Buscar

ELEMENTOS PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO TRÂNSITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELEMENTOS PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO TRÂNSITO
A melhoria da mobilidade urbana ajuda na efetividade de políticas sociais, isto é, significa facilitar o acesso aos equipamentos básicos e na igualdade de oportunidades para as pessoas. Ou seja, por exemplo não adiantaria abrir hospitais com atendimento gratuito sem que haja transporte público para levar a esses hospitais. 
A elaboração de políticas públicas para mobilidade urbana sustentável parte dos 3 princípios básicos do desenvolvimento sustentável: a proteção ambiental, a sustentabilidade econômica e a justiça social. Isso significa atuar no equilíbrio das necessidades humanas com a proteção do meio ambiente.
1. Sustentabilidade ambiental
Na dimensão da sustentabilidade ambiental, busca-se por incentivar a participação dos modos coletivos de transporte ou não motorizados na matriz de deslocamentos modais. Eles apresentarem emissões poluentes per capita muito menores em comparação com automóveis ou motocicletas. É por isso que em cidades onde há maior percentual de viagens com o transporte público, bicicletas e a pé, apontam menores níveis de poluição atmosférica e sonora. 
É reconhecido que com a inovação tecnológica e programa de controle de poluição, se tenha alcançado uma maior eficiência nos automotores, fazendo com que as emissões por quilômetro percorrido tenham diminuído. Mas ainda é necessário alterações tecnológicas, como carros híbridos, ou a busca por novas matrizes energéticas, como combustíveis mais limpos, para uma maior sustentabilidade ambiental no sistema de mobilidade urbana.
Além disso, é importante também um melhor aproveitamento do espaço urbano. Cidades com grandes vazios urbanos, por serem espraiadas e/ou de baixa densidade demográfica, possuem viagens extensas de locomoção e em conjunto do não atendimento em escala adequada dos transportes de massa, acarretam numa dependência do transporte motorizado individual sendo problema no ponto de vista da poluição ambiental e sonoro como também do uso do espaço urbano.
Adensando áreas mais próximas dos centros econômicos e de corredores de transporte ajuda no melhor aproveitamento do espaço urbano, diminuindo assim as emissões de poluentes e de ruído pelo desenvolvimento das condições de mobilidade na cidade.
2. Sustentabilidade econômica
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2194.pdf
http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/politicas_sociais/ensaio5_alexandre12.pdf

Continue navegando