Buscar

Vertebrata - Resumo

Prévia do material em texto

VERTEBRATA
Inovações: crânio (craniata) de cartilagem ou osso, cabeça com órgãos sensoriais complexos, olhos, receptores de pressão, equilíbrio, sons, eletroreceptores e quimiorreceptores, cérebro.
Cérebro (encéfalo): maior, dividido em três partes.
Duplicação do complexo do gene Hox: complexidade do material genético, regulam a expressão de outros genes que controlam o formato do corpo.
Endoesqueleto
Coluna vertebral: vértebras, discos invertebrais, notocorda.
Vertebrados primitivos: suporte e locomoção: notocorda – coluna, núcleo pulposo.
Mudanças na faringe - bombeamento muscular: desenvolvimento de músculos ao redor da faringe, cartilagem substitui o colágeno dos arcos faríngeos, aumento de tamanho: bombeamento ciliar para muscular, aumento da eficiência alimentar, aparecimento de brânquias supre demanda respiratória.
Agnatos: alimentam-se de material depositado no fundo ou hematófado, faringe muscular.
Gnatostomados: predadores ativos, expansão da faringe muscular e da boca, mandíbulas acionadas por forte musculatura, sem limitação no tamanho da presa.
OSTRACODERMES:
Cobertura de osso dérmico: armadura ou escudo, e placas ou escamas. Pequenos, de 10 a 15 cm , placas móveis ao redor de uma boca pequena e circular; presas pequenas de corpo mole; nadadeira dorsal, só os mais derivados com apêndices pares laterais- nadadeiras peitorais; sistema da linha lateral; ouvido interno com 2 canais semicirculares; NOTOCORDA – principal suporte axial; OSSO – exo e endoesqueleto. Conjunto parafiético, tipos mais derivados mais aparentados aos gnatostomados e mais plesiomórficos. COEXISTÊNCIA DE AGNATOS E GNATOSTOMADOS SEM COMPETIÇÃO EXCLUSIVA, EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE RECURSOS. Extinção em massa dos invertebrados marinhos no final do Devoniano (360 m.a.a.); gnatostomados sofreram a extinção da linhagem dos placodermes. 
SUBCLASSE CONODONTA
Microfósseis (elementos conodontes: amplamente distribuídos e abundantes, do cambriano até o triássico). Estruturas pequenas na forma de espinho ou pente compostas de apatita. Microestruturas simular a dentina, tecido ÚNICO dos vertebrados. Impressões de animais completos: elementos conodontes na faringe, como parte de um complexo aparato; VERTEBRADOS. Presença dos tecidos mineralizados na hierarquia evolutiva. Estrutura semelhantes a dentes dos conodontes, e o esqueleto ósseo dérmico dos ostracodermes – vertebrados mais derivados que os ágnatos atuais de corpo mole.
Inovações dos vertebrados
Cabeça distinta com encéfalo tripartido envolvido por crânio cartilaginoso e complexos órgãos sensoriais
Faringe muscular: draga água para dentro da boca e sobre as brânquias – usadas para respiração e não somente na alimentação
Predadores ativos (vertebrados) x filtradores sésseis/pouco ativo (protocordados)
Armadura externa composta de osso e outros tecidos mineralizados – anatomia interna revelada pela estrutura interna da armadura óssea fossilizada
Agnatos atuais: sem ossos, só cartilagem e tecido conjuntivo
CLASSE AGNATHA
Feiticeiras e lampreias (classe Agnatha junto com os extintos ostracodermes não possuem caracteres derivados e apresentam grande número de caracteres plesiomórficos – GRUPO ARTIFICIAL). Possuem ciclóstomos; boca circular e sem maxilas. Atualmente modificadas adaptadas ao modo de vida carniceiro/parasita; distintas do estado plesiomórfico do ancestral comum (mais basais que os ostracodermes). 
SUBCLASSE MYXINOIDEA (feiticeiras): adultos alongados com formato do corpo de enguia e sem escamas, marinhos, habitam regiões profundas da plataforma continental, são coloniais. Grandes glândulas de muco (secretam enorme quantidade de muco e filamentos proteicos, inibe os predadores), não possuem vértebras (grupo irmão de todos os outros vertebrados, CRANIATA), presas mortas ou moribundas, retiram pedaços de carne pinçando o animal. ABERTURA NASAL ÚNICA NA FRENTE DA CABEÇA. 
SUBCLASSE PETROMYZONTIDA (lampreias): semelhantes as feiticeiras em tamanho e formato do corpo. Parasita. Estruturas vertebrais (arcuálios). Boca circular no fundo de um grande funil carnoso; superfície interna revestida de espinhos córneos; língua protrusível. Glândula oral secreta anticoagulante. Abertura nasal única. Olhos grandes e bem desenvolvidos. Sete pares de bolsas branquiais; um véu impede que a agua entre na boca.

Continue navegando