Buscar

Resumo AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA: O senso comum é um tipo de conhecimento, que geralmente se relaciona com mitos e crenças de uma determinada cultura, e que passa de geração para geração dentro de uma sociedade (em alguns casos a ciência concorda com o senso comum). O pensamento científico também é um tipo de conhecimento, contudo, é feito de maneira metódica e comprovável, tem como base estudos e experimentos que seguem uma série de etapas e não possui interferência cultural ou mítica. Entre os casos de convicções equivocadas do senso comum temos: tomar leite e comer manga, ao mesmo tempo, pode causar dores e até a morte; deixar o calçado com a sola para cima pode causar dores a mãe do dono do tênis, chinelo, sapato, etc. 
R: Essa complexidade existe, pois, as ciências sociais tem como objeto de estudo o desenvolvimento humano e tudo aquilo que o influencia. Logo, está relacionada a uma base de estudo complexa que envolve cultura, política, sociedade entre outros aspectos sociais. 
R: Foi utilizado o método etnográfico, que consiste no estudo de um objeto cultural através do contato do antropólogo. A base desse tipo de pesquisa é o trabalho de campo que deve ser feito através da coleta, análise, exploração e convivência prolongada do antropólogo com o objeto de seu estudo, que pode ser uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social.
R: O relativismo cultural é uma forma de observação de uma cultura, mas para que seja válida, o observador tem que ser neutro, deixando de lado sua própria visão cultural e etnocêntrica. O relativismo também ensina que a formação cultural de um indivíduo depende de vários fatores, como o fator étnico, geográfico, econômico e social. 
R: O multiculturalismo é um fenômeno que consiste na existência de várias culturas em um mesmo local (país, estado, cidade). É muito comum atualmente e muitas vezes estimulado pelo Estado, contudo, a intolerância dificulta a convivência entre essas culturas. O Canadá ,a Austrália e o Brasil são países onde o multiculturalismo é evidente. 
R: A nossa constituição federal defende, em mais de um artigo, todas as formas de cultura e suas práticas. Festivais de música também são formas de valorização, pois abraçam vários tipos de música. É muito comum haver uma tenda de música eletrônica 
em festas destinadas ao forró ou ao sertanejo, por exemplo. 
R: As sociedades “não inglesas” eram vistam como menos evoluídas em todos os aspectos, sejam eles sociais, econômicos e principalmente culturais. Como justificativa da neocolonização, foi usado justamente esse pensamento de missão civilizatória do homem branco, que deveria ajudar outros povos a se tornarem mais ingleses e, consequentemente, evoluídos.
R: O etnocentrismo juntamente com o darwinismo social, foram utilizados para embasar os atos ingleses. Eles diziam, que por serem mais evoluídos deveriam dominar e prosperar no lugar de outros povos menos desenvolvidos. Esse ideal foi usado, largamente, como justificativa para mascarar as reais intenções imperialistas e expansionistas europeias.
R: Comte viveu em uma época com inúmeras revoluções, como a Francesa por exemplo, e em meio a elas, percebeu através dos seus estudos, que havia um padrão no desenvolvimento das sociedades e que ele ocorria em alguns estágios. Depois de maior aprofundamento, concebeu uma ciência que estudaria a sociedade através de parâmetros científicos e denominou-a “física social”, que depois foi descrita como “sociologia”. 
R: O primeiro estado é o Teológico, onde a sociedade é guiada através de um Deus ou vários Deuses, e ele é a causa de tudo que acontece diretamente ou indiretamente. O segundo estado é o Metafísico, nele a sociedade é guiada através de ideais ou preceitos abstratos, como a justiça, a liberdade, a honestidade. O terceiro é o positivo ou científico, Comte considerava que este era o último e mais evoluído estágio e nele a sociedade era desenvolvida através de métodos e estudos científicos objetivos.

Continue navegando