Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS aula 3

Prévia do material em texto

1.
		Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:
	
	
	
	 
	Multiculturalismo
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Cientificismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Monoculturalismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre o relativismo cultural é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	É um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade.
	
	
	Observação do sistema cultural em questão sem nenhum preconceito.
	
	 
	São características biológicas que determinam as diferenças culturais de cada povo.
	
	
	Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente.
	
	 
	O princípio do relativismo cultural decorre de um vasto conjunto de fatos, obtidos ao se aplicar nos estudos etnológicos as técnicas que nos permitiram penetrar nos sistemas de valores subjacentes às diferentes sociedades.
	
	
	
		
	
		3.
		Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001) - Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos". Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de:
	
	
	
	
	Anomia
	
	
	Relativismo cultural
	
	 
	Etnocentrismo
	
	
	Funcionalismo
	
	
	Diversidade cultural
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		"O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única". (LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 21). De acordo com as contribuições da antropologia para a compreensão da cultura, podemos concluir que:
	
	
	
	
	os antropólogos contemporâneos defendem a superioridade cultural de alguns povos como forma de promover a harmonia social.
	
	 
	ao adotar a postura do relativismo cultural, os antropólogos buscam compreender a lógica de vida dos grupamentos humanos.
	
	
	a antropologia é uma ciência etnocêntrica, pois não reconhece a diversidade cultural presente nas sociedades humanas.
	
	
	a globalização implica na padronização cultural e na superação de antigos conflitos entre as diferentes culturas humanas.
	
	
	a cultura é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois as diferenças humanas são biologicamente determinadas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e, ao analisar a discriminação de grupo em relação a outro que é considerado inferior por diferenças em hábitos, vestuário ou postura, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
	
	
	
	
	Relativismo cultural
	
	 
	Etnocentrismo
	
	
	Alteridade
	
	
	Diversidade cultural
	
	
	Universo sociocultural
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A ANTROPOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL QUE OBSERVA A CULTURA DAS MAIS DIVERSAS CULTURAS DA HUMANIDADE. SOBRE O ETNOCENTRIMO PODEMOS AFIRMAR:
	
	
	
	
	É A FORMA DE ANÁLISE IMPARCIAL DAS MAIS DIVERSAS SOCIEDADES APARENTE NA HUMANIDADE.
	
	
	É A COMPREENSÃO DO OUTRO COMO IGUAL, OBSERVANDO QUE TODAS AS CULTURAS DA HUMANIDADE ESTÃO DISPOSTAS PELA PERSPECTIVA DA GLOBALIZAÇÃO CULTURAL.
	
	 
	OCORRE QUANDO UM GRUPO ÉTNICO CONSIDERA-SE SUPERIOR AO OUTRO, SEM PERCEBER AS SINGULARIDADES QUE COMPÕEM A CULTURA DO DIFERENTE.
	
	
	MÉTODO PARA REALIZAR A DESCRIÇÃO DE SIGNIFICADOS QUE CARACTERIZAM UM DETERMINADO GRUPO.
	
	
	CARACTERIZA-SE PELA COMPREENSÃO DA CULTURA DO OUTRO COMO DIFERENTE, TODAS DISPOSTAS DENTRO DE UM MESMO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO CULTURAL.
	
	
	
		
	
		7.
		(Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como "Um príncipe em Nova York" e "Ace Ventura: um maluco na África"; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação "O Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
	
	
	
	
	A sociedade e a economia.
	
	 
	O exotismo e as culturas.
	
	
	A diversidade e a política.
	
	
	A história e a natureza.
	
	
	O comércio e o ambiente.
	
	
	
		
	
		8.
		Duas novas tentativas de homicídio - uma contra um pai de santo e a outra contra um membro da religião afro - foram registradas pela Comunidade Tradicional de Terreiro da Cidade de Manaus, como mais dois casos de violência atribuída à intolerância religiosa e homofobia em Manaus. Com esses, sobe para sete o número de ataques a pais de santo e frequentadores de terreiros na cidade nos últimos quatro meses. (Publicado no Jornal A Crítica, de Manaus, em 18/02/2014). As atitudes de violência descritas no texto acima revelam uma clara repulsa e intolerância dos praticantes das agressões, com as práticas religiosas e culturais dos grupos que foram alvo dos ataques. A partir da abordagem antropológica da cultura, estas ações podem ser definidas como:
	
	
	
	
	relativistas.
	
	 
	etnocêntricas.
	
	
	egocêntricas.
	
	
	bárbaras.
	
	
	heréticas.

Continue navegando