Buscar

Leia a citação abaixo: "Fagocitose é a ingestão e a digestão de partículas sólidas ou de microrganismos por células. Fala-se em pinocitose para a...

Leia a citação abaixo: "Fagocitose é a ingestão e a digestão de partículas sólidas ou de microrganismos por células. Fala-se em pinocitose para a ingestão celular ativa de substâncias líquidas. A fagocitose pode ser um mecanismo de alimentação ou de defesa [...]. A fagocitose foi o primeiro fenômeno de proteção descrito em imunologia: Metchinikoff fez referência à fagocitose de estrelas-do-mar como mecanismo de defesa desses seres [...]. Atualmente, sabe-se que a fagocitose é um mecanismo importante na imunidade, permitindo a ingestão e a digestão de microrganismos patogênicos, com eliminação de seus restos inativados". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTE, W. C. N. Imunologia: do básico ao aplicado. São Paulo: Atheneu, 2015, p. 36. Neutrófilos, eosinófilos, macrófagos e células dendríticas são células de defesa especializadas em fagocitose. Considerando o fragmento do texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1 de Imunologia, enumere os elementos a seguir de acordo com as etapas da fagocitose:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta com as opções que devem ser enumeradas.

0
Dislike0
User badge image

Halder Brunner

Leia a citação abaixo:



"Fagocitose é a ingestão e a digestão de partículas sólidas ou de microrganismos por células. Fala-se em pinocitose para a ingestão celular ativa de substâncias líquidas. A fagocitose pode ser um mecanismo de alimentação ou de defesa [...]. A fagocitose foi o primeiro fenômeno de proteção descrito em imunologia: Metchinikoff fez referência à fagocitose de estrelas-do-mar como mecanismo de defesa desses seres [...]. Atualmente, sabe-se que a fagocitose é um mecanismo importante na imunidade, permitindo a ingestão e a digestão de microrganismos patogênicos, com eliminação de seus restos inativados".

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTE, W. C. N. Imunologia: do básico ao aplicado. São Paulo: Atheneu, 2015, p. 36.

Neutrófilos, eosinófilos, macrófagos e células dendríticas são células de defesa especializadas em fagocitose. Considerando o fragmento do texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1 de Imunologia, enumere os elementos a seguir de acordo com as etapas da fagocitose:



1. Formação do fagolisossomo intracelular



2. Atração por quimiotaxia e ligação aos receptores



3. Digestão intracelular



4. Formação do fagossomo intracelular



5. Eliminação do corpo residual.



6. Liberação de citocinas e emissão de pseudópodes


Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

A2 – 6 – 4 – 1 – 3 - 5

B2 – 6 – 1 – 4 – 3 - 5

C6 – 2 – 3 – 4 – 1 - 5

D5 – 2 – 6 – 1 – 4 - 3

E6 – 5 – 1 – 6 – 3 - 4

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais