Buscar

Histologia LAB Gl ndula mam ria

Prévia do material em texto

GLÂNDULA MAMÁRIA
1-OBJETIVO
1.1-Reconhecer os principais componentes da glândula mamária.
1.2-Perceber as diferenças morfológicas que existem entre a glândula inativa e aquela em lactação.
2 - MATERIAL
2.1-Lâmina N( 06 - Glândula mamária - Humana (inativa) - HE.
2.2-Lâmina N( 74 - Glândula mamária - Humana (em lactação) - HE.
3 - ATIVIDADES
3.1-Na lâmina Nº06, observe um fragmento de glândula mamária humana em fase inativa (não secretante). Identifique, numa das extremidades do fragmento, o revestimento cutâneo, representado por epitélio estratificado plano queratinizado (epiderme) sustentado por tecido conjuntivo (derme) contendo folículos pilosos e glândulas sebáceas associadas. Mais profundamente, no tecido subcutâneo, note o pouco desenvolvimento dos elementos do parênquima glandular, representado somente por ductos formando grupamentos (identificados como acúmulos basófilos nesta coloração). Tais grupamentos ductais correspondem aos lóbulos. Veja que os lóbulos estão separados por setpos de tecido conjuntivo onde podem ser vistos ductos de calibre maior. No interior dos lóbulos, perceba que o tecido conjuntivo entre os ductos, circundando-os, é mais celular, contrastando com o conjuntivo interlobular (entre os lóbulos), que é mais fibroso. Nesse último, podem-se reconhecer grandes vasos sangüíneos e ductos interlobulares. Nos ductos que formam os lóbulos, observe o epitélio cúbico, constituído por células de núcleo redondo rodeadas por células mioepiteliais (identificadas pelos seus núcleos irregulares ou achatados e escuros). Note que raramente se observa luz nos ductos lobulares.
 3.2-Na lâmina Nº74, observa-se um fragmento de glândula mamária humana totalmente desenvolvida, pois está em fase de lactação. Note a grande quantidade de alvéolos que aparecem, em sua maioria, preenchidos por material de secreção eosinófílo e de aspecto espumoso. A observação dos ductos excretores é difícil, mas podem ser identificados através do grau de tamanho de sua luz. À primeira vista, a glândula mamária em lactação pode ser confundida com a tireoide, na microscopia de luz de rotina. A presença de alvéolos ramificados (interligados) juntamente com os ductos de excreção, permitem diferenciar a glândula exócrina (mamária ) da endócrina ( tireóide ).
Perceba, agora, com maior atenção, que os alvéolos estão tão proliferados, ramificados e dilatados que o conjuntivo entre ele, e aquele circundante, mostram-se bastante comprimidos e escassos. Por último, observe o revestimento epitelial dos alvéolos que é cúbico simples baixo. Ao redor dessas células cúbicas baixas, as células mioepiteliais são identificáveis pelos seus núcleos achatados e basófilos.

Continue navegando