Buscar

AULA 5 HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CEL0242_A4_201707054241_V5
 
 	HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1.
 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
 	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
 Certo	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
2.
A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial. (Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 298) A ruptura a que o autor se refere estava intimamente relacionada, dentre outros fatores, à decisão da Coroa portuguesa de:
 Certo	abrir os portos brasileiros ao livre-comércio com as ¿nações amigas¿.
	conceder liberdade para o estabelecimento de fábricas nas cidades brasileiras.
	interromper o comércio de escravos praticado entre a colônia e a Inglaterra.
	romper os laços comerciais com a Inglaterra por exigência dos franceses.
	proibir o comércio de manufaturas feito entre a colônia e a burguesia inglesa.
	Gabarito Coment.	
3.
(UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado:
 	à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico.
	à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil.
 Certo	à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
	à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
	à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia.
	Gabarito Coment.	
4.
(Unifesp, 2009) Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à:
 Certo	Disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia.
	Perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África.
	Intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.
	Tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América.
	Descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais.
5.
A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que:
 Certo	O bloqueio continental imposto por Napoleão fechou o comércio inglês com o continente europeu; a instalação do governo luso no Brasil propiciou a retomada dos negócios luso-anglicanos.
	Em meio à crescente Revolução Industrial, os negociantes ingleses precisavam expandir seus mercados rumo às Américas, já que o europeu era insuficiente.
	O exército napoleônico invadiu Portugal visando a instituir o regime democrático republicano de paz e comércio, em franca oposição ao expansionismo da monarquia britânica.
	Os ingleses pretendiam consolidar novos mercados na América Portuguesa, tendo em vistas antigas afinidades socioculturais com os ibéricos.
	Portugal negociou o domínio luso na Península Ibérica com a Inglaterra, em troca de proteção estratégica e bélica na longa viagem marítima ao Brasil.
6.
A Corte portuguesa chegou ao Brasil em 1808;Depois de instalada,, uma série de medidas foram tomadas. Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( )A libertação dos escravos; ( )A criação da Biblioteca Nacional; ( ) A abertura dos portos às nações amigas; ( ) A assinatura do Tratado de Madrid; ( ) Criação do Banco do Brasil ; Marque a combinação correta nas opções abaixo:
 Certo	F;V;V;F;V
	F;V;V;V;F
	V;F;V;F;V
	F;F;V;V;F
 Errado	F;V;V;F;F
	Gabarito Coment.	
7.
Portugal e Espanha, dois tradicionais aliados comerciais da Inglaterra, se recusam a aderir ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão. Identifique o fato que mostra o resultado dessa desobediência:
 	A Inglaterra pune Portugal e Espanha com o embargo de suas mercadorias.
	A Alemanha intervém como mediadora do conflito tornando se a grande potência mundial
	A Espanha torna-se a principal rival da França devido a sua brutal reação ao embargo.
	A corte portuguesa transfere-se para as colônias na Índia e de lá passa a governar .
 Certo	A França invade a Península Ibérica depondo as monarquias absolutistas que ali governavam.
8.
Mesmo não havendo um grande sistema educacional no Brasil até o início do século XIX, a chegada da Corte em 1808 trouxe uma ruptura para a educação da colônia em relação à situação anterior pois:
 	O fim do pacto colonial permitiu a chegada de diversos livros para as escolas infantis e de ensino fundamental inauguradas pelo Marquês de Pombal durante a sua administração.
	D. João inaugurou a primeira universidade da América, seguindo os moldes do ensino europeu.
	D. João VI inaugurou o colégio Pedro II, referência de ensino até hoje no país.
 Certo	D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais
marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia.
	Com a abertura dos portos houve a chegada de muitos professores franceses para lecionar nas universidades indígenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando