Buscar

Embriologia Resumo Moore 7 Placenta e membranas fetais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Placenta e membranas fetais
Resumo
Moore
A placenta consiste em duas partes: uma parte fetal, maior, derivada do córion viloso, e uma parte materna, menor, que se origina da decídua basal. Ambas as partes são mantidas unidas pelas vilosidades-tronco, presas á capa cito-trofoblástica que envolve o saco coriônico e o prende á decídua basal.
As principais atividades da placenta são metabólicas (síntese de glicogênio, colesterol e ácidos graxos), trocas respiratórias de gases (oxigênio, dióxido de carbono e monóxido de carbono), transferência de nutrientes, como vitaminas, hormônios e anticorpos, eliminação de produtos de excreção e secreção endócrina (e.g., hCG) para manutenção da gravidez.
A circulação fetal está separada da materna por uma fina camada de tecidos extra-fetais – a membrana placentária. Ela é uma membrana permeável que permite a passagem de água, oxigênio, substâncias nutritivas, hormônios e agentes nocivos da mãe para o feto. Produtos de excreção passam pela membrana placentária do feto para a mãe.
Na gravidez múltipla, as membranas fetais e placenta(s) variam consideravelmente, dependendo da origem dos embriões e do momento em que ocorreu a divisão das células embrionárias. Os gêmeos DZ são o tipo mais comum de gêmeos e apresentam dois âmnios, dois córions e duas placentas, que podem ou não estar fundidas.
Os gêmeos MZ, o tipo menos comum, representam cerca de um terço de todos os gêmeos; eles derivam de um zigoto. Comumente, os gêmeos MZ têm um córion, dois âmnios e uma placenta. Os gêmeos com um âmnio, um córion e uma placenta sempre são monozigóticos, e , frequentemente, seus cordões umbilicais estão embaralhados. Outros tipos de nascimentos múltiplos (trigêmeos, etc) podem provir de um ou mais zigotos.
O saco vitelino e o alantoide são estruturas vestigiais; entretanto, sua presença é essencial para o desenvolvimento embrionário normal. Ambos são locais de formação de sangue são parcialmente incorporados pelo embrião. Células germinativas primordiais também se origem na parede do saco vitelino.
O âmnio forma um saco, que contém o líquido amniótico, e constitui a cobertura do cordão umbilical. O líquido amniótico tem três funções principais: criar um tampão protetor para o embrião ou feto, manter um espaço que permita os movimentos fetais e ajudar a regulação da temperatura do corpo do feto.

Continue navegando