter-pretação e a crítica;
IV- O professor ensina a escutar e a aprender por meio da vivência com os outros;
V- Predominância da atitude de cooperação; o professor é um aprendiz e não um especialista.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas;
b. Apenas a I, II e V estão corretas;
Conteúdo:
O planejamento de projetos e a importância da mediação das professoras e dos professores. As características gerais dos projetos de trabalhos são:
forma de aprendizagem em que se leva em conta que todas as crianças podem aprender e encontram um papel para desempenhar; cada percurso é singular e é trabalhado com diferentes tipos de informações; percurso por um tema problema que facilita a análise, a inter¬pretação e a crítica; o professor ensina a escutar e a aprender por meio da vivência com os outros e predominância da atitude de cooperação; o professor é um aprendiz e não um especialista. Página 63.
c. Apenas a II, IV e V estão corretas;
d. Todas alternativas estao incorretas;
e. Somente alternativa I está correta;
Questão 8
Texto da questão
Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e por objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. A criança é agora capaz de modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual. Baseando-se nas colocações de Vygotski podemos afirmar que: O brincar é, portanto, uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois, por meio das brincadeiras, elas podem ampliar algumas competências importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Diante dessa temática avalie as asserções apresentadas abaixo:
I-Brincando as crianças descobrem e refletem sobre a realidade da cultura na qual vivem, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais.
II-Nas brincadeiras as crianças podem extrapolar a realidade e transformá-la por meio da imaginação.
III-A origem do processo do brincar se localiza naquilo que a criança conhece e vivencia; é apoiada nesse conhecimento que ela elabora e reelabora situações de sua vida cotidiana.
IV-Nas brincadeiras as crianças vivenciam a realidade, não podendo transformá-la por meio da imaginação;
V-Refletindo sobre suas relações com situações e papéis e os vivenciando, a criança toma consciência de si e do mundo, construindo significados sobre a realidade;
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas a I e II estão corretas;
b. Apenas a I e IV estão corretas;
c. Apenas a I, II, III e V estão corretas;
Conteúdo:
Direito de ser criança. Brincando as crianças descobrem e refletem sobre a realidade da cultura na qual vivem, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais. Nas brincadeiras as crianças podem extrapolar a realidade e transformá-la por meio da imaginação. A origem do processo do brincar se localiza naquilo que a criança conhece e vivencia; é apoiada nesse conhecimento que ela elabora e reelabora situações de sua vida cotidiana. Refletindo sobre suas relações com situações e papéis e os vivenciando, a criança toma consciência de si e do mundo, construindo significados sobre a realidade. Página 55.
d. Apenas a III e V estão corretas;
e. Todas as alternativas estão corretas;
Questão 9
Texto da questão
A construção de uma pedagogia para a Educação Infantil enfatiza o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal e o direito de ir à escola e aprender de forma mais sistematizada. Esse caminho busca a superação da dicotomia entre tratamento-assistência que ainda vigora em muitas instituições de ensino especializado. Assim, educar significa:
Escolha uma:
a. Adequar todas as crianças e realidades a um modelo único de educação, pois, isso possibilitará uma educação mais igualitária e justa com as diferenças que constituem sociedade.
b. Tomar a criança como ponto final da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolva o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, o brincar, o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a educação ocorre através da transmissão das experiências.
c. Auxiliar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver capacidades e habilidades relacionadasapenas com o ato do brincar, pois as crianças conseguem aprender somente sozinhas através das brincadeiras.
Conteúdo:
Direito de ser criança. Educar significa:
propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Páginas 53 e 54.
d. Propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
e. Impor limites e regras rígidas, noções de organização, obediência, pois muitas crianças são oriundas de famílias desestruturadas, dessa forma cabe a escola, educar essas crianças, impondo-lhes os valores morais e éticos necessários para conviver em sociedade.
Questão 10
Texto da questão
Segundo Vygotsky (1987), no princípio da vida da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e pelos objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. Partindo dessa ideia analise as asserções a seguir:
I.Esse processo tem implicações importantes no desenvolvimento da criança, particularmente naquilo que se refere à construção de significados sobre o mundo que a cerca.
II.Podemos afirmar que, para as crianças, um pedaço de madeira se torna um cavalo e, com ele, ela pode galopar para outros universos.
III.A criança é capaz de modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual.
IV.Quando a criança cria sua narrativa de faz de conta, extrai os elementos de sua criação das experiências reais vividas anteriormente, combinando esses elementos ela produz algo novo.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são incorretas.
b. II e III.
Conteúdo:
Direito de ser criança. Todas as asserções são verdadeiras visto que o processo tem implicações importantes no desenvolvimento da criança, particularmente naquilo que se refere à construção de significados sobre o mundo que a cerca. A criança é capaz de modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual. Para as crianças, um pedaço de madeira se transforma em um cavalo e, com ele, ela pode galopar para outros universos. Nesse sentido a criança cria sua narrativa de faz de conta, extrai os elementos de sua criação das experiências reais vividas anteriormente, combinando esses elementos ela produz algo novo. O brincar é, portanto, uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois, por meio das brincadeiras, elas podem ampliar algumas competências importantes, tais como:
a atenção, a imitação, a memória, a imaginação etc. Página 54 e 55.
c. II e IV.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e IV.

Continue navegando