Buscar

Transmissao do impulso nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Andyara Coutinho Oliveira 
Transmissão do Impulso Nervoso
A transmissão do impulso nervoso é um fenômeno eletroquímico que ocorre nas células nervosas e faz o sistema nervoso funcionar. É o resultado das mudanças das cargas elétricas na membrana dos neurônios, células especializadas no processamento de informações.
Como Ocorre a Propagação dos Impulsos Nervosos?
O impulso nervoso é um fenômeno eletroquímico, portanto envolve aspectos químicos e elétricos.
O aspecto elétrico é a propagação de um sinal dentro de um neurônio. Geralmente se inicia no corpo celular e é transmitido na direção dos axônios.
O fenômeno químico consiste nas sinapses, que são a transmissão do impulso de uma célula a outra, através de substâncias chamadas neurotransmissores.
Potencial de Ação
Quando os neurônios estão em repouso, sua membrana está negativamente carregada em relação a sua parte externa. Existe uma diferença de potencial elétrico (cerca de 70 milivolts) chamada de potencial de repouso.
Acontece a inversão das cargas elétricas no interior da membrana de forma rápida e brusca, que se torna positiva em relação à sua superfície externa.
Essas mudanças das cargas elétricas produzem uma diferença no potencial elétrico entre a parte interna e externa da membrana, a que se dá o nome de potencial de ação.
Essa alteração elétrica ocorre em uma pequena área e vai se espalhando ao longo da célula. Esse evento é chamado de despolarização e dura alguns segundos retornando em seguida à situação de repouso, é a repolarização.
Bombas de Íons Sódio-Potássio
As cargas eléctricas deslocam-se nos neurônios como íons, principalmente sódio (Na+) e potássio (K+). Esses íons atravessam a membrana plasmática do neurônio através de canais proteicos e bombas de íons, que estão encaixados na bicamada fosfolipídica da membrana.
A bomba de sódio-potássio inserida na membrana movimenta os íons contra o seu gradiente de concentração, ela tira o sódio e põe o potássio no interior da célula e para isso há um gasto de energia.
Os canais proteicos, por sua vez, são poros na membrana envolvidos por proteínas que permitem a difusão, sem que haja gasto de energia. Estes canais são geralmente específicos para os tipos de íons.
Sinapses
As sinapses ocorrem entre a terminação do axônio de uma célula e os dendritos da célula vizinha. Através dos neurotransmissores, que são mediadores químicos carregados em vesículas, o sinal é conduzido quimicamente e estimula o sinal no neurônio vizinho.
Acontecendo novamente o potencial de ação e assim continua a ser propagado o impulso nervoso na rede de neurônios.
IMPORTANTE: O impulso nervoso é chamado de saltatório, pois ele não consegue passar nos locais em que há a presença da bainha de mielina, uma substância isolante encontrada em alguns neurônios. Nessas células nervosas, o impulso só passa nos nódulos de Ranvier, saltando de nódulo para nódulo.

Outros materiais