Buscar

25 Resumo V Berne Estrutura e função do sistema respiratório

Prévia do material em texto

Estrutura e função do sistema respiratório
Resumo V – Fisiologia pulmonar
Berne
O pulmão tem três funções:
Troca de gases
Defesa do organismo
Metabolismo
O pulmão demonstra unidade anatômica e fisiológica; isto é, as unidades têm estruturas idênticas e funcionam do mesmo modo.
O segmento bronco-pulmonar é a unidade anátomo-funcional do pulmão. O segmento do pulmão suprido por um brônquio segmentar é denominado segmento bronco-pulmonar.
A unidade respiratória terminal (trocadora de gases), composta pelo bronquíolo respiratório, ductos alveolares e alvéolos, é a unidade fisiológica básica do pulmão.
O pulmão tem dois suprimentos sanguíneos separados. O primeiro é a circulação pulmonar, que traz sangue desoxigenado do ventrículo direito para as unidades de troca de gases. Nestas unidades, o oxigênio é captado e o gás carbônico removido antes do sangue retornar ao átrio esquerdo, de onde será distribuído para o resto do organismo.
O segundo suprimento sanguíneo é a circulação brônquica, proveniente da aorta, e que provê a nutrição do parênquima pulmonar.
A circulação pulmonar é única por ser dupla e por acomodar grandes volumes de sangue (alta capacitância, e.g., durante exercícios físicos) a baixa pressão.
Como resultado do surfactante a pressão transmural necessária para manter um alvéolo insuflado aumenta á medida que o volume pulmonar (e a pressão trans-pulmonar) se eleva, e diminui quando o volume pulmonar decresce.
O volume de fluido que passa pelos linfáticos em 24horas equivale ao volume plasmático total do animal e 25% a 50% do total de proteínas plasmáticas atravessa os linfáticos no mesmo período. 
BALT é semelhante ás placas de Peyer (GALT) que ocorrem no aparelho gastrintestinal, e uma rede comunicação existe entre os dois sistemas. 
Os linfócitos T na maior parte do tecido linfoide são compostos por células TCR-alfa-beta, mas no sistema pulmonar e gastrintestinal os linfócitos T disseminados pela sub-mucosa apresentam um número desproporcionalmente elevado de células TCR-delta-gama. Estas células TCR-delta-gama parecem ser a primeira linha de defesa nestes órgãos expostos ao meio ambiente.
Não existe inervação motora voluntária no pulmão, nem fibras para recepção de dor. Estas fibras são encontradas somente na pleura.
 A estimulação do sistema parassimpático promove constrição das vias aéreas, dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da secreção glandular.
A estimulação do sistema simpático causa relaxamento das vias respiratórias, constrição dos vasos sanguíneos e inibição da secreção glandular.

Continue navegando