Buscar

trabalho sobre controladoria

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Carlos Gabriel Rodrigues dos Santos
Camila Maria Tavares Piccinin
Daiane Gomes Gonçalves
Flávia Cristina Viola e Silva
Luana Brasil de Souza da Costa
Talita Oliveira Carneiro
O Papel
 da
 Controladoria
São Paulo
2018
Carlos Gabriel Rodrigues dos Santos
Camila Maria Tavares Piccinin
Flávia Cristina Viola e Silva
Daiane Gomes Gonçalves
Luana Brasil de Souza da Costa
Talita Oliveira Carneiro
O Papel
 da
 Controladoria 
São Paulo
2018
Epígrafe
"Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa."
Peter Drucker
Sumário
Epígrafe..................................................................03
Introdução...............................................................05
Origem da Controladoria........................................06
Funções da Controladoria ......................................07
Importância no Ambiente Físico e Jurídico...........08 á 10
Conclusão..............................................................11
Bibliografia.............................................................12
Introdução
A controladoria é uma área da Ciência Administrativa e Contábil que tem como objetivo atuar na consultoria e assessoria de empresas e pessoas para melhor aproveitamento destas na tomada de decisões que visam como atingir seus objetivos, visões e metas. Na prática o papel do controller, ou controlador é atuar fora da hierarquia institucional, ou de departamentos da empresa como agente consultivo e contratado para orientar as medidas que serão tomadas dentro das organizações, podendo atuar na contabilidade, finanças, orçamentos, planejamento, etc. A execução da controladoria é de extrema importância na área administrativa, pois suas funções a direcionam para a última e mais decisiva parte do processo, sendo elas as funções de: Planejamento, Organização, Direção e por fim Controle.
A origem da Controladoria
 
A controladoria surgiu no século XX em grandes corporações norte-americanas, fortemente influenciadas por fatores que marcaram o desenvolvimento industrial daquela época:
- Verticalização;
- Empresas com controle centralizados;
- Diversificação;
- Grupos atuando em segmentos diversos do mercado;
- Expansão geográfica;
- Inicio da globalização dos mercados.
 O crescimento conglomerado exigia, por parte dos acionistas e gestores, um controle central em relação aos departamentos e divisões que rapidamente se espalhavam nos Estados Unidos e em outros países, assim nasceu a controladoria.
 Pode-se dizer que a verticalização, diversificação e expansão geográfica das organizações e o consequente aumento da complexidade de suas atividades, aliados as tendências de descentralização das tendências das empresas, exigiram a ampliação das funções do controller (executivo incumbido de controlar ou verificar as contas) bem como o surgimento desta figura, também, nas diversas divisões das organizações, além do lotado na administração local da companhia.
Apesar das atribuições ao controller nas organizações, a literatura não tem apresentado uma nítida definição a controladoria e seu surgimento.
Funções da Controladoria 
Tem por finalidade auxiliar na área de atuação onde podemos exercer os conhecimentos numa gestão organizacional. Temos as principais funções e suas respectivas missões:
Informação: compreende os sistemas contábil-financeiro-gerenciais;
Motivação: refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento;
Coordenação: visa centralizar informações com vista à aceitação de planos. O Controller toma conhecimento de eventuais inconsistências dentro da empresa e assessora a direção, sugerindo soluções;
Avaliação: interpreta fatos, informações e relatórios, avaliando os resultados por área de responsabilidade, por processo, por atividades.
Planejamento: assessora a direção da empresa na determinação e mensuração dos planos, tem o intuito de alcançar os objetivos almejados.
Acompanhamento: verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos.
O pressuposto de pesquisa a ser empregado deverá ser capaz de captar as principais características da função da controladoria da forma como ela é percebida na prática. Mas ele deverá ser suficientemente flexível para comportar novos conhecimentos e sugestões de composição para a função da controladoria, sendo que os progressos desta devem ser integráveis na prática. (HORVÁTH, 2006) Portanto essas funções são constatadas em toda organização, estando praticamente no dia a dia da controladoria para elevar a efetividade da entidade. Enfim, esse controle se transformou num excelente plano estratégico num mercado cada dia mais rigoroso e competitivo.
 Verifica-se que diante da gama de funções, convém ressaltar que há diversos tipos de empresas, que possuem funções específicas.
Verifica-se que diante da gama de funções, convém ressaltar que há diversos tipos de empresas, que possuem funções específicas. Em suma, a Controladoria deve analisar, revisar, planejar sempre e deve prestar-se para a contínua assessoria, no sentido de contribuir para o aprimoramento da empresa. 
Importância no Ambiente Físico e Jurídico 
Contabilidade da pessoa Física 
Um contador especialista em pessoas físicas geralmente atua como consultor e, como o contador empresarial, precisa se envolver no negócio do seu cliente e conhecer todas as variáveis. Para atuar nessa área, o profissional precisa estar ciente que seu campo de atuação será bem menor, mas, por outro lado, a pressão tende a diminuir na mesma proporção. A maioria desses profissionais compõe sua carteira de clientes mesclando pequenas empresas e pessoas físicas, justamente para diversificar e aumentar seu negócio, a contabilidade pode ajudar as pessoas na organização de sua vida financeira, direcionando para a busca da melhor alternativa na utilização de seus recursos. Ela permite uma análise dos dados possibilitando a qualquer pessoa entender e relacionar seus bens e direitos com suas obrigações, e através do planejamento poupar para a evolução do seu patrimônio, tais como: 
• Elaboração e entrega da declaração de ajuste anual de pessoa física. 
• Assessoria para recebimento e remessas para exterior 
• Calculo ganho de capital 
• Declaração BACEN
 • Calculo de imposto de rendimento de PF – Carnê Leão. • 
Assessoria e representação á intimações e processos da receita federal. 
O futuro financeiro pessoal não deve ser confiado à sorte, à proteção do governo ou à empresa em que se trabalha. É muito importante garantir a sobrevivência futura, com dignidade e conforto. E para que se tenha êxito nessa dura jornada, o indivíduo deve aprender a conciliar os conhecimentos contábeis e financeiros, para que se possa quantificar, analisar e equilibrar seus ativos, passivos e consequentemente seu patrimônio líquido pessoal. 
Nos dias atuais qual a necessidades de um controller jurídico?
É aonde vem a resposta pois é ele que vai organizar grande parte do que será feito trazendo os resultados com um grande diferencial no final para a equipe jurídica, o escritório de Advocacia deve ter sua administração e controles pautados na excelência da circulação de seus serviços, são preocupantes e de urgentes soluções as dificuldades que encontramos no cotidiano dos escritórios de advocacia, tais como: a ineficiência do corpo jurídico, a perda de prazos ou falhas técnicas, falta de colaboradores em momentos estratégicos, relatórios incompletos e inexpressivos, e, poderíamos continuar a elencar várias outras fragilidades. Para romper com tais situações, é apresentado a controladoria jurídica.
A Controladoria Jurídica
A importância da controladoriaé algo de grande importância, pois a mesma está ligada a diversas áreas e muitas vezes tem a solução para qualquer problema que possa ocorrer em um escritório, empresa e assim por diante, entretanto levando o foco para a importância da controladoria na área jurídica que conta como um diferencial no mercado de trabalho pela organização, otimização, controle e aumento da produtividade, seria complicado um advogado agendar seus prazos, tendo que planejar o processo. É aonde a controladoria jurídica entra, o papel da controladoria jurídica é exatamente isso, organizar rotinas e informações que possibilitem ao corpo técnico jurídico do escritório se concentrar em sua tarefa precípua que é se dedicar ao estudo dos casos, elaboração de petições, realização de audiências, contato com os clientes e assim em diante. 
Existem várias formas de montagem desse tipo de setor, podendo ser desde apenas um advogado que tenha inclinação organizacional para gerenciar as informações necessária, ou mesmo uma célula própria dentro do escritório, liderada por um controller jurídico, que distribuirá aos demais membros da equipe, formada por advogados e estagiários, as funções, podendo um ficar responsável pela leitura das publicações e lançamentos dos prazos, outro pela obtenção e alimentação sistêmica de cópias, um terceiro pelo monitoramento dos prazos e geração dos relatórios, etc. Enfim, existe uma infinidade de possibilidades, mas certo é que isso dependerá da demanda do escritório e de sua possibilidade organizacional; Contudo, é preciso ter responsabilidade pois dados de grande importância vão passar por aquela equipe ou controlador que tem o dever de deixar a organização sempre atualizada, evitando erros para que não se percam os prazos e tragam complicações para a empresa, advogados e principalmente para os clientes; Entrando mais afundo vamos ver a importância e a diferença que a controladoria jurídica pode fazer para uma empresa ou advogado que a escolha ter para uma ajuda mais eficaz. 
 
A otimização no tempo dos advogados
As atividades que serão exercidas pelo setor e as que serão mantidas pelos advogados podem variar de acordo com o planejamento de cada escritório, mas, de qualquer forma, garantem a otimização do tempo dos profissionais, diversas tarefas poderão ser feitas por outras pessoas, como o acompanhamento de publicações nos Diários Oficiais, cadastro de clientes e processos, realização de cópias de documentos, controle do cumprimento de prazos, contratação de correspondentes jurídicos, organização de documentos físicos e digitais, controle financeiro, dentre outras, desse modo, os advogados poderão focar nos trabalhos técnicos para os clientes, como atendimento, elaboração de petições, comparecimento em audiências e reuniões. 
A organização processos e documentos
A controladoria também será a responsável pelo lançamento de informações no software jurídico do escritório, se houver, fazendo o cadastramento de clientes, processos, informações e documentos para acesso rápido dos advogados sempre que necessário; Ainda, esse é o setor encarregado pela organização dos arquivos físicos e digitais do escritório, verificando também quais são necessários manter e quais podem ser descartados, levando para a análise do advogado sempre que necessário, esse procedimento é fundamental para garantir que os documentos necessários estarão sempre disponíveis e com fácil localização, evitando o desperdício de tempo procurando e, até mesmo, a perda desses papéis. 
 
Controle da agenda e prazos
A controladoria faz o controle e agendamento de prazos processuais e compromissos, permitindo que sejam organizadas de a para obter o melhor aproveitamento do tempo do advogado e beneficiar os clientes, o setor será o responsável por lembrar o advogado do prazo, além de cuidar da parte burocrática do cumprimento de despachos, como protocolo de petições, entrega de documentos e cargas processuais, nesses casos, o setor organiza o fluxo de trabalho do escritório, buscando o atendimento das necessidades e a conclusão de todas as tarefas pendentes. 
Aumento da produtividade
Além de exercer as funções já expostas, a controladoria tem o papel de fazer a análise de resultados do escritório. Utilizando relatórios gerenciais, o setor poderá demonstrar tudo o que está acontecendo, possibilitando a criação de metas e estratégias para buscar o crescimento e melhoria do negócio, com base nesses dados, junto às demais vantagens e funções já explicadas, a produtividade do escritório aumenta, devido à maior organização e eficiência dos processos internos, de modo que a redução de custos com procedimentos desnecessários e o aumento da receita do escritório são consequências lógicas dessas mudanças. 
Dessa forma, a controladoria jurídica é um setor essencial para garantir o melhor aproveitamento do tempo do escritório de advocacia, melhorando organização das rotinas e documentos e refletindo positivamente no trabalho realizado para os clientes. 
Conclusão
A Controladoria é uma nova tendência, fortemente amparada pela Contabilidade, que possibilita às entidades terem uma visão aberta de todo o funcionamento estrutural da organização. Sem mencionar, sua responsabilidade em fornecer informações tempestivas e essenciais para as tomadas de decisões às quais se tornam efetivas por terem esse grande respaldo. É uma tendência que está retirando a Contabilidade do papel de coadjuvante e está a colocando em seu merecido lugar. 
Pode-se ter uma atuante atendendo somente a função de fins fiscais, para usuários externos. O planejamento tem recebido atenção crescente pois este tem como resultado a colocação da melhor posição, aproveitamento máximo de vantagens e oportunidades que apresentam. Em relação ao controle, este se preocupa com implementação dos planos, e assegura que as tarefas estão sendo desempenhadas com eficiência. A informação e necessária para a tomada de decisão. Um sistema de informação adequado e eficiente é sucesso certo. 
Bibliografia
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/controladoria-e-a-importancia-do-planejamento-financeiro/98239/
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/110569/CCN0048-M.pdf?sequence=1
http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/diario.php 
http://www.administradores.com.br/producao-academica/importancia-da-controladoria-na-administracao-das-organizacoes/4149/
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/109256/CCN0108-M.pdf?sequence=1

Continue navegando