Buscar

Simulado IV Tempo (Gabarito) Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado IV Tempo - Gabarito
Você está gerenciando um projeto, quando seu cliente lhe diz que um problema externo ocorreu e agora você tem que cumprir um prazo final mais apertado. Seu supervisor escutou que, em uma situação como esta você pode encurtar o cronograma tanto compactando quanto usando o caminho rápido do projeto, mas ele não tem certeza de qual é qual. O que você diz a ele?
Compactar o projeto adiciona risco, enquanto que o caminho rápido aumenta os custos.
Quando faz compactação num projeto, isto sempre encurta a duração total.
Compactar o projeto aumenta os custos, enquanto que o caminho rápido adiciona risco.
Quando você usa o caminho rápido num projeto, isto sempre encurta a duração total.
C – Você, com certeza verá algumas questões que perguntam como compactar e usar o caminho e é importante a diferença entre elas. Quando você compacta um projeto, isto significa que você adiciona mais recursos, especialmente no caminho critico. Não existe risco real em fazer isto – no pior caso custará mais caro. Caminho rápido significa ajustar o cronograma para que atividades se sobreponham. Os mesmos recursos ainda estão fazendo o trabalho e, portanto, não existe aumento de custos, mas é ai certeza, arriscado, porque você eliminou as contingencias e possivelmente interferiu com algumas dependências. Lembre-se que compactar ou usar o caminho rápido nem sempre faz com que o projeto corra mais rápido!
Você esta gerenciando um projeto de software. Seu gerente de Certificação de Qualidade diz a você que precisa criar um plano em que a equipe de qualidade inicie suas atividades de planejamento de testes de forma a terminar logo antes que os testes sejam iniciados. Mas, tirando esta restrição, ele diz que pode começar tão tarde no projeto quanto for necessário. Qual a relação entre a atividade de planejamento de testes e a de testes efetivos?
Início com Início (II).
Início com Final (IF).
Final com Início (FI).
Final com Final (FF).
C – Não deixe que o jargão engane você. Você não precisa conhecer tudo a respeito de teste de software para responder a questão. Quando você tem duas atividades e a primeira tem que ser agendada de forma a acabar antes da segunda, você tem uma relação de Final-Com-Início ou FI.
Você está gerenciando um projeto de desenho industrial. Criou uma lista de atividades completa, diagramas da rede, atribui recursos para cada atividade e estimulou as durações. Qual o próximo procedimento a fazer?
Usar o Planejamento em Ondas Sucessivas para compensar pelo fato que você não tem informações completas.
Criar o cronograma.
Consultar a declaração do escopo preliminar do projeto e executar Seqüenciamento de Atividades.
Usar o caminho rápido para reduzir a duração total.
B – Esta é uma pergunta do tipo o-que-vem-a-seguir que descreve um projeto que completou os processos de Definição, Seqüenciamento, a Estimativa de Recursos e a Estimativa de Duração das Atividades. O próximo processo do gerenciamento de Tempo é o desenvolvimento do cronograma, o que quer dizer que a próxima coisa que você deve fazer é criar o cronograma.
Qual dos seguintes NÃO é um parâmetro do Desenvolvimento do Cronograma?
Lista de Atividades.
Diagramas da rede de cronograma de projeto.
Calendários de recursos.
Baseline do cronograma.
D – O baseline do cronograma é um resultado de processo de desenvolvimento de cronograma, não um parâmetro. Com certeza, você tem que saber o que é o baseline do cronograma que é uma versão específica do cronograma que você congela e usa para fazer comparações mais adiante, quando quer saber se o projeto esta se atrasando.
Três membros da sua equipe de projeto querem aumentar as suas estimativas, porque acreditam que existem certos riscos que podem se tornar reais. Qual é a MELHOR forma de lidar com a situação?
Fazer as estimativas com honestidade e usar uma contingência de reserva para cobrir qualquer custo inesperado.
Permitir mais tempo para as tarefas adicionando uma reserva para cada atividade no cronograma.
Dizer aos membros do time para não se preocuparem com isto e, se o cronograma der errado, não tem problema se o projeto se atrasar..
Compactar o cronograma.
A – Você sempre vai querer ser honesto ao fazer suas estimativas. Cada projeto tem fatores desconhecidos e risco, não existe forma de estimular nenhuma atividade com precisão. Por sorte, temos ferramentas para lidar com isto. Você pode fazer análise de reservas, uma ferramenta de Estimativa de Duração de Atividade para criar uma reserva de contingência que usará para planejar para estes riscos.
Qual das seguintes ferramentas é usada para adicionar reservas num cronograma?
Estimativas de três pontos.
Método do encadeamento crítico.
Opinião especializada.
Análise de caminho crítico.
B – O método do encadeamento crítico é uma técnica que é parte do Desenvolvimento de Cronograma permite que você determine como lidar com problemas que surgem quando se tem recursos limitados. Você o utiliza para entrelaçar as atividades e os recursos do seu caminho critico. Um aspecto importante do método do encadeamento crítico é que você pode usá-lo para adicionar reservas no cronograma para reduzir o risco em certas atividades.
Folga é um sinônimo de:
Flutuação.
Defasagem.
Contingência.
Reserva.
A – Lembre-se quem quando você ler “folga” isto quer dizer o mesmo que “flutuação”. Ambos os termos aparecerão no exame. Quando uma questão pergunta o que você usaria num processo está pedindo que escolha um parâmetro.
Você está gerenciando um projeto de construção civil. Repartiu as divisões de trabalho em atividades e seu cliente precisa de uma estimativa de duração para cada atividade que você estabelecer. Qual dos seguintes será usado para fazer isto?
Lista de marcos de tempo.
Lista de atividades.
Análise de caminho crítico.
Diagrama da rede de cronograma de projeto.
B – Essa questão pergunta a respeito do processo de Estimativa de Duração de Atividade. Dê uma olhada nas alternativas, existe apenas uma que é usada neste processo, você precisa começar com a lista de atividades para conseguir fazer as estimativas. As outras alternativas são coisas como parâmetros, ferramentas e técnicas para outros processos.
Qual a ordem correta para o processo de planejamento de Gerenciamento de Tempo?
Seqüenciamento de Atividades, Definição de Atividades, Estimativas de Recursos para Atividades, Estimativa de Duração de Atividades, Desenvolvimento de Cronograma.
Definição de Atividades, Seqüenciamento de Atividades, Desenvolvimento de Cronograma, Estimativas de Recuperação de Atividades, Estimativa de Duração de Atividades.
Definição para atividades, Estimativas de Duração de Atividades, Desenvolvimento de Cronograma.
Desenvolvimento de Cronograma, Definição de Atividades, Seqüenciamento de Atividades, Estimativas de Recursos para Atividades, Estimativa de Duração de Atividades.
	C – Não é difícil de lembrar a ordem em que os processos de gerenciamento de tempo são executados. Se você usar um pouco de bom senso, 	pode determinar o caminho em questões como esta. Você precisa definir suas atividades antes de seqüenciá-las, precisa saber quem vai 	executar uma tarefa antes de estimar sua duração e tem que fazer isto antes de criar um cronograma.
Qual dos seguintes NÃO é uma ferramenta ou técnica usada na Estimativa de Duração de Atividades?
Estimativa SWAG.
Estimativa paramétrica.
Estimativa Análoga.
Estimativa de três pontos.
A – Você precisa conhecer os diferentes tipos de técnicas de estimativa para o exame. Você não precisa necessariamente saber usá-las bem, mas deve distinguir entre elas. Estimativas paramétricas são feitas inserindo valores numa fórmula, programa ou planilha. Estimativas análogas usam atividades similares de projetos passados para calcular novas estimativas.Estimativas de três pontos usam estimativas otimistas, pessimistas e realistas.
Você esta trabalhando num diagrama da rede de cronograma de projeto e precisa decidir pelo método de diagramação de setas ou deprecedência. Qual das seguintes alternativas NÃO é verdadeira?
O MDP tem atividades nas setas, enquanto que o MDS tem atividades nos blocos.
MDS usa atividades fictícias com duração zero para adicionar caminhos na rede.
Tanto o MDP quanto o MDS podem ser usados na análise de caminho crítico.
O MDO pode mostrar diferentes tipos de dependências, enquanto que o MDS pode mostrar apenas dependências do tipo Final – Com – Início (FI).
A – O método de diagramação de precedência ou MDP é também conhecido como atividade-no-bloco. É o tipo de diagrama de rede de cronograma de projeto mais comum. Suas atividades estão nos blocos que são ligados por setas. O método de diagramação por setas ou atividade-na-seta tem atividades e durações em cada seta. Ele é menos flexível que o MDP porque pode mostrar apenas dependências Final-com-Início (FI).
Você esta gerenciando um projeto de software, quando seu cliente lhe informa que uma mudança no cronograma é necessária. Qual é a MELHOR coisa a fazer?
Consultar o plano de gerenciamento do cronograma.
Notificar a equipe e o patrocinador que uma mudança de cronograma será feita.
Influenciar os fatores que causariam mudanças.
Recusar-se a fazer as mudanças, porque já existe uma baseline do cronograma.
A – O plano de gerenciamento do cronograma diz a você como mudanças no cronograma devem ser tratadas. Sempre que acontecer uma mudança a primeira coisa a fazer é consultar o plano para ver como fazer isto.
Sua empresa executou projetos no passado similares ao que você está gerenciando atualmente. Qual a MELHOR forma de usar esta informação?
Checar os ativos de processos organizacionais procurando lições aprendidas e outras informações sobre projetos usados.
Use estimativa paramétrica no seu projeto baseando-se no desempenho dos passados.
Comece do zero, porque você não quer que os erros dos projetos passados te influenciem.
Reuse o plano de gerenciamento do projeto de um projeto passado.
A – Os ativos de processos organizacionais contém informação de histórico sobre projetos passados. Quando escreve uma lição aprendida ou cria informações de desempenho de trabalho, você as armazena. Alem disso, você notou que a alternativa B tem uma definição incorreta de estimativa paramétrica?
Você está planejando o cronograma para um projeto de construção de uma rodovia, mas a data final prevista cai no ano fiscal. O Estado, então injeta mais capital com um fundo de reserva e agora você pode aumentar o orçamento de seus recursos. Qual a MELHOR maneira de encurtar o cronograma?
Voltar para as suas estimativas de três pontos e usar as datas mais otimistas.
Use o orçamento extra pra aumentar as reservas de contingências.
Contrate mais especialistas para usar opiniões especializadas mais precisas.
Compactar o cronograma.
D – Compactar o cronograma é a forma de encurtamento que aumenta os custos. Esta é uma pergunta difícil, porque todas as respostas parecem boas e uma ou duas são enganadoras. Não caia na armadilha de escolher respostas porque você reconhece uma ferramenta ou técnica válida. Análise de reservas e estimativas de três pontos são técnicas muito uteis, mas não respondem esta questão.
Você esta gerenciando um projeto de desenvolvimento de software. Criou um cronograma e precisa determinar quais atividades não podem atrasar de forma alguma. Você fez a análise de caminho crítico, identificou o caminho crítico e calculou o início adiantado e o final adiantado para cada atividade. Quais atividades não podem atrasar sem fazer com que o projeto se atrase?
Aquelas que tenham as maiores diferenças entre os Ias e os FTs.
As atividades no caminho crítico.
A atividade com a maior defasagem.
A última atividade no projeto, porque ela não tem flutuação.
B – O caminho crítico é aquele no diagrama da rede onde o atraso causaria o adiamento de todo o cronograma. Ele contem as atividades que não podem atrasar sem fazer o mesmo com o projeto.
Você esta gerenciando um projeto de construção. Repartiu as subdivisões de trabalho em atividades e seu cliente precisa de uma estimativa de duração para cada uma delas. Qual das seguintes alternativas você usará para isto?
Seqüenciamento de atividades.
Calendário de recursos.
Análise de caminho crítico.
Lista de marcos de tempo.
B – Vigie de perto questões sobre o que você usaria para realizar uma cera tarefa de gerenciamento de projeto. Este tipo de pergunta normalmente descreve um processo específico e pergunta alguma coisa a seu respeito. O que vem a seguir depois que você reparte as subdivisões de trabalho em atividades e tenha feito uma estimativa para cada atividade que tenha determinado. Este é o processo de estimativa de duração de atividade. É a única alternativa que é um parâmetro deste processo e o calendário de recursos.

Continue navegando