Buscar

Avaliação Parcial2 HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ COLONIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial2: HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIZAÇÃO
	Aluno(a): JOSEPH ARIVANAS
	Matrícula: 20170770077
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 17/04/2018 21:17:07 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608279973)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O filme "Tarzan", baseado no livro de mesmo nome escrito por Edgar Rice Burroughs, em 1912, contribui para a construção e difusão de uma imagem sobre o continente africano. Qual?
		
	
	A África das guerras
	
	A África Negra
	
	A África dos contrastes sociais.
	 
	A África Selvagem
	
	A África decadente
	
	
	2a Questão (Ref.:201608895183)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo do século XX, a História Ocidental passou por diversas mudanças, sendo a principal delas o alargamento das fontes documentais, ou seja, das ferramentas do historiador. Ainda que a escrita seja a principal forma de acessar o passado, os historiadores do século XX ampliaram seu diálogo com outras disciplinas, EXCETO
		
	
	Antropologia
	
	Sociologia
	 
	Filosofia
	
	Arqueologia
	
	Linguística
	
	
	3a Questão (Ref.:201608100373)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Napata foi uma cidade, na margem oeste do rio Nilo, cerca de 400 km ao norte de Cartum, capital do atual Sudão. Sobre a civilização Núbia, marque a resposta INCORRETA:
		
	
	Desde época das dinastias, os egípcios tinham sido interessados na Núbia, uma região muito rica em ouro. Os egípcios logo controlaram o comércio, de modo que o Egito se tornou uma potência imperialista na Núbia;
	
	Em 1075 a.C, o Sumo Sacerdote de Amon em Tebas, capital do antigo Egito, tornou-se pode-roso o suficiente para limitar o poder do faraó somente sobre o Alto Egito. Este foi o início do Terceiro Período Intermediário (1075 a.C-664 a.C). A fragmentação do poder no Egito permitiu que os núbios recuperassem a autonomia. Eles fundaramum novo reino, Kush, centrado em Napata;
	
	Em 750 a.C, Napata foi uma cidade desenvolvida, enquanto o Egito ainda estava sofrendo de instabilidade política. O Rei Kashta atacou o Alto Egito. Sua política foi seguida por seus suces-sores Piye e Shabaka (721-707 aC), que finalmente trouxe todo o Vale do Nilo para o controle cushita no segundo ano do seu reinado. Shabaka também lançou uma política de construção de monumentos, no Egito e Núbia. Em geral, os reis de Kush governaram o Alto Egito durante cerca de um século e todo o Egito por cerca de 57 anos;
	 
	Os núbios nunca se relacionaram com a civilização egípcia, preferindo negociar com os he-breus e assírios.
	
	Napata começou atingindo seu auge após Tantamani ter voltado da guerra contra os assí-rios. Sua economia era essencialmente baseada no ouro. O Egito era um aliado econômico importante. Em 660 aC, os Nubios começaram a explorar ouro, inaugurando o a Idade do Ferro Africana;
	
	
	4a Questão (Ref.:201608103901)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Reino de Kush foi um dos mais promissores da África Antiga, tendo dominado o Egito em períodos importantes além de ser uma saída estratégica para o Oceano índico, ainda que com grandes disputas. Estamos nos referindo aos:
		
	
	Zimbábue
	
	Ganeses
	 
	Núbios
	
	Songai
	
	Nagôs
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608716781)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das principais instituições das chamadas sociedades tradicionais africanas era a família, pois era ela que primeiro definia o pertencimento dos indivíduos no grupo. Acerca da noção de família na África Subsaariana, é correto afirmar que:
		
	
	As famílias africanas, principalmente as mais ricas, procuravam manter suas posses através de casamentos consanguíneos, ou seja casavam irmãos com irmãs, o que também contribuía para o fortalecimento dos laços familiares.
	 
	As famílias africanas eram extensas, formadas não só pela mãe, pai e seus filhos, mas também pelos avós, tios, sobrinhos, netos e primos que tinham um ancestral em comum.
	
	Somente eram considerados membros de uma mesma família, os descendentes em linha direta, ou seja; pais, filhos, netos e bisnetos, e mesmo assim a famílias eram muito numerosas em função da alta taxa de natalidade.
	
	As famílias africanas eram relativamente pequenas, se comparadas com as famílias europeias, principalmente em função das alta mortalidade infantil decorrente do baixo desenvolvimento das técnicas de medicina.
	
	A organização familiar africana era bastante semelhante ao modelo europeu. Ao filho primogênito cabia manter a linhagem ¿ e as posses ¿ do patriarca. Enquanto os outros filhos, ao se casar, saiam de casa e davam início a uma nova estrutura familiar totalmente independente.
	
	
	6a Questão (Ref.:201608100370)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a África subsaariana, antes do século XV, podemos afirmar: 
I. Era composta de sociedades sem escrita e, portanto, sem história; 
II. Era composta de diversas sociedades com organizações diferentes, indo desde aldeias de agricultores e criadores até verdadeiros impérios bem estruturados; 
III. A escravidão só passou a existir a partir da expansão marítima européia do século XV;
IV. Houve um processo de islamização de vários reinos do Sudão, a partir do século VII, embora a maioria de suas populações permanecesse com suas religiões tradicionais. 
São corretas as opções:
		
	
	I e II
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	 
	II e IV
	
	
	7a Questão (Ref.:201608574131)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Defina o papel dos Almorávidas no processo de islamização do continente africano.
		
	
	Estabelecer contatos comerciais entre diferentes povos o que facilitou a disseminação do islamismo na África.
	
	Traduzir a palavra de Alá para as diferentes línguas locais facilitando a conversão.
	 
	Levar a palavra de Alá para regiões distantes com o apoio das armas.
	
	Converter os "infiéis" apenas por meio da palavra, tendo por base o Corão.
	
	Recolher impostos dos fiéis para fortalecer o islamismo economicamente no continente africano.
	
	
	8a Questão (Ref.:201608574139)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre os motivos da decadência de Gana no século XI podemos destacar:
		
	
	A diminuição das atividades comerciais, levando ao enfraquecimento da cobrança de impostos e ao consequente desmantelamento da estrutura econômica.
	
	O enfraquecimento do poder do Caia manga, ocasionando uma desestruturação política e territorial.
	
	A desestruturação militar do reino que não pode impedir o esfacelamento do território.
	 
	A chegada dos almorávidas e a mudança estrutural econômica com maior parte das zonas agrícolas transformada em pasto.
	
	A crise na atividade mineradora.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608247598)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o Império Songhai, é correto afirmar:
		
	
	Localizava-se às margens de rio Nilo, no Nordeste africano.
	
	Dividia-se em três grandes grupos sociais: os agricultores, os militares e os comerciantes.
	
	O rei da Dinastia Za Aliamen converteu-se ao cristianismo, entretanto, a maioria da população continuou a praticar sua antiga religião, o islamismo.
	 
	O comércio e a vida na cidade foram uma das principais características do Império Songhai.
	
	Sua principal atividade econômica era a agricultura.
	
	
	10a Questão (Ref.:201608250240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A coisa mais importante é a família. Após a família é a linhagem ou grande família. Após a linhagem é o clã ou grande conjunto de linhagens. E só depois vem o Estado, seja a cidade-estado, seja o Império, seja o Reino. [...] curiosamente, elas também tinham um deus. E o deus encarnava no chefe." [Alberto da Costa e Silva] Alberto da Costa e Silva oferece uma explicação sem a qual não é possível compreender a história do continente africano. Na passagem acima se refere especificamente a:
		
	 
	Organização sociale política, extremamente hierárquica, dos diferentes povos africanos, antes da colonização europeia, na qual o chefe político também exercia o poder religioso, como o Império Monomopata.
	
	Sistematização cultural das sociedades africana, antes da colonização europeia, fundamentada na transmissão oral dos saberes e fazeres entre os membros das famílias de geração para geração.
	
	Estruturação sócio-econômica dos diferentes grupos sociais espalhados pelo continente africano, depois da chegada dos europeus, fundamentada no poder dos líderes políticos que também detinham o poder divino, como o Reino do Congo.
	
	Estruturação econômica das diferentes sociedades africanas, antes da colonização europeia, baseada nas atividades voltadas para subsistência distribuídas entre os diferentes membros das famílias, a exemplo do Império Songhai.
	
	Organização social e política das diferentes sociedades africanas, após a chegada dos europeus ao continente, na qual o poder político tendia a ser mais forte nas estruturas familiares, a exemplo das cidades-estado do Índico.

Outros materiais