Buscar

Weliton da Silva Prática1 Fisicoquimica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
	NOME DA DISCIPLINA: Físico Químico Aplicado à Farmácia.
	 Físico Química Aplicada à Farmácia
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Relatório de Aula Prática: 
	ACADÊMICO (A): Weliton da Silva
R.A.: 201402106513
ANO/SEMESTRE: 2014/2
AULA PRÁTICA No: 1
OBS: Este relatório deverá ser postado no SIA, no prazo estipulado, com o arquivo nomeado: SEUNOME-Pratica1-Fisicoquímica.
	
RELATÓRIO
Material:
- 04 erlenmeyers de 125 ml;
- 02 provetas de 100 ml; 
- 02 béquers de 250 ml;
- 02 Bastões de vidro;
- Gasolina;
- Álcool;
- Água;
- KCL;
- NaCl;
- Papel para pesagem;
Demonstração de Torres de líquidos, em uma proveta foi inserida os materiais: 200 ml de glucose de milho, 200 ml de água com corante qualquer, 200 ml de óleo, 200 ml de álcool com um corante qualquer, 200 ml querosene com um corante qualquer.
 Logo após serem colocados todos os líquidos, foi visualizada a divisão das substâncias. Apresentava-nos varias cores, uma cima da outra (substâncias polares e apolares). Logo após a proveta foi sacudida (mexida), fazendo com que os materiais se misturassem e nos demostrando apenas 02 fases. Demonstrando que através da eletronegatividade entre as moléculas algumas substâncias se misturam devido o choque entre moléculas sendo que as apolares tornassem polares.
Prática 1. Tipos de mistura
Heterogênea: Mesmo sendo um solvente universal a água (polar) não se mistura com o óleo (apolar). Sendo que a água fica por baixo tendo sua densidade maior que a do óleo, apresentando diferenças entre as soluções.
Homogênea: As duas substâncias são polares (possuem polos) por isso uma é solúvel na outra, pois a parte negativa da água é atraída pela parte positiva do álcool e vice-versa, formando assim ponte de hidrogênio. Sendo assim não apresentaram divisões
Heterogênea: A gasolina é menos densa que a água, quando misturadas a água + gasolina foi apresentaram 02 fases distintas, ao agitarmos essa solução o álcool presente na gasolina se dispersou unindo a água.  Não se misturam porque a gasolina é apolar enquanto a água é polar. 
Homogênea: A mistura ocorre devido a liberdade das moléculas dos hidrocarbonetos onde se agrupando através de forças de Van Der Walls e o álcool forma ligações de hidrogênio com as moléculas da gasolina. Gerando um mistura homogênea, sendo assim não apresenta divisões.
Ao agitar a mistura foi constatado que durante a mistura o álcool contido na gasolina veio a se misturar com a água, fazendo que fossem apresentadas apenas 02 misturas, onde a água misturou-se com o álcool da gasolina. Tornando-se 20% de álcool, tornando 10 ml a mais de água (60 ml)

Outros materiais