Buscar

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II
SDE0654_A9_201501516027_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: GLAUCIA EUZEBIO ROSEIRA QUEIROZ
	Matrícula: 201501516027
	Disciplina: SDE0654 - PROC.TRAB.SER.SOC.II 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		No processo de trabalho do Serviço Social, lidamos diretamente com as mais diversas políticas sociais. O que são as políticas sociais?
		
	
	
	
	
	Estratégias do estado capitalista para a manutenção da acumulação e, ao mesmo tempo, atendimento de algumas das necessidades dos trabalhadores, portanto direitos
	
	
	Foram criadas para que as moças católicas pudessem exercer a caridade recebendo um salário
	
	
	Desenvolvimento natural da caridade
	
	
	Formas de lidar com a ¿questão social¿ que buscam acabar com o antagonismo entre as classes
	
	
	São políticas que visam a ultrapassagem do sistema capitalista
	
	
		2.
		¿As políticas sociais constituem-se num conjunto de procedimentos técnico¿operativos, e necessitam de profissionais que atuem em dois campos: o de sua formulação e o de sua implementação. Com a instauração de um mercado de trabalho, os assistentes sociais, passam a desempenhar papéis que lhes são alocados por organismos e instância próprios da ordem burguesa no estágio monopolista ( Netto, 1992, p.68)¿. De acordo com J. P. Netto, as políticas sociais são:
		
	
	
	
	
	São concessões da ordem tardo-burguesa que, para beneficiar as elites, mercantilizam os direitos sociais, apesar de não eliminá-los.
	
	
	O objeto de intervenção do assistente social.
	
	
	Como produto do capital em sua fase monopólica, as políticas sociais para serem postas em prática vão exigir profissionais para sua elaboração e posterior implementação, fato que, por fim, irá produzir um mercado para os assistentes sociais.
	
	
	O fato de o profissional do Serviço Social ser alocado por instituições da ordem burguesa limita o seu poder interventivo, prejudicando a prestação do serviço.
	
	
	O estágio monopolista do capital é caracterizado pela exacerbação do estado de bem-estar social, que amplia os direitos sociais, apesar do neoliberalismo.
	
	
		3.
		Objetivo deste programa é o desenvolvimento de um trabalho em situações adversas que impedem que a criança ou adolescente tenham uma convivência saudável com as suas famílias. A operacionalização deste programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receber em suas casas, por um período determinado crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhesamparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.¿ Estamos falando do Programa:
		
	
	
	
	
	a) Programa Família Assistida
	
	
	b) Programa Família Acolhedora
	
	
	d) Programa Minha Casa minha vida
	
	
	c) Programa Bolsa Família
	
	
	e) Programa de Família Substituta
	
	
		4.
		A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como :
		
	
	
	
	
	Investimento Social.
	
	
	Assistência Social.
	
	
	Ação Social.
	
	
	Previdência Social.
	
	
	Política pública
	
	
		5.
		O Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, pessoas idosas e suas famílias integra os serviços propostos na Proteção Social Especial:
		
	
	
	
	
	e) Na alta e na média complexidade
	
	
	c) De Proteção básica
	
	
	d) De média Complexidade
	
	
	b) De baixa complexidade
	
	
	a) De alta complexidade
	
	
		6.
		¿Objetivo deste programa é o desenvolvimento de um trabalho em situações adversas que impedem que a criança ou adolescente tenham uma convivência saudável com as suas famílias. A operacionalização deste programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receber em suas casas, por um período determinado crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.¿ Estamos falando do Programa:
		
	
	
	
	
	e)      Programa de Família Substituta
	
	
	a)      Programa Família Assistida
	
	
	c)       Programa Bolsa Família
	
	
	d)      Programa Minha Casa minha vida
	
	
	b)      Programa Família Acolhedora
	
	
		7.
		O Programa de Atenção a pessoa Portadora de Deficiência garantido na LOAS tem como meta:
		
	
	
	
	
	b) Tem como meta atender pessoas portadoras de deficiência com renda mensal familiar per capita de até ½ salário mínimo e/ou aquelas que se encontram em condição de privação econômica ou risco pessoal e social, com prioridade para as pessoas com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo.
	
	
	d) Tem como meta atender pessoas portadoras de deficiência com renda mensal familiar per capita de até ½ salário mínimo e/ou aquelas que se encontram em condição de privação econômica ou risco pessoal e social, com prioridade para as pessoas com renda familiar per capita de até 1/6 do salário mínimo.
	
	
	c) Tem como meta atender pessoas portadoras de deficiência com renda mensal familiar per capita de até ¼ salário mínimo e/ou aquelas que se encontram em condição de privação econômica ou risco pessoal e social, com prioridade para as pessoas com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo. d) Tem como meta atender pessoas portadoras de deficiência com renda mensal familiar per capita de até ½ salário mínimo e/ou aquelas que se encontram em condição de privação econômica ou risco pessoal e social, com prioridade para as pessoas com renda familiar per capita de até 1/6 do salário mínimo.
	
	
	a) Tem como meta atender pessoas portadoras de deficiência com renda mensal familiar per capita de até 1salário mínimo e/ou aquelas que se encontram em condição de privação econômica ou risco pessoal e social, com prioridade para as pessoas com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo.
	
	
	e) Tem como meta atender pessoas portadoras de deficiência com renda mensal familiar per capita de até ½ salário mínimo e/ou aquelas que se encontram em condição de privação econômica ou risco pessoal e social, com prioridade para as pessoas com renda familiar per capita de até 1/2 do salário mínimo.
	
	
		8.
		Normatizar, disciplinar, acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de assistência social prestados pela rede sócio assistencial, definindo os padrões de qualidade de atendimento, e estabelecendo os critérios para o repasse de recursos financeiros. Desafios para o Controle Social no SUAS, são atribuições e Articulações de que Conselhos:
		
	
	
	
	
	Conselhos do Idoso
	
	
	Conselhos de Saúde
	
	
	Conselhos de Educação
	
	
	Conselhos de Assistência Social
	
	
	Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente

Continue navegando