Buscar

ETUDO DIRIGIDO POTENCIAL DE AÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE UNIDAS DE PESQUISA, CIÊNCIAS E SAÚDE
DISCENTE: JOSIANNY DIAS DE NOVAES
DOCENTE: RAFAEL PASSOS
CURSO: ENFERMAGEM II SEMESTRE
Estudo dirigido – Potencial de ação
1 – Em que consiste o potencial de ação? Qual a importância do mesmo para a comunicação entre as células?
Um potencial de ação é uma alteração rápida na polaridade da tensão elétrica, de negativa para positiva e de volta para negativa. Esse ciclo completo, dura poucos milissegundos. Cada ciclo é, portanto, cada potencial de ação, possui uma fase ascendente, uma fase descendente e, ainda, uma curva de tensão elétrica inferior a do potencial de repouso de membrana. Sua importância e conduzir com velocidade informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.
2 – Quais são as fases do potencial de ação? Quais mecanismos podem propagar o mesmo?
Repouso: É o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizado. 
Despolarização: É o estimulo que altera o potencial de membrana. Aumento da permeabilidade da membrana ao ion Na+ através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e o influxo de sódio para dentro da célula. 
Repolarização: Diminuição da permeabilidade da membrana ao íon sódio e aumento da permeabilidade ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam a fechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a abrir, com o conseqüente e fluxo de potássio. 
Hiperpolarização: não ocorre em todas as células, ocorrendo quando os canais de potássio voltagem dependentes ficam abertos mais tempo que o normal.
A propagação dos impulsos produzidos pelo processo de potencial de ação e feita pelo axônio através da bainha de mielina , que é uma substância gordurosa que isola a membrana celular, A bainha não é contínua,ao longo do axônio, a bainha de mielina apresenta espaços entre células de Schvann adjacentes, deixando o axônio não isolado nesses pontos. Esses espaços são denominados nódulos de Ranvier. O potencial de ação salta de um nódulo ao nódulo seguinte quando ele percorre uma fibra mielinizada. Esse fenômeno é denominado condução saltatória, um tipo de condução muito mais rápido do que os das fibras não-mielinizadas.
	
3 – Qual a importância da mielina para o processo de condução nervosa?
A bainha de mielina tem a função de proteger o axônio, além disso, ela também acelera a velocidade da condução do impulso nervoso para os tecidos e glândulas. 
4 – Conceitue reobase, cronaxia e acomodação.
Reobase: é a mínima intensidade de corrente, de tempo teoricamente infinito, necessária para produzir um estímulo elétrico que promova uma contração muscular limiar.
Cronaxia: é o tempo mínimo utilizado, em que a corrente com o dobro de intensidade da reobase, deve ser utilizada para desencadear um potencial de ação.
Acomodação: é o fenômeno no qual as correntes que aumentam a intensidade, lentamente, algumas vezes deixam de descarregar o nervo, porque este, de certo modo, se adapta ao estímulo aplicado.
5 – Descreva o que é a adaptação neuronal, assim como os diferentes tipos de adaptação, exemplificando esses diferentes tipos de adaptação.

Outros materiais