Buscar

exercicos hemato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Quais as semelhanças e diferenças que existem entre os dois tipos de HLA quanto a estrutura, tipo de antígeno apresentado,células que estão presentes.
O HLA	classe I está presente em todas as células do corpo sendo necessária para o auto-reconhecimento.O HLA classe I é formado por glicoproteínas transmembrana ligadas à uma microglobulina estabilizadora Beta2. Essa classe apresenta peptídeos resultados de degradação via proteassoma (células infectadas). Isso implica em necessidade de uma resposta que mate a célula, por isso as células envolvidas são linfócitos T CD8+ citotóxicos.
O HLA classe II está presente apenas em células apresentadoras de antígenos e linfócitos B. É também formado por glicopreteínas transmembrana ligadas a uma microglobulina estabilzadora. Essa classe apresenta peptídeos exógenos que foram endocitados por um processo ativo. Isso implica na necessidade de aumentar a resposta imune via produção de linfócitos T CD4+ que irão causar um maior recrutamento de linfócitos para combater o patógeno.
2)Quais as funções dos monócitos?
Os monócitos foram, provavelmente, as primeiras células fagocitárias a surgir. Ligadas à função da higiêne celular, essas células fagocitam restos celulares e promovem o cleareance de células mortas. Além disso essas céluas têm função de defesa do organismo, regulação do processo inflamatório e de apresentação de antígenos. Os monócitos podem ainda se diferenciar em macrófagos tissulares que atuarão em vários tecidos do corpo.
3)A ausência de uma das classes (ou ambas) de HLA podem levar a uma imunodeficiência T funcional, porém não numérica. Discuta a afirmativa, ressaltando as duas conclusões levantadas.
A não expressão do HLA é um grave problema, uma vez que esse é o principal apresentador de antígenos para que ocorra a resposta imunológica e para que essa resposta seja modulada (assim não ocorre reação auto-imune). Assim a ausência de HLA impossibilita resposta imunológica T, pois, mesmo existindo linfócitos eles serão incapazes de ser sensibilizados.
4)Quais os eventos definidores das fases de maturação dos linfócitos B e T?
5)Quais os eventos que determinam a variabilidade do receptor dos linfócitos B e T?
6)Os linfócitos NK apresentam dois tipos de receptores. Quais as diferenças funcionais destes para os dos linfócitos T?
Os linfócitos T podem ser divididos em CD4 e CD8, sendo os primeiros relacionados aos linfócitos Th para aumentar a resposta imune e os segundos ligados à citotoxidade. Nesse contexto, a atuação dos linfócitos T é necessariamente associada à interação com o complexo HLA+peptídeo apresentado. 
No caso dos linfócitos NK não há necessidade do HLA para que aja atuação citotóxica. Na realidade o complexo HLA atua como um inibidor do NK, quando ocorre ausência desse receptor o linfócito deixa de ser inibido e ataca a célula. Dessa forma os NK não precisam estar sensibilizados previamente para poderem faazer efeito.
7)Descreva as diferenças quanto a progenitor, sobrevida, seleção, função entre os neutrófilos e os linfócitos.
Os neutrófilos têm como progenitor uma célula da linhagem mieloide, permancem na circulação sanguínea por um período entre 6-12h podendo permanecer meses nos tecidos e sua função é principalmente fagocitar antígenos atuando no cleareance celular. Também se caracterizam pela capacidade de apresentar antígenos.
Os linfócitos,por outro lado, têm como progenitor uma célula da linhagem linfoide,permancem na circulação por ????. Os linfócitos são selecionados no baço ou no timo, onde aqueles que potencialmente representam um risco para atividade auto-imune são destruidos. A principal função é a modulação do resposta imunitária bem como a destruição de patógenos.

Continue navegando