Buscar

Resenha do documentário O Mundo Segundo a Monsanto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agronomia 1° semestre - Ecologia 
Acadêmicos: Fernando Oliveira e Wanessa Laryssa. 
O mundo segundo a Monsanto
O documentário “O mundo segundo a Monsanto” é um trabalho feito pela francesa Marie-Monique Robin. Marie é uma jornalista ganhadora de premiações por causa de seus trabalhos.  O documentário trata de assuntos de agricultura, política, poder, alimentos transgênicos, engenharia genética e direito.
A Monsanto é uma multinacional de alcance global da área de agricultura e biotecnologia. É especializada em engenharia genética, sementes e herbicidas. Criada em 1901 como uma companhia novata na área da engenharia química, aos poucos tornou-se a maior empresa do mundo no setor, fornecendo produtos à base de organismos geneticamente modificados. O mundo segundo a Monsanto é um documentário fundamental para entender o universo dos alimentos transgênicos. Este documentário vai deixar explícito a forma como a Monsanto age. Transgênicos, venenos altamente tóxicos, armas de guerra entre tantos outros produtos são cuidadosamente examinados neste vídeo.
Nesse documentário podemos ver um pouco sobre o poder que a corporação Monsanto exerce. Presente em vários países, inclusive o Brasil, essa corporação tem criado inúmeros problemas e impactos e na natureza e na vida de seres humanos. 
Utilizam hormônios em bovinos, para a alteração da quantidade de leite, o que vem ocasionando problemas de saúde tanto nos animais quanto nos seres humanos. O medo e enfrentamento frequente dos afetados tem a ver com câncer, diabetes, hepatites e doenças de pele entre outros; e nos animais mastites, que é a inflamação das glândulas mamárias.
A Monsanto também escondeu décadas de poluição. David Baker (presidente da comunidade contra a poluição), relata a morte de seu irmão de câncer e as pessoas que estão doentes, causas do alto índice de PCB’s, utilizados na fabricação que eram jogados nas águas da região e que contaminou as pessoas. Causa câncer, em mulheres os bebês podem nascer com retardamento mental e causa alteração hormonal.
A Monsanto, por meio da engenharia genética, está acabando com as sementes tradicionais, no México, na Índia foram percebidos essa façanha. As sementes de milho tradicionais não conseguirão sobreviver junto com os transgênicos. 
 	Logo, o domínio estará nas mãos do fabricante, os produtores pequenos é que sofrem, que são a maioria, quem tem lucro são os grandes produtores, que corresponde a minoria. Passam fome, não conseguem produzir variedades de plantações para subsistência, no caso dos indianos está sendo causa de morte. Sem dinheiro, sem perspectiva de vida, desmoralizado, devendo o que não tem, os indianos agricultores estão se suicidando - dessa maneira relata o documentário.
	Portanto, faz se necessário a conscientização da população ao perigo que os transgênicos produzidos pela Monsanto trazem tanto à saúde, quanto ao meio ambiente. Para essa conscientização foi criado o Dia Mundial Contra a Monsanto (23/5), a empresa mais temida da América deve ter uma atenção maior, afinal, essa gigante da agroquímica não ameaça apenas nosso presente, mas também nosso futuro.

Continue navegando