Buscar

Resumo imunologia Fagocitose e netose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imunologia- Fagocitose e netose
Imunologia- Fagocitose e netose
Funções da fagocitose:
-Manutenção e reparo tecidual;
-Regulação da proliferação celular;
-Remoção tecidual;
-Captura de patógenos;
-Processamento para a apresentação de antígenos
Fagocitose é um processo de ingestão de partículas com mais de 0,5mm de diâmetro. Ela tem início com receptores de membrana ligando-se ao microrganismo. Microrganismos opsonizados com anticorpos e fragmentos de complemento são capazes de ligar-se avidamente a receptores específicos em fagócitos, resultando em uma internalização muito maior.
Primeiramente se dá a ligação do microrganismo à célula, ocorre uma extensão da membrana plasmática do fagócito ao redor da partícula. A membrana se fecha e a partícula é internalizada em uma vesícula ligada à membrana chamada de fagossoma. Os fagossomas se fundem aos lisossomas, formando os fagolisossomas.
Ao mesmo tempo em que o microrganismo está sendo ligado pelos receptores de fagócitos e ingerido, o fagócito recebe sinais de diversos receptores que ativam diversas enzimas no fagolisossoma. Uma dessas enzimas é a oxidase fagocitária, que converte rapidamente o oxigênio molecular em ânion superóxido e radicais livres. Tal processo é denominado “surto oxidativo” ou “surto respiratório”. Esses radicais livres são chamados de intermediários reativos do oxigênio (ROS), sendo tóxicos para os microrganismos ingeridos.
Uma segunda enzima, a óxido nítrico sintase induzida (INOS), catalisa a conversão de arginina em óxido nítrico (ON), também uma substância microbicida.
Além disso, há um 3º conjunto de enzimas, proteases lisossômicas, que quebram proteínas microbianas. Todas essas substâncias microbicidas são produzidas principalmente nos lisossomas e fagolisossomas, agindo nos microrganismos ingeridos sem prejudicar os fagócitos.
Os principais receptores fagocíticos são alguns receptores de reconhecimento padrão, como receptores de manose e outras lectinas, receptores para anticorpos e complemento.
Após a entrada da partícula, o fagossomo passa por maturação. São reconhecidos diversos estágios de maturação, como o novo, intermediário, tardio e fagossomo. O último culmina com a formação do fagolisossomo.
Durante a maturação o fagossoma adquire várias hidrolases e passa por um progressivo processo de acidificação causado por influxo de prótons graças à V-ATASE.
Resumo das etapas da fagocitose:
1)Microrganismos ligam-se a receptores de fagocitose;
2)A membrana fagocítica começa a se fechar em torno do microrganismo.
3)O microrganismo é ingerido no fagossomo e depois o fagossomo irá se fundir com o lisossomo;
4)Ocorre a ativação do fagócito e eliminação de microrganismos por ROS, ON e enzimas lisossomais nos fagolisossomos.
A morte intracelular de um microrganismo pode ocorrer dependente ou independente de oxigênio e/ou nitrogênio.
ROS-> Espécies reativas de oxigênio. Ex.: O2-, OH-,H2O2 e ClO-.
RNS-> Espécies reativas de nitrogênio. Ex.: NO,NO2 e ONOO-.
Além do extermínio intracelular, os neutrófilos utilizam mecanismos adicionais para destruir microrganismos. Eles podem liberar conteúdos de grânulos microbicidas no ambiente extracelular. Em resposta a patógenos e mediadores inflamatórios, os neutrófilos morrem e durante e durante este processo eles expelem seus conteúdos nucleares para formar redes de histonas (poderosas proteínas antimicrobianas) e outros componentes, que serão chamados de redes extracelulares de neutrófilos, as Nets.
As Nets interceptam bactérias e fungos, matando os microrganismos. Em alguns casos as enzimas e ROS liberados no espaço extracelular podem causar lesão no tecido do hospedeiro. É por essa razão que a inflamação, normalmente uma resposta de proteção do hospedeiro contra infecções, pode causar lesão tecidual.
A deficiência hereditária da oxidase fagocitária é causa de uma imunodeficiência chamada doença granulomatosa crônica, em que os fagócitos são incapazes de erradicar patógenos intracelulares e o hospedeiro tenta conter a infecção atraindo mais macrófagos e linfócitos, o que resulta em um conjunto de células ao redor dos microrganisnmos, os chamados granulomas. 
A deficiência da produção de oxidase fagocitária também culmina na não realização da Net pelos neutrófilos. Por isso, tais pessoas são mais suscetíveis à infecções.
Existem dois tipos de Nets, em uma a netose ocorre de forma lenta, o núcleo do neutrófilo começa a sofrer alterações, a cromatina começa a se desfazer (descondensação da cromatina) até que a membrana plasmática se rompa e libere as redes.
Na forma rápida, o núcleo expulsa a cromatina e ocorre a liberação de grânulos de proteínas através da desgranulação. O citoplasma anucleado porém continua fagocitando microrganismos.
A liberação de Nets pode levar à patologias autoimunes e outros tipos como:
-Dano tecidual;
-Inflamação;
-Vaso-oclusão/ coágulos;
-Neoplasias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando