Buscar

AVALIANDO DE FISIOLOGIA 2016.2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308008597)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O líquido cefalorraquidiano (LCR), Fluido Cerebrospinal ou Líquor, é um fluido extracelular presente no Sistema Nervoso Central (SNC), situando-se no espaço subaracnóideo do cérebro e da medula espinhal. Uma vez presente em toda a extensão do SNC, sua análise é importante na Clínica Neurológica para determinar a saúde do próprio Sistema Nervoso. Assinale a alternativa correta quanto à natureza e função do líquido cerebrorespinal no Sistema Nervoso:
		
	 
	É um fluido claro, pobre em proteínas e células, com função de amortecimento contra impactos no SNC, defesa, nutrição e remoção de resíduos do metabolismo celular do SNC.
	
	Fluido claro, pobre em proteínas e rico em astrócitos, possui função de sustentação e amortecimento contra impactos no SNC, defesa e nutrição;
	 
	Enquanto líquido extracelular, rico em proteínas, possui composição semelhante ao plasma sanguíneo, outro líquido extracular, possuindo função de evitar atrito entre as estruturas do SNC;
	
	Rico em proteínas, sais minerais e glicose, sua função é a de apenas nutrir os neurônios do SNC;
	
	Possui função de amortecimento contra impactos no SNC, defesa, e remoção de resíduos do metabolismo celular do SNC, embora não participe na nutrição das células do SNC em função de ser pobre em proteínas e demais nutrientes;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308023569)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A placa motora corresponde ao local de junção entre um terminal axônico e uma fibra muscular esquelética, e para a realização de contrações musculares o seu funcionamento deve ser perfeito. Com relação a alterações nessa junção, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A Síndrome de Eaton-Lambert é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição dos receptores de acetilcolina da fibra nervosa terminal.
	 
	A Miastenia Grave é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição dos receptores de acetilcolina da fibra muscular esquelética.
	
	A Miastenia Grave é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das vesículas sinápticas de acetilcolina.
	
	A Miastenia Grave é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição dos receptores de acetilcolina da fibra nervosa terminal.
	
	A Síndrome de Eaton-Lambert é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição dos receptores de acetilcolina da fibra muscular esquelética.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307608781)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos seres humanos, várias substâncias presentes no sangue chegam ao néfron, atravessam a cápsula de Bowman e atingem o túbulo renal. Várias dessas substâncias são, normalmente, reabsorvidas, isto é, do néfron elas são lançadas novamente no sangue, retornando a outras partes do corpo. Entre essas substâncias normalmente reabsorvidas, no nível do néfron podem ser citadas:
		
	
	água e ureia.
	 
	água e glicose.
	
	glicose e ureia.
	
	aminoácidos e ureia.
	
	água e ácido úrico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308074732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O coração possui um sistema próprio de condução, cujo potencial de ação se propaga não pelos nervos, mas por um conjunto de células musculares que se diferenciaram para realizar tal proeza. A sequência CORRETA de propagação do impulso desde o marcapasso natural até a estimulação da musculatura ventricular é:
		
	
	Nodo AV, fibras internodais, nodo sinoatrial, feixe de His, fibras de Purkinje.
	
	Nodo sinoatrial, nodo AV, fibras internodais, feixe de His, fibras de Purkinje.
	
	Nodo AV, nodo sinoatrial, feixe atrioventricular, feixe de His, fibras de Purkinje.
	
	Nodo sinoatrial, feixe atrioventricular, nodo AV, feixe de His, fibras de Purkinje.
	 
	Nodo sinoatrial, nodo AV, feixe atrioventricular, feixe de His, fibras de Purkinje.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308070546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O controle da coagulação sanguínea é realizado por um conjunto de eventos bioquímicos que envolvem a interação de proteínas (referidas como fatores de coagulação), além de elementos celulares (em particular, as plaquetas) e íons presentes no plasma. Entretanto, a formação do coágulo só deve ocorrer na presença de uma lesão endotelial; evitando-se assim a perda excessiva de sangue e consequentemente o choque hipovolêmico. Em pacientes hemofílicos, observa-se a ocorrência de hemorragias espontâneas ou induzidas por traumas e cirurgias, especialmente à nível articular (hemartroses) e muscular (hematomas) que, se não forem tratadas, ou tratadas tardiamente, ocasionam lesões articulares e levam, quase sempre a posteriores incapacidades físicas irreversíveis. Esta condição descrita acima pode ser explicada corretamente em qual das afirmativas abaixo?
		
	
	Os pacientes hemofílicos apresentam número de plaquetas reduzido.
	
	A hemofilia é uma coagulopatia hereditária ou adquirida. Entretanto, os pacientes não apresentam quadros hemorrágicos recorrentes.
	 
	A hemofilia é uma coagulopatia hereditária ou adquirida que ocorre devido à falta ou produção incorreta dos fatores VIII ou IX: proteínas envolvidas no processo de coagulação.
	
	A hemofilia caracteriza-se como uma doença genética, na qual os portadores têm predisposição a formação de trombos.
	
	Nenhuma das afirmativas está correta.

Continue navegando

Outros materiais